Hoje em dia, é inegável o avanço da tecnologia em diversos setores de infraestrutura, incluindo o imobiliário. A cada ano que passa, os empreendimentos novos são construídos em um ritmo mais acelerado, sem deixarem de lado itens importantes, como qualidade, durabilidade e segurança.

O fato é que diversos métodos modernos são aplicados nas obras, ocasionando uma diminuição nos custos com materiais, mão de obra, etc. Caso queira saber mais informações sobre como a tecnologia na construção civil contribui por uma melhor eficiência nas obras e interfere do valor de um imóvel, confira este post!

A importância da tecnologia em uma obra

A tecnologia pode ser empregada em praticamente todas as etapas de uma obra, proporcionando mais agilidade e eficiência na construção. Enquanto o projeto estiver sendo executado, por exemplo, softwares não só fazem todo o desenho da planta, como também permitem sua visualização em 3D.

Dependendo da tecnologia empregada, é possível ainda simular quaisquer efeitos de vibração e calor sofridos pelo concreto e como isso pode afetar a construção do empreendimento. Assim, os engenheiros e arquitetos responsáveis conseguem acompanhar melhor o desenrolar de uma obra e fazer um acompanhamento periódico.

Já durante a fase de obras, o uso de itens modernos contribuem por evitar erros posteriormente. Ainda, aparelhos como sensores, vibradores e guinchos computadorizados garantem melhor eficiência, produtividade e agilidade.

Vantagens proporcionadas pela tecnologia civil

Além da agilidade, a tecnologia presente nas grandes obras apresenta diversas vantagens relacionadas, principalmente, ao custo-benefício. Tais benefícios vão desde o início da execução do projeto até a entrega dos apartamentos novos aos moradores. Confira:

  • maior produtividade: durante a construção de um edifício, algumas etapas podem ser muito demoradas quando não executadas por eletrônicos. Por isso, quanto mais moderna for a obra, mais tempo será poupado e, consequentemente, você terá um aumento na produtividade;
  • segurança: o monitoramento de uma obra por aparelhos consegue reduzir o número de acidentes e o desfalque no quadro de funcionários, mantendo um elevado ritmo de construção,
  • menos custos com mão de obra e materiais: com mais segurança, é possível economizar na compra de materiais e mão de obra. Com isso, o preço dos imóveis financiados pode se reduzir, principalmente no que diz respeito ao INCC (Índice Nacional de Custo de Construção).

Inovações presentes nas novas construções

Diversas inovações são capazes de dar agilidade a uma obra e, ao mesmo tempo, fazer seu custo ser menor. Esses são alguns dos fatores que influenciam no preço do imóvel, oferecendo um menor valor de venda e facilitando sua aquisição por financiamento ou, até mesmo, à vista pelo consumidor.

Materiais de construção modernos

Oferecendo mais praticidade e economia, os materiais de construção modernos costumam ser mais duráveis e não possuem muita restrição quanto ao uso nas novas edificações. O concreto fluído, inclusive, contribui por reduzir a vibração estrutural, sem precisar contar com algum tipo de operação manual.

No acabamento, o contrapiso autonivelante feito por argamassas contribui por uma maior rapidez no assentamento dos revestimentos sem deixar a qualidade de lado.

Drones e sensores

O uso de drones está cada vez mais comum nas grandes obras com o objetivo de fazer uma melhor inspeção em todo o terreno e verificar o andamento do processo. Com esse aparelho, o trabalho fica mais fácil de ser executado e é possível obter informações mais precisas sobre o que acontece.

Já os sensores conseguem alertar um funcionário da obra, por exemplo, quando pressentir alguma anormalidade, proporcionando-lhe mais segurança. Um destaque nesse tópico é a existência de aparelhos capazes de identificar, até mesmo, a temperatura do local de trabalho em determinada hora do dia.

Projetos visíveis em 3D

Muitas construtoras fazem uso da visualização dos projetos em 3D objetivo de reduzirem drasticamente o desperdício de materiais e o prazo de conclusão da obra. Por meio desse recurso, itens personalizados usados em pequenos detalhes da planta podem ser encomendados previamente, evitando atrasos no cronograma.

A tecnologia na construção civil contribui por um melhor andamento da obra dos empreendimentos novos e uma economia com relação ao preço dos materiais. Se você está à procura de um apartamento construído com técnicas modernas e eficazes, acesse o site do Meu Imóvel e confira diversos lançamentos no estado de São Paulo.