Para quem deseja morar sozinho, um apartamento para solteiros é a solução ideal! Construídos em áreas não muito extensas, esse tipo de imóvel atende boa parte dos requisitos da maioria das pessoas que desejam morar em algo só seu.

No entanto, antes de fechar negócio, é preciso saber qual o tamanho indicado para quem deseja morar só, bem como algumas dicas sobre como organizá-lo e decorá-lo aproveitando ao máximo o espaço. Confira tudo isso e muito mais a seguir!

Escolha um tamanho ideal de apartamento

Um apartamento ideal para solteiros não necessariamente precisa ser de grande tamanho, pois isso pode acabar gerando um maior trabalho na hora da limpeza, além de um desconforto para as pessoas que desejam algo mais aconchegante e prático.

Geralmente, os imóveis voltados para esse grupo possuem uma área de até 50 m² e são compostos por um um dormitório, integrando a sala e a cozinha em um único ambiente. Conheça alguns apartamentos que atendem perfeitamente os solteiros!

Loft

Os lofts são apartamentos originados nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX, aproveitando o espaço de antigos galpões industriais. A partir daí, o número de imóveis desse tipo só cresceu em todas as partes do mundo, inclusive no Brasil.

Hoje em dia, os lofts vem passando por um processo de reformulação do seu conceito original para se adaptar cada vez mais às necessidades da vida moderna.

Alguns lofts costumam ter um pé direito alto, criando uma espécie de mezanino na parte superior. Suas janelas costumam ser amplas e as paredes revestidas por tijolinhos, lembrando o aspecto industrial. Além disso, alguns cômodos são integrados, sem a existência de paredes que bloqueiam o espaço.

Studio

Os studios são imóveis que possuem uma área de, em média, 30 m² e todos os cômodos integrados. Esses apartamentos são ideais para quem deseja simplicidade e ambientes não muito amplos.

Alguns chegam a ter uma varanda por apartamento e área de lazer completa no empreendimento, como piscina, churrasqueira, espaço gourmet, área fitness; semelhante a um imóvel padrão.

Quitinete

Por fim, vamos falar da quitinete: um modelo bastante conhecido principalmente por jovens universitários que se mudam para a cidade grande. Esse tipo de apartamento costuma ter metragem entre 25 e 35 m² e um único cômodo.

Nele, cozinha, sala e dormitório são integrados e podem ser divididos perfeitamente por balcões e móveis em substituição às paredes.

Organize seu apartamento e poupe espaço

Apesar de compactos, é possível deixá-los amplos graças a algumas dicas a respeito de como aproveitar melhor o espaço de um apartamento para morar sozinho. Saiba como:

  1. Que tal se desfazer de móveis e objetos que não são mais usados e só ficam ocupando espaço dentro do apartamento? Dessa forma, o ambiente ficará mais espaçoso e livre para a circulação de pessoas;
  2. Na cozinha, muitas vezes, guardamos utensílios e louças demais nos armários a ponto de nem nos lembrarmos do que existe lá dentro. Elimine todos esses apetrechos desnecessários e passe a utilizar um móvel único como dispensa e guarda-louças;
  3. Móveis com mais de uma finalidade estão cada vez mais conquistando a preferência dos brasileiros, pois oferecem mais praticidade tanto ao limpar quanto a aproveitamento de espaço;
  4. Prateleiras são mais do que bem-vindas em apartamentos compactos, pois você pode expor seus objetos de decoração sem ser preciso fazer uso de um móvel, como estante ou rack,
  5. O balcão é uma das soluções ideais para economizar espaço na cozinha e ainda servir como divisória entre esse cômodo e a sala.

Como decorar um apartamento para solteiros?

Existem diversas formas de decorar um apartamento para solteiro moderno, de forma a deixá-lo aconchegante e com o máximo de conforto para você.

Atualmente, muitos móveis são planejados de forma com que passem a ter dupla função, tendo em vista um melhor aproveitamento de espaço e combinando com a pintura e iluminação do ambiente, deixando-o mais arejado.

Pensando nisso, o Meu Imóvel selecionou algumas dicas selecionadas para criar uma decoração de apartamento para solteiros sem precisar gastar muito para deixá-lo agradável.

  1. Instale alguns quadros com cores claras que remetem a algo específico do seu gosto, como culinária, carros e motos, instrumentos musicais e plantas;
  2. Cores claras são ideais para pintar o imóvel, pois esses tons dão a sensação de que ele é maior;
  3. Espelhos também proporcionam uma maior amplitude do espaço, a ponto de dar a impressão que um cômodo é o dobro do tamanho real;
  4. Móveis práticos e fáceis de limpar são uma boa solução para mobiliar o apartamento;
  5. Ao invés de colocar uma estante ou rack, de preferência a painéis em que seja possível instalar a televisão sem ocupar espaço no chão,
  6. Móveis planejados para dormitório costumam ser mais amplos e ocupam menos espaço do que as camas, guarda-roupas e criados-mudos tradicionais.

São infinitas as possibilidades de organizar e decorar os diversos imóveis compactos. E você? Já escolheu o seu? Acesse o site do Meu Imóvel e confira algumas opções de apartamentos para solteiros à venda!