Batizado por muitos como o “queridinho” de São Paulo, o bairro da Vila Mariana é um dos mais tradicionais da capital com infraestrutura completa e várias opções de lazer. Ao longo de seus 8,6 km² é possível encontrar mais de 700 empreendimentos residenciais e comerciais, que fazem deste uma região com elevado padrão de vida.

Seu IDH de 0,950 integra a lista dos dez melhores distritos para se morar em São Paulo. Se você deseja conhecer mais sobre esse tradicional bairro da cidade e os motivos para comprar um apartamento nele, confira o que o Meu Imóvel preparou!

Conheça um pouco da história da Vila Mariana

Fundada em 3 de setembro de 1782, a Vila Mariana já foi chamada de Cruz das Almas. No século XIX, passou a ser denominada Colônia e, posteriormente, o então coronel Carlos Eduardo de Paula Petit homenageou suas filhas Maria e Anna, dando origem ao nome Marianna.

Nos anos 1880, o bairro recebeu a Companhia Carris de Ferro de São Paulo a Santo Amaro, um dos primeiros meios de transporte da região. Na mesma época, a chácara do Sertório viria a ocupar parte da atual região do Paraíso nas ruas Martiniano de Carvalho, Maestro Cardim, dentre outras.

Por volta de 1887, é instalado no pedaço o Matadouro Municipal responsável por povoar boa parte da região. Hoje, esse prédio histórico abriga a Cinemateca Brasileira, com um grande acervo que conta um pouco da história do cinema nacional e internacional.

Já no século XX, o Instituto Biológico e a Casa Modernista dão uma nova cara ao bairro por meio de arquiteturas contemporâneas. Em setembro de 1974, a região passou a abrigar o primeiro trecho da então linha Norte-Sul (atual linha 1-Azul) do Metrô entre as estações Vila Mariana e Jabaquara.

Infraestrutura do bairro

A Vila Mariana possui uma completa infraestrutura com ampla rede de hospitais, escolas de ensinos fundamental e médio e diversas instituições de ensino superior. Além disso, possui uma eficiente rede de transportes e é cortada por várias ruas e avenidas tradicionais da cidade.

Dentre as faculdades mais conhecidas da região, destaque para a Escola Paulista de Medicina (EPM), a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e a Escola de Belas Artes. No entanto, outras instituições como a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) atraem um grande público todos os dias.

Na área da saúde, os hospitais do Servidor Público Estadual e São Paulo são responsáveis por atender cerca de 40% dos atendimentos públicos do estado. Ainda, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, próximo ao parque Ibirapuera, é considerado uma das maiores referências no campo da medicina em todo o Brasil.

Atendido pelas linhas 1-Azul, 2-Verde e, em breve, 5-Lilás do Metrô, a Vila Mariana possui diversas linhas da SPTrans com destino a diversos bairros das zona sul e central da capital. Sua facilidade de acesso se dá por meio da avenida Conselheiro Rodrigues Alves e das ruas Vergueiro e Domingos de Morais.

Confira diversas opções de lazer na região

É possível encontrar diversas opções de lazer ao longo das ruas mais famosas da Vila Mariana. Desde bares e restaurantes até museus e centros culturais: tudo está a seu alcance caso queira morar em um dos diversos apartamentos novos do pedaço.

Conheça abaixo as principais atrações desse queridinho bairro de São Paulo!

Cinemateca Brasileira: a história da sétima arte

A Cinemateca Brasileira abriga um dos maiores acervos da história da sétima arte da América Latina. Situada no largo Senador Raul Cardoso, 207, suas instalações foram inauguradas em 1947 no prédio onde, por muitos anos, funcionou as instalações do Matadouro Municipal.

São mais de 2 mil rolos de filmes, 3 mil roteiros e 30 mil filmes produzidos entre os séculos XIX e XX. Além disso, desde 1979, o prédio abriga um laboratório de restauração — um dos únicos a possuir um copiador óptico no Brasil — para rolos de filmes antigos vítimas da ação do tempo.

Sesc Vila Mariana

Localizada na rua Pelotas, 141, a unidade Vila Mariana do Sesc (Serviço Social do Comércio) foi inaugurada em 1997 em uma área de mais de 25 mil m². Suas instalações abrigam ginásio poliesportivo, centro de música, bicicletário, piscinas cobertas e descobertas, auditório com 128 lugares e outros espaços de lazer.

Periodicamente, a unidade oferece cursos aos associados  e apresentações teatrais e de música a todos os públicos. Seu horário de funcionamento é de 3ª a 6ª, das 7h às 21h30; de sábado, das 9h às 21h; e de domingo e feriado, das 9h às 18h30.

Hamburguerias e restaurantes

Diversas hamburguerias e restaurantes na Vila Mariana estão à sua espera nas tradicionais ruas e avenidas da região oferecendo o melhor da alta gastronomia a todos os moradores. Confira:

  • Jazz Restô e Burgers: rua Vergueiro, 2080. Horário de funcionamento: de 2ª a 5ª, das 11h30 às 15h e das 17h às 23h; de 6ª, das 11h30 às 15h; de sábado, das 19h à 0h; e de domingo, das 12h às 23h;
  • Luz, Câmera, Burger: rua Caravelas, 339. Horário de funcionamento: de 3ª a domingo, das 12h à 0h;
  • Castro Burger: rua Joaquim Távora, 1517. Horário de funcionamento: de 2ª a 5ª, das 18h à 0h; de 6ª e domingo, das 12h à 0h; e de sábado, das 12h às 2h;
  • Zino Adega e Restaurante: rua Joaquim Távora, 1317. Horário de funcionamento: de 3ª a 5ª, das 19h às 23h45; de 6ª, das 12h às 15h e das 19h às 23h45; de sábado, das 12h às 16h e das 19h às 23h45; e de domingo, das 12h às 16h e das 19h às 21h45,
  • Graça Mineira: rua Machado Bitencourt, 75. Horário de funcionamento: de 3ª a 5ª, das 11h30 às 23h; de 6ª e sábado, das 11h30 às 23h30; e de domingo, das 11h30 às 16h30.

Bares

Para os amantes de uma badalada vida noturna, existem diversos bares na Vila Mariana com música ao vivo. Conheça abaixo, os principais do pedaço:

  • Veloso Bar: rua Conceição Veloso, 54. Horário de funcionamento: 3ª à 6ª, das 17h30 à 0h30; sábado, das 12h30 à 0h30; domingo, das 16h às 22h30;
  • Don Pancho: rua Joaquim Távora, 1315. Horário de funcionamento: 3ª à 6ª, das 18h à 0h30; sábado, das 12h à 0h30; domingo, das 12h às 23h;
  • Genuíno: rua Joaquim Távora, 1217. Horário de funcionamento: 2ª à 6ª, das 17h à 1h; sábado e domingo, das 12h à 1h,
  • Legítimo: rua Luís Góis, 1728. Horário de funcionamento: 2ª à 6ª, das 17h00 à 0h30; sábado, das 12h à 0h30; domingo, das 13h às 23h.

Apartamentos novos na Vila Mariana

O segundo bairro mais verticalizado de São Paulo abriga diversos lançamentos imobiliários em localizações privilegiadas próximos aos principais pontos de acesso da região. Confira os principais disponíveis no site do Meu Imóvel!

Mariz Vila Mariana

Situado na rua Mariz e Barros, 506, o Mariz Vila Mariana é um condomínio residencial com apartamentos de 100 m² compostos por três dormitórios, sendo duas suítes. Sua área de lazer completa inclui espaços como churrasqueira, brinquedoteca, playground e salões de festas e de jogos.

A menos de 1 km da avenida Ricardo Jafet, esse apartamento na Vila Mariana fica ao lado da Mansão da Pizza — uma das melhores pizzarias da região. Ainda, nas proximidades, estão o parque Independência e o tradicional restaurante Feijão de Corda.

Cyrela Legacy Vila Mariana

O Cyrela Legacy Vila Mariana é um condomínio localizado na rua Dona Carolina, 60, próximo ao Metrô Vila Mariana (linha 1-Azul). Nos arredores, você encontra o parque da Aclimação com mais de 112 mil m² e o Veloso Bar — um dos principais botecos do pedaço.

O empreendimento abriga unidades de 113 m² e 149 m² e duplex de 209 m² e 270 m², com três ou quatro dormitórios. Na área de lazer, brinquedoteca, sauna, quadra recreativa e outros espaços fazem deste uma das melhores oportunidades imobiliárias do bairro.

Morar no bairro da Vila Mariana ficou muito mais fácil com as diversas opções disponíveis no Meu Imóvel. Por isso, não perca mais tempo, acesse já nosso site e encontre aquele mais adequado ao seu estilo de vida.