Saber como organizar apartamento pequeno pode ser considerado, por muitos, um dom. Às vezes, pode parecer, praticamente, impossível ter muitos móveis e, até mesmo, itens de decoração em pouco menos de 30 metros de área útil. Isso sem que tudo pareça estar amontoado.

Considerando as unidades atuais, que estão cada vez mais compactas para oferecerem praticidade aos moradores, é necessário pensar muito bem em estratégias organizacionais desses espaços mais limitados. Assim, a casa se mantém funcional e consegue abrigar todos os móveis e utensílios necessários.

Pensando nisso, o Blog Meu Imóvel preparou um conteúdo exclusivo que vai te ajudar a colocar o seu apartamento em ordem. Confira, a seguir, as dicas para organizar apartamento pequeno, decorando-o ao mesmo tempo.

Organizando um apartamento pequeno

Para organizar apartamento pequeno é preciso ter criatividade e disciplina. Mesmo que a sua residência seja um studio, onde todos os ambientes são conjugados, ou um modelo padrão, mas com os cômodos pouco espaçosos, saiba que é possível otimizá-lo de uma forma em que a casa atenda todas as suas necessidades.

Prateleiras nos cantos

Atualmente, o mercado oferece várias opções modernas e criativas de prateleiras, que vão além do tradicional. Um exemplo são os modelos de canto, que são muito eficientes na tarefa de otimizar espaço e mantê-lo em ordem, como organizar uma sala pequena ou um quarto.

Além de contribuírem na decoração do ambiente, as prateleiras de canto são estratégias para ganhar espaço no chão e dar leveza ao local, tudo com um toque moderno e arrojado.

Escorredor de pratos dentro da pia

Pode parecer incomum, mas utilizar o escorredor de pratos dentro da pia é uma forma de ter como organizar a cozinha pequena de um apartamento. Pelo fato das pias terem um espaço bem reduzido, muitas vezes, elas não permitem que a louça lavada seja colocada para secar.

Assim, o espaço é otimizado e o material da pia é conservado. Dependendo de seu elemento, não é recomendável que ela fique molhada por muito tempo. Com o escorredor de louças dentro da pia, não há acúmulo de água na bancada.

Cama-baú

Uma das dicas valiosas de como organizar um quarto pequeno é fazer uso de uma cama box com baú embaixo. Além de ser mais um espaço para guardar as roupas e sapatos que não cabem no guarda-roupa, ou os jogos de cama e toalhas, é um lugar prático para colocar os itens que mais são utilizados no dia a dia.

Cabeceiras multifuncionais

Há quem acredite que as cabeceira são itens apenas de decoração. O mercado oferece algumas opções de cabeceiras com prateleiras e, até mesmo, portas. Assim, você consegue guardar desde o controle remoto e um copo d’água, até itens que não cabem no seu guarda-roupa, como lençóis e cobertores.

As cabeceiras multifuncionais, inclusive, são um dos itens que, ao mesmo tempo que ajudam a como organizar apartamento pequeno, contribuem na decoração do ambiente, deixando-o funcional e moderno.

Armários suspensos

Os armários suspensos oferecem a mesma praticidade das prateleiras de canto, tirando informações do chão e deixando, assim, o ambiente mais leve. A dica é válida tanto para os quartos, quanto para os banheiros. Neles, o gabinete pode ser fixo na parede, sem grandes problemas.

Tudo o que você precisa em apenas uma parede

Por mais que as prateleiras e os armários suspensos sejam uma boa ideia de como organizar apartamento pequeno, cuidado para não exagerar e acabar ocupando todas as paredes do ambiente. Isso pode deixar o espaço visualmente bem pesado.

Para que isso não aconteça e, também, para deixar o espaço mais funcional, a dica é manter a maior parte do que você precisa em apenas uma parede. Além de conforto, a tática pode criar uma decoração diferenciada em sua casa.

Dicas de decoração é no Blog Meu Imóvel

Gostou das dicas de como organizar apartamento pequeno e mudar sua decoração, simultaneamente? Então, acompanhe as publicações do Blog Meu Imóvel e se mantenha sempre informado sobre as novidades do mercado.