Muitos brasileiros que vivem de aluguel se perguntam diariamente “será que algum dia vou conseguir comprar meu primeiro apartamento?” Bem, caso a pessoa consiga fazer um planejamento financeiro, esse sonho pode se tornar realidade brevemente.

Mas, como juntar dinheiro para comprar um apartamento? Qual tipo de imóvel devo escolher para atender minhas necessidades? Para saber a resposta dessas e demais perguntas relacionadas ao assunto, não deixe de conferir abaixo uma seleção de informações que o Meu Imóvel selecionou!

Como juntar dinheiro para comprar um apartamento?

Economizar dinheiro, muitas vezes, pode ser uma tarefa difícil para a maioria dos brasileiros, principalmente no início do ano. Contudo, se você seguir algumas dicas e recomendações, isso acaba se tornando mais fácil do que se imagina:

  • Economize dinheiro até obter, em média, 30% do valor do apartamento que você pretende comprar. Devido ao fato da maioria dos financiamentos exigir essa porcentagem como entrada, você não terá nenhum problema ao tê-la em mãos;
  • Racione o uso de cartões de crédito: os grandes vilões da atualidade são responsáveis pelas altas taxas de juros em caso de vencimento das faturas. Por isso, comece a optar pelo uso do débito, isso evitará possíveis dívidas desnecessárias;
  • Faça uma aplicação com a renda economizada: existem diversos meios de fazer seu dinheiro render mais com investimentos a juros, como o CDB,
  • Mora com os pais? Aproveite para guardar parte do salário!Pessoas que não moram de aluguel, geralmente, costumam poupar mais devido a quantidade de despesas mensais ser menor.

Saiba os gastos adicionais que você terá com um imóvel novo

Além do financiamento, ao adquirir uma nova propriedade, é preciso estar ciente de quais despesas mensais irão aparecer e precisam ser quitadas dentro do prazo para evitar os temidos juros.

No início do ano, o conhecido IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) bate na nossa porta e é preciso estar preparado para quitar esse imposto municipal, seja de forma parcelada ou à vista.

Contas de água, luz, água e condomínio são cobrados mensalmente. Por isso, é preciso estar ciente de que o valor total dessas contas não irá interferir no montante separado para o pagamento das parcelas do financiamento.

Outro ponto importante a ser pensado é o fato de, ao se mudar para apartamentos novos, é preciso fazer a escritura e estar em dia com a documentação dos mesmos. Esteja preparado para pagar essas duas papeladas!

A principal vantagem de fazer um planejamento financeiro para a compra do primeiro imóvel

Fazer o planejamento financeiro antes de dar entrada no apartamento dos seus sonhos só proporciona vantagens! Além do fato de não haver imprevistos monetários, na maioria das vezes, é a melhor maneira de pagar menos por um imóvel, pois quanto maior for o valor financiado, mais juros haverá.

Todos os financiamentos, feitos por construtoras ou instituições bancárias, possuem juros, levando o proprietário a pagar mais pela construção. Por essa razão, quanto maior o valor dado como entrada, menos grana será parcelada.

Quanto dar de entrada em um apartamento?

Para aqueles que desejam financiar o primeiro apartamento, uma das perguntas mais frequentes é “quanto dar de entrada em um apartamento?”. Geralmente, a maioria dos consórcios imobiliários, construtoras e agências bancárias solicitam que você esteja com 30% do valor total da propriedade em mãos para dar de entrada.

O restante, pode ser parcelado e quitado ao longo dos anos. Entretanto, vale ressaltar que, quanto maior o número de prestações, mais juros será cobrado pela instituição.  

Dicas para comprar um imóvel

Feito o planejamento, chegou o momento de dar uma olhada em algumas dicas para comprar um imóvel sem correr o risco de se arrepender posteriormente.

Existem diversos fatores a serem analisados antes de fechar negócio em um novo imóvel. Dentre os principais, podemos citar o tamanho da construção, região onde está localizada e as melhores formas de como comprar um apartamento por meio de financiamento. Saiba mais!

  • O tipo de imóvel e seu tamanho são itens fundamentais a serem pensados: atualmente, há diversos tipos de apartamentos nas grandes cidades. Para quem preza por comodidade, por exemplo, uma dica é comprar studios e lofts; já quando a prioridade é conforto, os duplex e coberturas são os mais indicados,
  • Conheça a região onde o condomínio está situado: nesse tópico, precisa-se levar em consideração se o bairro possui fácil acesso e é atendido por metrô e linhas de ônibus. Outros fatores muito importantes é o fato do pedaço ser bastante arborizado e com grande comércio.

Viu só como é fácil fazer um planejamento e realizar o sonho de ter “meu primeiro apartamento”? Então, que tal consultar o site do Meu Imóvel e conferir opções de empreendimentos facilmente de serem financiados? Acesse já!