Em um condomínio, a quadra poliesportiva é um dos ambientes que mais proporcionam diversão, especialmente para os mais jovens, onde podem praticar variados esportes com os amigos do residencial.

Esse tipo de quadra de esportes, inclusive, oferece praticidade ao condomínio, uma vez que os moradores podem praticar futebol, basquete, vôlei e demais modalidades em um só lugar, dispensando, assim, a necessidade de várias quadras diferentes.

Porém, assim como as outras áreas comuns, as quadras poliesportivas também funcionam com regras, e algumas delas podem variar de condomínio para condomínio. Confira a seguir as normas mais comuns de uso desse espaço.

Quem pode usar a quadra poliesportiva

quadra poliesportiva

O uso da quadra poliesportiva é algo que deve ser definido em assembleia, uma vez que pode haver a possibilidade de abrir seu uso para visitantes. Por se tratar de uma área comum, assim como o salão de festas e a piscina, pode ser definida, ainda, uma quantidade limitada de não moradores com permissão para usar a quadra esportiva.

Geralmente, o espaço é livre para uso dos moradores, assim como a piscina. Ademais, não é necessário fazer a reserva do local, como acontece com a churrasqueira, por exemplo. É comum haver a necessidade de pedir a chave de acesso para a quadra poliesportiva, que é entregue no mesmo momento da solicitação.

Horário de funcionamento do espaço

As quadras esportivas de condomínio costumam ter horário de uso entre as 8h e as 22h, limitando-se à Lei do Silêncio existente nos residenciais. Porém, esse intervalo de uso pode ser alterado por conta de fatores como a localização da quadra.

Em alguns casos, ela fica muito próxima de alguns apartamentos, o que pode causar incômodo aos moradores e fazer com que seu horário de uso tenha um intervalo menor. Essa decisão costuma ser tomada durante assembleia, com a opinião de todos os moradores.

Os equipamentos da quadra

Geralmente, os condomínios costumam oferecer todos os equipamentos básicos de uma quadra poliesportiva, como traves de futebol, rede de tênis e vôlei e cestas de basquete. No caso de o residencial não fornecer esse tipo de material, os moradores têm total liberdade de utilizar seus equipamentos pessoais.

Quanto às bolas, raquetes e afins, elas costumam ser de responsabilidade dos moradores. Em alguns casos, os condomínios podem fornecer alguns poucos materiais como estes, que devem ser devolvidos no mesmo estado de uso de quando foram emprestados. Se houver danos, o equipamento deverá ser reposto pelo morador.

O que é ou não permitido nas quadras

Mesmo sendo um espaço voltado para os esportes, alguns equipamentos são proibidos na área, como bicicletas, skates e patins. Isso acontece para que haja a boa preservação do espaço, além de garantir maior segurança aos usuários, uma vez que a quadra poliesportiva é pequena para essas práticas.

O consumo de alimentos nas quadras também é proibido, salvo as ocasiões em que o espaço é reservado para festas e demais comemorações. Neste caso, inclusive, a permissão desse tipo de evento na quadra deve ser conversada em assembleia e, se permitido, é preciso fazer a reserva da área, assim como acontece com as demais.

As regras mudam

quadra poliesportiva

Em casos de quadras que comportam a prática de apenas uma modalidade, como as de tênis, há regras mais específicas de uso. Um exemplo seria as de grama sintética, onde só é permitido o uso de chuteiras de travas baixas, considerando que as de trava alta danificam esse tipo de solo.

Mantenha-se informado com o Blog Meu Imóvel

Gostou de saber mais sobre as regras de uso da quadra poliesportiva de condomínio? Então, não deixe de acompanhar as publicações do Blog Meu Imóvel! Aqui você encontra as principais informações de regras dos condomínios, além dos direitos dos moradores de residenciais.