Comprar o primeiro apartamento para casal é um dos momentos mais aguardados por quem está planejando se casar. Por se tratar de duas pessoas que, possivelmente, terão gostos e preferências diferentes, é necessário muita conversa antes da aquisição.

É necessário dar a devida atenção a todas as etapas para que, dessa forma, não haja frustrações de nenhuma das partes. Para que isso não aconteça, confira as cinco dicas a seguir:

Planejamento financeiro

Por ser um bem de alto valor, a aquisição de um imóvel requer total planejamento financeiro, de modo a não comprometer a renda mensal do casal. O recomendado é que as parcelas do financiamento imobiliário não sejam superiores a 30% do salário.

Contudo, antes de dar entrada em um novo apartamento, tenha em mente um maior controle de suas finanças e, se possível, faça investimentos em aplicações. Nesse caso, o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário) são ótimas opções e possuem um rendimento considerável por ano.

Defina um valor

Estudando as finanças do casal, é possível definir um valor destinado à compra do imóvel. Dessa forma, as pesquisas de casas e apartamentos à venda ficam mais simples, além de poder controlar melhor os demais gastos e analisar o que pode ou não ser cortado.

Garanta que haverá um bom valor para ser dado como entrada. Assim, no caso de um financiamento, o valor das parcelas será menor e, consequentemente, o tempo de quitação da dívida poderá ser ainda menor.

Avalie todas as opções

Por ser uma aquisição de alto valor, as pesquisas nunca são demais. Veja, por exemplo, as vantagens de comprar um apartamento na planta, ou então, um pronto para entrega ou, até mesmo, se vale mais a pena comprar uma casa.

Não deixe de pesquisar, também, sobre os bairros que mais atraem o casal: se possuem localização facilitada para ambos, opções de lazer e infraestrutura que atendam às necessidades.

Tamanho da residência

O tamanho ideal de um apartamento para duas pessoas varia muito entre a preferência e de quanto o casal pretende gastar com a compra do imóvel. Para saber qual o mais indicado para o estilo de vida do casal, é preciso conhecer as características dos principais modelos:

  • studio: apartamento com metragem entre 30 e 50 m² com todos os cômodos conjugados e, em alguns casos, com pé-direito duplo;
  • padrão: apartamento com todos os cômodos delimitados por paredes e com quantidade ilimitada de dormitórios;
  • térreo: semelhante ao padrão, esse apartamento geralmente possui uma ampla varanda que se assemelha com um quintal. Ideal para pessoas idosas e portadoras de deficiência,
  • cobertura e duplex: muitas vezes, esses imóveis estão nos últimos andares de um edifício e possuem uma área interna maior em relação às demais unidades.

Contrate um profissional

Comprar o primeiro imóvel, especialmente quando se trata de apartamento de casal, é uma tarefa difícil e que, muitas vezes, pede a ajuda de um profissional da área. Contratar uma consultoria, nesses casos, pode ser muito bem-vindo.

Com essa ajuda, é possível evitar dores de cabeça com maus negócios e, até mesmo, prejuízos. Além das questões contratuais, é possível definir qual o melhor estilo de residência para os dois.

Encontre o imóvel ideal

Com a pesquisa personalizada oferecida pelo Meu Imóvel, é possível escolher o melhor apartamento para o casal. Desde valores, até localização e estilo de vida. Se você pertence ao grupo de casais que está em busca de residências, confira nossas opções.