Sair da casa dos pais pode ser um dos maiores desafios de uma pessoa em busca de sua independência. Contudo, alguns não sabem por onde começar a organizar esse objetivo e sentem dificuldades ao escolherem o novo apartamento e financiá-lo.

Por esses e outros motivos, o Meu Imóvel preparou algumas dicas que irão te ajudar a escolher um apartamento e como se planejar para morar sozinho financeiramente ao adquiri-lo. Confira!  

1 – Comece a ser independente dentro da casa dos seus pais

Criar uma rotina independente dentro da casa dos pais pode ser o primeiro passo caso queira saber se está preparado ou não para morar sozinho. Participar de algumas  tarefas domésticas, como lavar a roupa e auxiliar no pagamento das contas, irão te ajudar a se adaptar a esse estilo de vida.

Outra dica é participar mais de problemas envolvendo a organização do lar. Frequentar reuniões de condomínio, por exemplo, irão te ajudar a saber como agir diante de algumas circunstâncias envolvendo seu futuro apartamento.

2 – Estabeleça um planejamento para financiar um imóvel

Se você está em busca de apartamentos novos, lembre-se que você precisará se planejar financeiramente antes de dar entrada naquele mais adequado às suas necessidades. Por isso, comece a economizar um pouco do salário todo mês e faça investimentos em rendas fixas e variáveis seguras e com alta rentabilidade.

Em seguida, verifique o valor máximo que sua renda mensal consegue financiar. Geralmente, é preciso ter em mãos 30% para dar como entrada e, o restante, poder ser parcelado em mensais, semestrais e anuais acessíveis ao seu bolso!

3 – Escolha o bairro que melhor atende suas necessidades

Ao escolher a região onde pretende morar, é preciso se atentar a diversos fatores que irão fazer toda a diferença no seu modo de vida. Uma das principais dicas é pesquisar se o bairro é atendido por alguma linha de metrô ou por ônibus com destino aos principais centros comerciais da cidade.

Infraestrutura é outro fator a ser analisado antes dar entrada em um financiamento de imóveis novos. Pensando em mais conforto e comodidade para o seu dia, verifique se nas proximidades do endereço há estabelecimentos comerciais, como supermercados, farmácias e padarias.

Visitar os arredores do condomínio também é muito importante!. Dependendo da situação, algumas vias costumam ser bem agitadas durante o dia e tranquilas durante a noite ou vice-versa.

4 – Verifique o tamanho de apartamento que melhor atende seu perfil

Hoje em dia, é possível encontrar nas grandes cidades diversos tipos de apartamentos com características distintas que atendem diferentes estilos de vida. Se você deseja praticidade e, ao mesmo tempo, conforto, talvez os studios sejam uma boa opção. Agora, caso queira ter mais sofisticação, as coberturas ou duplex são as melhores.

Conheça abaixo algumas informações sobre os diferentes modelos de apartamentos disponíveis aqui no Meu Imóvel:

  • Loft e studio: imóveis com metragens de até 50 m², seus cômodos são todos integrados no mesmo espaço e, geralmente, possuem pé-direito duplo semelhante a um mezanino;
  • Padrão: modelo mais comum nas grandes cidades, possui todos os ambientes separados por paredes e um número de dormitórios que varia de acordo com a propriedade. Ainda, alguns possuem varanda gourmet com churrasqueira;
  • Térreo: apartamento situado no primeiro piso do edifício, geralmente sua área interna é maior em relação às demais unidades. Além disso, é uma das melhores opções para pessoas portadoras de mobilidade reduzida;
  • Duplex e cobertura: situados nos últimos andares do condomínio, esses imóveis possuem ampla metragem e, geralmente, possuem maior quantidade de cômodos.

5 – Invista em estilos de decoração pessoais

Sair da casa dos pais significa ter uma rotina diferente e adotar um estilo de vida independente daquele no qual você estava acostumado. Tais fatores podem interferir diretamente na decoração e organização do seu novo lar, que tendem a ficar com a “cara do proprietário”.

Enquanto algumas pessoas preferem adotar um tom mais rústico com móveis de madeira, outras investem em tons minimalistas e neutros proporcionando mais simplicidade. Ainda, garantindo mais praticidade, uma dica é investir em móveis de fácil limpeza, com dupla função e produzidos com materiais resistentes.

Existem diversos apartamentos disponíveis no site do Meu Imóvel voltados às pessoas que desejam deixar de morar com os pais e ter seu próprio lar. Por isso, não perca mais tempo, acesse já o nosso site e confira a opção mais adequada ao seu estilo de vida.