O bairro do Ipiranga, situado na zona sul de São Paulo, é considerado um dos mais históricos da cidade, afinal, foi lá que Dom Pedro I deu o grito da Independência do Brasil. Com uma área de 10,5 km, a região possui mais de 90 mil habitantes e um IDH de 0,906 — um dos mais elevados da capital.

Percorrendo suas ruas e avenidas, é possível encontrar diversos apartamentos novos que atendem diversos estilos de vida. Conheça, a seguir, mais informações sobre esse tradicional bairro paulistano e descubra os motivos para residir na região e ter melhor qualidade de vida.

Conheça a história do Ipiranga

Por conta de sua localização geográfica, o Ipiranga sempre esteve presente no caminho entre o planalto e o litoral paulista, sendo parada obrigatória para todos os viajantes. Inclusive, foi por esse motivo que, em 7 de setembro de 1822, enquanto voltava da Baixada Santista, Dom Pedro I proclamou a independência às margens do Riacho do Ipiranga.

Na segunda metade do século XIX, o bairro passou a ser cortado pela ferrovia São Paulo Railway (SPR), fazendo o trajeto entre os municípios de Santos e Jundiaí. Ao mesmo tempo, a região começou a apresentar os primeiros sinais de industrialização com o surgimento de alguns galpões.

Já nas últimas décadas, assim como em boa parte da capital paulista, diversas empresas começaram a deixar o Ipiranga rumo ao interior e a outros estados brasileiros. Isso provocou um intenso desenvolvimento na área do comércio, com o surgimento de diversas opções de lazer e infraestrutura no pedaço.

Detalhes da infraestrutura da região

O Ipiranga possui fácil acesso para quem vem da zona leste de São Paulo por meio do viaduto Capitão Pacheco e Chaves. Além disso, o bairro é servido pelas avenidas do Estado, Nazaré, Dom Pedro I e das Juntas Provisórias, e pelas ruas Bom Pastor, Cipriano Barata, Tabor, Xavier Curado, do Manifesto e Silva Bueno.

Na área dos transportes, a região é servida pelas linhas 2-Verde e 10-Turquesa do Metrô e CPTM, fornecendo fácil acesso à avenida Paulista e ao Grande ABC, respectivamente. Já no sistema viário, diversos ônibus fazem parada no terminal Sacomã, incluindo o Expresso Tiradentes — o único BRT de São Paulo a circular em via elevada.

Os principais hospitais do bairro, Dom Alvarenga, São Camilo e o Ipiranga, oferecem total assistência a todos os moradores quando o assunto é educação. Já na educação, o campus Ipiranga da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica) e uma unidade do SENAI são os maiores destaques.  

Rua Silva Bueno: o paraíso das compras do pedaço

A Silva Bueno é considerada a principal rua de compras do distrito e, nela, está situada o famoso Mercado Municipal do Ipiranga, com diversas barracas de frutas, flores e pastéis. Ainda, é possível encontrar lojas da Chocolândia, Pernambucanas, Magazine Torra Torra e Armarinhos Fernando.

 

Opções de lazer nesse histórico bairro da capital

O bairro reúne diversos atrativos em suas principais vias, oferecendo diversão e entretenimento para todos os gostos. Na rua Bom Pastor, por exemplo, é possível encontrar diversos restaurantes no Ipiranga, como a hamburgueria do Seu Oswaldo, presente no pedaço desde 1966.

Outro destaque é a unidade do Sesc, também localizada na rua Bom Pastor, em uma área de 12.162,25 m². Inaugurado em 1982, o espaço conta com uma bicicletário de 14 vagas, 12 terminais de internet banda larga, comedoria, piscina aquecida coberta e um teatro com capacidade para 213 pessoas.

Parque da Independência: mais verde na região

Se você não sabe o que fazer no Ipiranga durante o dia com a família, uma dica é visitar o icônico parque da Independência. Anexo ao Museu Paulista — fechado desde 2013 para reforma —, o local abriga a Casa do Grito, construída no século XIX, e o Monumento à Independência do Brasil, datado de 1922.

Ao todo, são mais de 161 mil m² de área verde que recebem todos os anos um público estimado em 576 mil pessoas. Sua arquitetura foi baseada no Palácio de Versalhes, na França e, hoje, reúne mais de 160 espécies de árvores, sendo algumas em risco de extinção, e diversas aves, como o joão-de-barro.

Aquário de São Paulo: o maior da América Latina

Considerado o maior da América Latina, o Aquário de São Paulo foi inaugurado em 2006 e, atualmente, possui mais de 8 mil m² e cerca de 1 milhão de litros de água salgada. Através de vitrines transparentes, os visitantes conseguem enxergar diversos ambientes subaquáticos, como baleias e tubarões.

Seu grande destaque é a presença de alguns animais em extinção, como o urso polar — o único da espécie existente no Brasil. Além dele, outros seres, como o jacaré do pantanal, a raposa-voadora da Ilha de Java e a tartaruga mordedora do Amazonas podem ser encontrados no local.

Confira alguns lançamentos residenciais no bairro

Diante de todos os benefícios de residir no Ipiranga, o mercado imobiliário tem apostado na construção de diversos apartamentos novos na região. Com localização em pontos estratégicos do pedaço, eles prezam por oferecer comodidade e qualidade de vida aos seus moradores. Confira!

Vila Nova Ipiranga

O Vila Nova Ipiranga está situado na avenida Carioca, 535, com fácil acesso pelas avenidas do Estado e Almirante Delamare e pela rua Comandante Taylor. Além disso, o empreendimento fica a menos de 1 km da estação Tamanduateí do Metrô e da divisa com o município de São Caetano do Sul.

As unidades desse apartamento à venda no Ipiranga são de 51 m² e compostas por um ou dois dormitórios (um deles pode ser suíte) e duas vagas de garagem. Sua área de lazer possui salão de festas adulto e infantil, churrasqueira, piscina adulto e infantil, dentre outros ambientes coletivos.

Advanced Ipiranga

Localizado na praça Nami Jafet, 44, o Advanced Ipiranga é um condomínio com apartamentos de 65 m², dois dormitórios (uma suíte) e uma vaga de garagem. Sua localização está próxima da Casa do Grito, do Clube Atlético Ipiranga, do parque da Independência e do Mooca Plaza Shopping.

O bairro do Ipiranga é ideal para você que deseja ter uma excelente qualidade de vida e residir em uma região com infraestrutura completa e diversas opções de lazer. No site do Meu Imóvel, diversos empreendimentos na região estão à sua espera. Acesse já e verifique qual melhor atende seu estilo de vida!