Pode parecer que não, mas sair em busca de um apartamento novo nunca foi tão fácil! Por meio de várias dicas, você encontrará o imóvel ideal de maneira rápida e segura sem demandar muito esforço.

Pensando no seu bem-estar e comodidade, o Meu Imóvel separou algumas dicas que te ajudarão a pesquisar imóveis com qualidade e fechar negócio naquele mais adequado ao seu estilo de vida. Confira!

1 – Visite o imóvel e o avalie antes de financiá-lo

Caso tenha interesse em comprar apartamentos novos cujas obras já foram concluídas, uma dica é visitar a propriedade e constatar se tudo está de acordo com seus gostos. Ao verificar tudo pessoalmente, o futuro morador irá ter mais segurança ao fechar negócio e constatar de perto se aquele imóvel atende suas necessidades.

Agora, se sua preferência é por apartamentos na planta ou em obras, saiba que, na maioria das vezes, é possível agendar visitas com a construtora responsável e visitar o modelo decorado. Contudo, nesse estágio de construção, a entrega das unidades irão demorar mais, chegando até três anos caso o mesmo ainda esteja em fase de lançamento.

2- Estabeleça qual tamanho de apartamento é ideal para você

Hoje em dia, existem apartamentos com metragens e quantidade de cômodos disponíveis que variam de acordo com a planta e o projeto de incorporação. Isso acontece pois cada vez mais os imóveis novos precisam se adequar aos diferentes estilos de vida da população urbana.

Enquanto alguns apartamentos possuem todos os aposentos conjugados, outros contam com até dois andares e características de sobrado. Conheça os principais modelos de imóveis disponíveis no mercado:

  • Lofts e studios: são apartamentos com metragens entre 30 e 50 m² e possuem todos seus ambientes em única área. Geralmente, são muito procurados por pessoas solteiras ou viúvas que desejam morar sozinhas;
  • Apartamentos padrão: seu tamanho varia de acordo com o número de ambientes. Dependendo do projeto, alguns dos seus dormitórios são equipados com suíte e possuem varanda gourmet;
  • Apartamentos no térreo: adequados principalmente para idosos, esses imóveis costumam contar com uma maior área em relação às demais unidades e uma espécie de quintal onde é possível criar uma mini-horta,
  • Duplex e coberturas: situados nos últimos andares dos condomínios, esses imóveis promovem sofisticação pois, geralmente, se situam em empreendimentos de alto padrão.

3 – Conheça a região onde pretende morar

Comprar imóvel sem antes conhecer a infraestrutura oferecida pelo bairro onde está situado pode não ser uma boa opção. Por isso, uma das dicas antes de fechar negócio é verificar se seus arredores possuem uma quantidade razoável de estabelecimentos comerciais e se a região conta com uma eficiente rede de transporte público.

O distrito paulista da Vila Mariana, por exemplo, possui supermercados, padarias e farmácias nas ruas Domingos de Morais e Vergueiro. Além disso, as linhas 1-Azul, 2-Verde e, em breve, 5-Lilás, cortam a região, interligando-a a diferentes zonas de São Paulo.

Outro ponto a se considerar ao visitar determinada região é se ela possui opções de lazer e entretenimento. Voltando à Vila Mariana, nela, você encontra o parque da Aclimação, a Cinemateca Brasileira e vários bares e restaurantes nas ruas Joaquim Távora e seus arredores.

Todos esse fatores são responsáveis por valorizar uma região e, consequentemente, elevar  o preço do seu metro quadrado. Assim, a procura por imóveis nesses bairros aumenta de forma considerável, despertando o interesse de diversas construtoras e incorporadoras.

4 – Consulte o valor total da propriedade

Se planejar financeiramente para adquirir um apartamento é outra dica fundamental caso queira fechar um bom negócio. Ao comprar uma unidade na planta, é preciso ter em mãos em torno de 30% do valor total do bem a ser dado como entrada. O restante, pode ser financiado mediante pagamento de parcelas mensais, semestrais e anuais.

Além disso, se você possui determina renda mensal, só será possível financiar até determinado valor de imóvel. Por exemplo: fazendo uma pesquisa de mercado imobiliário, salários de até R$ 15 mil poderão parcelar a compra de um apartamento cujo valor total não exceda R$ 470 mil.

5 – Confira mais detalhes sobre a construtora

A última dica para te ajudar a pesquisar imóveis diz respeito à construtora responsável por seu projeto e incorporação. Ao comprar um apartamento, certifique-se que estará fazendo negócio com uma empresa de total confiança, credibilidade e tradição no mercado.

Dentre as melhores formas de checar esses pontos, recomenda-se visitar um condomínio já entregue pela empresa e verificar se a mesma não possui nenhuma pendência na justiça. Ainda, quanto mais prêmios a mesma conquistou ao longo de sua trajetória, mais excelência ela passará ao consumidor.

Pesquisar um novo apartamento em um site de imóveis como o do Meu Imóvel, só irá fazer você encontrar os mais adequados ao seu padrão de vida. Por isso, não perca mais tempo, acesse já e confira nossos principais lançamentos em São Paulo e demais cidades do estado!