Está à procura de um apartamento novo, mas não sabe como fazer para encontrar aquele que melhor atende suas necessidades? Nós te ajudamos! Basicamente, é preciso seguir uma lista de recomendações com todos os itens a serem avaliados durante esse processo.

Por isso, o Meu Imóvel preparou sete dicas importantes sobre como comprar um apartamento de acordo com seu estilo de vida. Confira, a seguir, mais informações sobre elas e os motivos delas serem indispensavelmente seguidas no momento de adquirir seu novo lar!

1- Atente-se quanto a localização do empreendimento

Conhecer mais informações sobre o bairro em que pretende morar e se ele realmente atenderá suas necessidades é muito importante para encontrar o apartamento ideal. Geralmente, quanto mais próximo da região central de uma cidade o imóvel estiver, mais valorizado será.

Outro ponto a ser analisado diz respeito à infraestrutura e facilidade de acesso do bairro. Hoje em dia, morar próximo do local de trabalho e de estudo tem sido a preferência de muitos brasileiros que desejam reduzir integralmente o tempo de deslocamento.

O bairro de Moema, na zona sul de São Paulo, por exemplo, além de ser atendido pela linha 5-Lilás do Metrô, é cortado por diversas linhas de ônibus da SPTrans. Ainda, nele é possível encontrar diversos restaurantes, shoppings, bares, pizzarias e o icônico Parque Ibirapuera.

2- Verifique quais os diferenciais e atrativos do condomínio

Hoje em dia, diversos condomínios são entregues com ampla área de lazer e diversos ambientes coletivos capazes de proporcionar mais comodidade a todos os moradores. Um exemplo disso é o pet place, um ambiente destinado exclusivamente aos nossos amiguinhos de quatro patas.

A infraestrutura e tecnologia aplicada nas novas edificações também devem ser levadas em consideração antes de adquirir um imóvel. Diversos apartamentos novos, atualmente, são entregues com infraestrutura para receberem ar-condicionado nos principais cômodos, tomadas USB e fechaduras eletrônicas na porta principal.

3- Conheça a vizinhança

Antes de comprarem um novo imóvel, 75% das pessoas consideram muito importante conhecer a vizinhança presente nos arredores do edifício e naquele bairro em geral. Mesmo alguns preferirem buscar informações na internet, uma dica é ir pessoalmente ao endereço do apartamento e, se possível, conversar com alguns moradores das redondezas.

Durante as visitas, procure fazê-las em diferentes horários pois, com isso, fica mais fácil perceber a movimentação dos arredores. Enquanto em algumas ruas o tráfego é intenso durante o dia, em outras há grande concentração de pessoas a noite em bares e restaurantes.

4- Atente-se quanto a segurança dos arredores

Como se sabe, morar em apartamento é uma das alternativas para quem deseja obter mais segurança e não ter preocupações com assaltos. Isso porque a portaria de muitos empreendimentos recém-construídos possuem blindagem e monitoramento 24 horas dos arredores por câmeras.

Mas, mesmo sendo mais seguros, é muito importante você escolher um apartamento situado em regiões movimentadas e com uma quantidade razoável de estabelecimentos comerciais nos arredores.

5- Saiba a posição do imóvel em relação ao sol

Essa é uma das dicas mais importantes sobre como escolher um imóvel, principalmente para aquelas pessoas que não são muito fãs do sol batendo no dormitório logo de manhã. Verificar a posição do sol em relação ao apartamento só irá fazer você ter mais conforto térmico dentro de casa, principalmente no verão.

Como o Brasil se localiza no hemisfério sul, os apartamentos situados ao norte da bússola são mais propensos a receberem incidência solar por mais horas durante o dia. Já os construídos nos demais pontos cardeais, o sol não tende a ser forte durante os doze meses do ano.

6- Quanto mais completa for a área de lazer, melhor

Como mencionado na dica 2, hoje, os empreendimentos novos investem em áreas de lazer com diversos ambientes coletivos para toda a família. Isso inclui piscina adulto e infantil, salão de festas e de jogos, quadras recreativas e poliesportivas, pequenos jardins, dentre outros espaços.

Contudo, é importante ressaltar que, quanto mais ambientes comporem uma área de lazer, mais caro o valor de condomínio a ser pago todos os meses. Geralmente, a piscina é a principal responsável por boa parte do preço, pois sua manutenção envolve diversos cuidados.

7- Defina o tamanho de apartamento adequado ao seu estilo de vida

Pensando em atender a diferentes estilos de vida, os apartamentos na planta existentes nas grandes cidades possuem características distintas. Enquanto alguns apresentam uma área interna compacta, outros chegam a ter dois andares e mais de 100 m² no total. Confira os principais tipos de imóveis existentes no mercado!

  • Loft e studio: apartamentos com 30 m², em média, com todos os cômodos conjugados;
  • Padrão: delimitado por paredes, esse imóvel pode ter um ou mais dormitórios/suítes e varanda gourmet;
  • Térreo: situado no primeiro andar do edifício, geralmente possui uma varanda ampla semelhante a um quintal;
  • Duplex: possui dois andares, sendo o inferior destinado às salas, cozinha e demais espaços de convívio e o superior composto por dormitórios,
  • Cobertura: está localizada no último pavimento do edifício e, dependendo da situação, é possível instalar uma piscina privativa na área descoberta.

Já sabe como comprar um apartamento de acordo com suas necessidades? Então acesse o site do Meu Imóvel e confira diversos lançamentos imobiliários no estado de São Paulo que atendem a diferentes estilos de vida. Confira!