Financiar apartamento ou outro tipo de bem é uma das maiores responsabilidades financeiras que podemos adquirir na vida adulta. Por isso, é fundamental fazer um bom planejamento para que não haja dores de cabeça no futuro.

Pensando nisso, o blog Meu Imóvel separou 7 dicas que ajudarão os interessados em fazer um financiamento de imóveis, mantendo a organização financeira e a segurança do compromisso.

financiar apartamento

Dica 1 – conheça seu orçamento

Antes de assumir grandes responsabilidades financeiras, como financiar um apartamento, é necessário fazer um estudo completo de sua renda. E saber quanto pode ser destinado à compra de um imóvel é o primeiro passo para evitar a lista de inadimplência.

Conhecer a renda mensal familiar e, também, todos os gastos, é fundamental para definir a média de preço dos imóveis, de acordo com o seu planejamento financeiro. Com essas informações, é possível visualizar com mais clareza a quantia disponível para a compra da propriedade.

Dica 2 – analise as contas que podem ser evitadas

O financiamento de um apartamento, quando feito com responsabilidade, exige algumas mudanças nos gastos e no estilo de vida do comprador. Para não ter problemas com o pagamento das parcelas, é importante analisar os gastos que não são de grande relevância.

Contas de água, luz, telefone, internet, gás e aluguel, por exemplo, são essenciais e devem ser adequadas à renda familiar. Por outro lado, compras que não são essenciais devem ser evitadas. Controlar o cartão de crédito é uma regra importante a se seguir nesses casos.

Com isso, concentre-se em comprar apenas o necessário. Evite esbanjar dinheiro, para que não haja riscos de imprevistos financeiros que possam comprometer o seu CPF ou seu score de crédito. Esses pontos negativos, inclusive, dificultam a liberação do financiamento.

Dica 3 – faça simulações de crédito

Atualmente, muitas plataformas digitais disponibilizam simuladores para linhas de crédito, como financiar um imóvel ou veículo. Com essas ferramentas, é possível ter um valor aproximado de cada parcela, bem como de juros e das demais taxas.

A simulação de crédito deve ser analisada junto ao seu planejamento financeiro. É importante observar se o valor das parcelas não comprometerá a maior parte de seu orçamento, impedindo-o de separar um montante mensalmente para uma reserva de emergência. O recomendado é que 30% da renda sejam destinados a financiamentos.

Dica 4 – estude os financiamentos imobiliários disponíveis

Para atender a um número maior de interessados em financiar apartamento, o mercado oferece, atualmente, diversas opções de linhas de crédito imobiliário. Com isso, as vantagens oferecidas por eles podem variar bastante.

Por isso, é importante estudar as opções disponíveis e analisar qual delas te dá maiores facilidades de pagamento, descontos e afins. Outro fator que merece atenção, durante a escolha da linha de crédito, é o valor das taxas cobradas em um financiamento, que pode variar entre as instituições financeiras.

Dica 5 – tenha as contas em dia

Em alguns programas de crédito imobiliário, estar negativado ou com atrasos no pagamento de suas dívidas pode dificultar a liberação de um financiamento. Por isso, certifique-se de estar em dia com as instituições de crédito, assim, você terá mais chances de ser aprovado na solicitação.

O seu score de crédito também merece atenção nesses casos. Quanto maior a sua pontuação, maiores as chances de o banco aprovar o pedido do crédito rapidamente. Caso sua pontuação esteja baixa, é válido se informar com instituições de crédito sobre maneiras de aumentá-la.

Dica 6 – se possível, utilize o FGTS

Atualmente, é possível utilizar o FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para pagar o valor de entrada exigido para financiar um apartamento. Certifique-se de atender aos critérios de uso do montante e, assim, ter parcelas mais baratas no financiamento.

No caso de não conseguir utilizar o FGTS

Utilizar o FGTS para pagar a entrada de um imóvel é uma grande vantagem. Porém, se não for possível utilizá-lo, por alguma razão, é necessário juntar o valor necessário para a entrada do imóvel antes de dar início à solicitação de financiamento de fato.

financiar apartamento

Dica 7 – tenha em mãos a documentação necessária

Para financiar um apartamento, as instituições financeiras solicitam uma série de documentos a fim de comprovar a renda e obter as demais informações importantes do solicitante para a liberação do crédito.

Certifique-se de ter todos os documentos e, no caso de não dispor de algum, solicite-o o mais rápido possível. Dessa forma, o processo de financiamento imobiliário será mais ágil e o crédito poderá ser liberado quanto antes.

Mantenha-se informado com o blog Meu Imóvel

Agora que você sabe como financiar apartamento com responsabilidade, que tal conferir as outras dicas do Blog Meu Imóvel? Lá você encontra informações sobre como escolher a residência ideal para você e sua família, além de aprender como decorar sua casa de maneira moderna e confortável. Confira!