Terraço, varanda ou sacada? Provavelmente, você já deve ter ouvido falar nesses três termos quando alguém vai se referir ao espaço externo e anexo ao apartamento. No entanto, existem algumas diferenças entre estes espaços e que podem fazer toda a diferença antes de fechar negócio no seu novo lar.

Hoje em dia, é praticamente impossível encontrar um apartamento sem varanda, sacada ou terraço nas grandes cidades. Isso porque, cada vez mais estes ambientes caem no gosto das pessoas, seja para servirem como espaço de descanso ou receberem os amigos em festas e confraternizações.

Neste post do Meu Imóvel, vamos explicar com detalhes as diferenças entre os três termos e, a partir daí, ficará mais fácil encontrar um apartamento de acordo com seu perfil. Confira!

Terraço: uma vista mais ampla

Denomina-se terraço, todo o ambiente descoberto situado, normalmente, na cobertura do edifício. Inclusive, em boa parte dos apartamentos, o modelo suplex predomina, ou seja, os cômodos ficam no piso inferior da propriedade, enquanto o superior fica destinado para instalar piscinas, churrasqueiras e demais itens.

Por conta da cobertura ser um espaço amplo, muitos moradores costumam chamá-la de terraço gourmet. Normalmente, isso ocorre porque o local é responsável por sediar festas, eventos e confraternizações privadas, ou seja, sem ser preciso usar a área de lazer do condomínio.

Um terraço, infinitas possibilidades

Quando o piso é impermeabilizado, alguns terraços permitem a construção de piscinas privativas. Dessa forma, os moradores podem usufruir de um banho de sol sem precisar pedir permissão ao síndico para usar àquela existente na área de lazer com os amigos que não residem no prédio.

Ao realizar festas noturnas ou jantares ao ar livre, é fascinante ter uma vista da cidade toda iluminada a partir do ponto mais alto do edifício. Não à toa, este é um dos fatores pelos quais os apartamentos com terraço possuem um custo de aquisição maior em relação aos com sacada ou varanda.

Se você é apaixonado pela natureza e deseja ter um pouquinho dela em seu imóvel, é possível montar um jardim no terraço. Mas lembre-se: assim como a piscina, verifique se o piso é impermeabilizado, a fim de evitar infiltrações no andar inferior do seu apartamento e no dos vizinhos.

Varanda: o mais comum nos apartamentos

Dentre os três espaços citados, a varanda é o modelo mais comum nos apartamentos novos, principalmente por conta da planta de cada unidade. Dependendo da metragem do imóvel, sua extensão pode variar, sendo que em algumas é possível até colocar móveis, churrasqueira e forno de pizza.

Sua grande vantagem é ser inteiramente coberta, justamente por ser uma espécie de extensão do apartamento. Em outras palavras, é possível realizar jantares, confraternizações e descansar nas horas vagas, sem ser preciso se preocupar em dias de chuva.

Varanda gourmet: sofisticação e comodidade

Muitos imóveis novos são equipados com varanda gourmet e esta é como se fosse uma extensão da sala de estar ou de jantar do apartamento. Normalmente, tendo em vista maior segurança com crianças e animais, o envidraçamento de sacada se faz presente e serve como reforço de proteção em dias de chuva.

Nas varandas gourmet, é possível instalar uma mesa de jantar e usá-la para receber amigos e familiares sem precisar ficar dentro do apartamento. Além disso, algumas permitem a instalação de poltronas, sofá e televisão, contribuindo com quem gosta de tirar um cochilo durante o dia.

Sacada: um efeito tridimensional

Você já deve ter escutado o termo “porta-balcão”, não é? Pois então, a principal diferença de sacada e varanda é justamente o fato da primeira não estar alinhada com a parede do prédio, saltando para fora e formando uma espécie de marquise.

Inclusive, por este motivo, muitos afirmam que a sacada não pode estar incluída na metragem total do apartamento. Ainda, seu tamanho costuma ser menor em relação às varandas e é muito encontrada em studios e demais imóveis cuja metragem gira em torno de até 50 m².

Qual dos três é o melhor para meu imóvel?

A escolha entre terraço, varanda ou sacada varia muito de acordo com seu estilo de vida e o tipo de imóvel que pretende adquirir. Caso queira fechar negócio em um duplex ou cobertura, o terraço pode ser a melhor opção, gerando sofisticação e, até mesmo, privacidade.

Já apartamentos situados nos demais andares do edifício, independentemente da metragem e do número de dormitórios, possuem varandas normais e gourmets de diferentes tamanhos. Agora, se quer morar em algo compacto, os imóveis com uma pequena sacada podem ser a melhor opção.

Apartamentos novos com terraços, varandas e sacadas é só no site do Meu Imóvel. Acesse já e fique por dentro de diversas opções no estado de São Paulo capazes de atender seu estilo de vida e mude-se já!