Se você está prestes a fazer uma reforma ou uma construção e ainda não sabe o que é drywall, é interessante conhecer um pouco mais sobre esse material, uma vez que ele pode contribuir de maneira mais prática nas suas obras.

Pensando nisso, o blog Meu Imóvel preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, explicando melhor o que é o gesso acartonado, como é feito o drywall e como ele pode ser utilizado na sua casa. Confira essas e mais informações a seguir.

O que é drywall?

o que é drywall

Provavelmente, você já tenha ouvido falar sobre ele, mas não saiba ainda o que é drywall. Também chamado de gesso acartonado, o material é uma placa de gesso encapada com fibra de vidro ou papelão, utilizado em construções de casas e, até mesmo, edifícios.

Além de proporcionar maior praticidade em “construir” as paredes, uma vez que suas placas são fixadas em estruturas de alumínio, o drywall oferece leveza na estrutura do empreendimento e é mais barato — quando comparado com a alvenaria. Por conta dessas facilidades, o material tem se popularizado no Brasil.

Porém, as paredes de drywall não facilitam apenas na construção do imóvel. Elas também são muito utilizadas em casas de shows e estúdios, pois oferecem um ótimo isolamento acústico. Além disso, esse material tem maior resistência ao fogo.

As vantagens do drywall

Saber o que é drywall e para que serve é apenas o primeiro passo para cogitar a utilização do material em sua obra. Porém, as vantagens apresentadas por ele serão suficientes para te convencer, de uma vez por todas, a aderi-lo. Confira algumas.

Facilidade na aplicação

A aplicação desse material é muito simples. Para se ter uma ideia, duas pessoas são capazes de construir 30 m² de drywall em um dia. E, para iniciar o acabamento das paredes, basta esperar por duas horas. Porém, é importante contratar pessoas qualificadas para o serviço!

Economia

Além de ser mais barato do que a alvenaria, o drywall também é muito econômico. Estima-se uma média de apenas 5% de desperdício do material durante uma obra, enquanto a primeira opção apresenta um desperdício de, aproximadamente, 25%.

Além disso, o drywall não faz muita sujeira, e parte do que foi descartado pode ser reaproveitada. Toda essa economia deve-se à maior precisão da aplicação do material nas paredes e teto.

Obra sem sujeira

Para fazer uma simples parede, geralmente são necessários tijolos, cimento, argamassa e outros produtos que, além de levarem um tempo razoável para poder receber o material seguinte, causam muita sujeira.

No entanto, isso não acontece com o gesso compensado! Para a construção de uma parede drywall, o que é dispensável o uso de argamassa e demais produtos, é necessário pouquíssima água. Por se tratar de um material que já vem pronto, quase não há sujeira durante sua utilização.

O drywall é realmente resistente?

o que é drywall

Mesmo parecendo um produto frágil, uma vez que são placas finas, o drywall é um material muito resistente, capaz de aguentar tremores e choques. Além disso, ele contribui na absorção de impactos de portas e janelas causados no dia a dia.

Quanto à sua durabilidade, ela é indeterminada, mas, para que seja ainda mais longa, é importante se certificar de que a aplicação seja feita por um profissional, respeitando as medidas e os demais detalhes técnicos.

O drywall foi desenvolvido para áreas internas, pois não suporta pesos de telhados, por exemplo, nem grandes quantidades de água, como chuvas. Contudo, ele pode ser aplicado em locais úmidos, como cozinhas. Nesses casos, há placas específicas para o ambiente, com tratamento de impermeabilização.

Acompanhe o Meu Imóvel

Gostou de saber o que é o gesso drywall e como ele pode ser utilizado? Então, acompanhe nossas publicações aqui, no blog Meu Imóvel, e se mantenha por dentro das novidades do universo imobiliário, com dicas de melhores tipos de imóveis para comprar, até composição de decoração de ambientes pequenos.