A decoração vintage voltou à moda e está marcando presença nas casas e apartamentos modernos. Estampas florais, tons pastéis, quadros com estrelas de cinema, como Marilyn Monroe, ou marcas de refrigerante e motos se fazem presentes nas salas e cozinhas das residências atuais.

Se você faz parte do grupo que quer levar todo o charme e elegância das vitrolas e papéis de parede à sua casa, confira as dicas que o Blog Meu Imóvel separou para criar uma decoração vintage barata — e muito moderna!

Entendendo o conceito vintage

Antes de mais nada, é importante esclarecer a diferença entre vintage e retrô. A decoração vintage consiste em móveis e itens clássicos e de alta qualidade, geralmente, originais da época. Já a decoração retrô é composta por objetos que remetem a um período, mas que não são, necessariamente, originais da época.

É importante frisar que os dois estilos de decoração têm o período de 1920 a 1960 como referência. Neste intervalo, inclusive, havia desde opções mais clássicas e discretas, como os tons terrosos, até os mais alegres e de cores vibrantes. Então, saiba que a decoração, mesmo se baseando em um conceito, pode ter o estilo do decorador.

Como fazer uma decoração vintage

Ter um estilo vintage na decoração de sua casa pode ser mais simples que imagina. Uma dica para quem deseja adotar a referência é buscar por imagens de ambientes que tenham os elementos da época passada. Assim, você pode analisar melhor o que te agrada e o que pode ser dispensado. Se você já tem uma ideia do que deseja na sua residência, mas não sabe como aplicá-la, as dicas são:

decoração vintage

Cores neutras

Para uma sala de estar vintage, por exemplo, o ideal é investir em cores neutras se você fizer a linha mais conservadora. Cinza-claro, branco, marrom e bege são tons que deixam o ambiente mais delicado e, também, com o ar mais clássico da época.

Já para quem gosta de tons mais alegres, é válido apostar nos pastéis, como turquesa, verde-água, salmão e lilás. Eles combinam muito bem, inclusive, com objetos de cor acobreada e dourados. Mesmo sendo cores claras, trazem muita vida ao ambiente.

As cores podem ser trazidas ao ambiente pela tinta das paredes, revestimentos e objetos, como quadros decorativos vintage, aparadores, sofás e poltronas. Aqui, o válido é trabalhar a criatividade.

Papel de parede floral

Poucas coisas conseguem ser mais vintages do que papel de parede com estampa floral. O item de decoração marcou presença em grande parte das casas, especialmente nas décadas de 40 e 50.

É possível criar, por exemplo, uma sala de estar vintage com papéis de parede e adesivos com as estampas de flores. Há, ainda, quem opte por reaproveitar tecidos de mesma estampa para revestir as paredes ou janelas, portas e alguns tipos de móveis. O importante é que as flores estejam em um ambiente bem visível.

Vasos com ramos de trigo dão um ar ainda mais romântico ao local, quando combinados com a estampa floral. O mesmo acontece com folhagens em garrafas de vidro ou vasos em cima de uma bandeja do mesmo material.

Mobília de madeira

decoração vintage

Móveis de madeira natural não podem faltar em uma decoração vintage. Apesar de serem peças um pouco mais caras, é possível utilizar releituras em MDP ou MDF, que saem mais barato e dão o mesmo efeito que os originais.

Os móveis devem ter formas mais arredondadas, com os ângulos bem marcados. Pés de palito e detalhes esculpidos na peça são os mais propícios para a composição do ambiente e podem marcar presença na decoração vintage do quarto, como uma cômoda, ou de uma sala, como um aparador.

Acessórios antigos

Para quem deseja fazer uma decoração vintage em casa, o ideal é buscar por objetos e demais itens de decoração em bazares de antiguidade, antiquários e brechós. É possível encontrar peças baratas e muito especiais nesses lugares, que costumam ser comuns nas cidades.

O Blog Meu Imóvel te ajuda a decorar

Assim como as dicas de decoração vintage deste texto, no Blog Meu Imóvel, você encontra várias outras informações para te inspirar e compor os ambientes de seu lar. Então, acompanhe nossas publicações e tenha uma casa moderna e bem mobiliada!