Trabalhar em casa é uma tendência cada vez mais usada por profissionais de algumas áreas. Por isso, muitos optam por criar um home office em apartamento, espaço dedicado exclusivamente para a execução das tarefas profissionais.

Se você está a fim de criar um lugar de trabalho em casa, confira algumas dicas preparadas pelo Meu Imóvel sobre  qual espaço utilizar no apartamento, os móveis a serem usados e como decorá-lo.

Escolha o espaço adequado para montá-lo

Antes de montar um home office, é preciso escolher qual é o melhor ambiente do imóvel para poder instalá-lo.

Como boa parte dos apartamentos possuem um dormitório a mais, o famoso cantinho da bagunça, uma sugestão é transformá-lo em um home office no quarto.

Entretanto, imóveis compactos, como os studios, muitas vezes não possuem um cômodo inteiro disponível e, por essa razão, o home office pode ser instalado em um cantinho para ocupar o menor espaço possível.

Nessas situações, recomenda-se o uso de apenas uma parede do ambiente, na qual seja possível instalar uma escrivaninha, uma cadeira e alguns outros poucos acessórios necessários para se trabalhar. Outra sugestão é utilizar os cantos das paredes para instalar a mesa com o computador.

Além disso, o ideal é que o ambiente a ser escolhido não seja um lugar com grande circulação de pessoas. Muitos optam por fazer um home office pequeno na sala, porém, o vai-e-vem de pessoas nesse cômodo pode acabar atrapalhando sua concentração durante o expediente.

Os móveis indicados para criar um home office

Para trabalhar em casa, é preciso investir em alguns móveis e acessórios para executar as tarefas profissionais da melhor forma possível.

Em apartamentos compactos, apenas uma mesa com computador e cadeira é o suficiente, mas, caso o espaço permitir, você pode instalar até uma lousa na parede para facilitar ainda mais. Conheça um pouco sobre os principais itens presentes nos home offices modernos!

Mesa ou balcão para apoiar o computador

As famosas escrivaninhas é um dos itens principais, pois nela você apoia o computador de mesa ou laptop e mais alguns acessórios de informática, como teclado, mouse e impressora.

Existem mesas feitas com diversos materiais, sendo que as de madeira são as mais conhecidas. Hoje em dia, ela pode ser feita tanto sob medida em um home office pequeno planejado, quanto já comprada pronta em uma loja.

Com relação aos modelos, as escrivaninhas mais comuns são as retangulares, instaladas em uma única parede, e as de canto.

Cadeira ergonômica

Principal complemento da mesa, a cadeira é outro item presente na lista dos principais que devem compor um home office de apartamento.

Contudo, não é uma simples cadeira da cozinha que é a mais apropriada para ser usada nesse caso. Normalmente, as melhores opções são as específicas de escritório, com braços, assento macio, rodinha e alavanca para regular a altura.

Segundo o ortopedista, traumatologista e médico do esporte do Hospital Samaritano de São Paulo, Marco Antonio Ambrósio, as cadeiras ergonômicas são as mais indicadas, pois auxiliam a manter uma postura adequada na frente do computador, evita mau jeito nos músculos do pescoço, e sobrecarga da região lombar.

Lousa

Para fazer as anotações das tarefas a serem executadas ao longo do mês, nada melhor do que uma lousa para usar a qualquer momento, sem precisar ficar enchendo a mesa com bloquinhos de anotações autocolantes.

Existem diversos tipos de lousa que podem ser usadas em um home office, sendo as mais comuns a de giz, quadro branco e vidro – a mais moderna de todas.

  1. Lousa de giz: o tradicional quadro negro usado nas escolas estão reconquistando espaço no mercado e podem ser feitos tanto com tinta, quanto com papel contact, pois ambos são fáceis de apagar;
  2. Quadro branco: essa é a solução para pessoas alérgicas ao pó do giz e, por essa razão, são muito usadas em ambientes de trabalho. Nela, você escreve com pincel atômico e apaga as anotações antigas com um apagador de feltro,
  3. Vidro: um dos tipos de lousa mais modernas, nela você também escreve com uma caneta piloto e utiliza um apagador de feltro para remover as anotações sem provocar sujeira alguma no ambiente.

Dicas de como decorar seu home office

Comprada toda a mobília, chegou a hora dar o acabamento no home office, deixando-o ainda mais agradável para trabalhar. Pensando em um melhor bem-estar, o Meu Imóvel selecionou algumas dicas de decoração para esse espaço, veja só!

  1. Para evitar uma mistura de estilos, uma dica é decorar o ambiente com uma única temática de sua preferência;
  2. Quadros e obras de arte são uma boa pedida no momento de escolher os adornos a serem usados nas paredes deste cômodo;
  3. Outra sugestão é o uso de papéis de parede de diversas estampas e alguns até em alto relevo;
  4. Ao instalar o computador, dê preferência para a parede da janela, pois nela há uma maior concentração de luz solar, ajudando a melhorar sua concentração;
  5. Um pequeno vaso com plantas sobre a mesa pode transmitir a sensação de tranquilidade enquanto estiver trabalhando,
  6. Acessórios de lazer devem ficar longe deste espaço, pois isso pode acabar te distraindo facilmente.

Home office em apartamento pode ser mais aconchegante do que se imagina! Por isso, não perca tempo e acesse o site do Meu Imóvel para dar uma olhada em algumas opções de empreendimentos onde seja possível instalá-los perfeitamente!