Diante do contexto atual, em que a economia apresenta um leve crescimento após ter permanecido em recessão por três anos, a dúvida permanece: esse é o momento de adquirir uma propriedade?

Seja na planta ou pronto para morar, quando comprar apartamento pode ser vantajoso durante o período cujo cenário econômico está se recuperando em todo o país? Quais os benefícios oferecidos por ambos ao nosso bolso? A resposta dessas perguntas você confere a seguir em uma seleção de informações selecionadas pelo Meu Imóvel.  

O mercado imobiliário no 1º trimestre de 2018

Decorrente da redução da taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia), que passou de 7 para 6,75% em fevereiro deste ano, o mercado imobiliário continuou crescendo no 1º trimestre de 2018. Tal dado revela o menor índice histórico desse tributo desde 1986, quando começou a ser medido.

Dando continuidade ao crescimento iniciado em meados do ano passado, segundo a Cbic (Câmara Brasileira da Indústria da Construção), o setor lançou 5,6% de apartamentos novos a mais em relação à 2016.

Já com relação às vendas, o índice de crescimento foi ainda maior, chegando a bater a casa dos 9,4% em todo o país. Uma das causas principais para isso ter acontecido diz respeito ao IPCA (Índice de Preços ao Consumidor), que fechou o ano em um valor inédito de 2,95%.

Ao longo dos três primeiros meses de 2018, de acordo com o índice FipeZap, o valor médio das construções imobiliárias sofreu uma redução de 0,84% em relação ao trimestre anterior. Se considerar a média do acumulado entre abril de 2017 e março de 2018, o índice fica na casa dos 0,7%.

Perspectivas para os próximos meses

Conforme afirmou um representante da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a tendência é o mercado imobiliário fechar 2018 com um aumento de 10% em relação a 2017 no número de vendas. Segundo ele, tal índice poderia ser até maior caso a reforma da previdência não tivesse sido adiada pelo governo Michel Temer.

A razão desse provável crescimento é a possibilidade da taxa Selic se manter estável em 6,75% no restante do ano. Além disso, os baixos índices inflacionários são um importante fator que colabora para a recuperação do mercado de imóveis.

Vantagens de comprar um apartamento na planta

Diante no número de lançamentos de apartamentos novos ter crescido consideravelmente nos últimos meses, comprar imóveis na planta pode ser extremamente vantajoso sob todos os aspectos.

  • Melhores opções de financiamento: ao comprar apartamento na planta, o futuro proprietário obtém melhores condições de pagamento ao longo dos anos. Além disso, a pessoa já começa a quitar as prestações durante a fase de construção do empreendimento, evitando longas dívidas ao se mudar;
  • Como o imóvel adquirido ainda está em projeto, você terá mais tempo para planejar como será a mudança e o estilo de decoração do seu novo lar;
  • Propriedades cujas obras ainda não começaram tendem a ter um custo de aquisição inferior. Isso é possível pois, ao longo da obra, os reajustes inflacionários serão responsáveis por valorizá-las. Excelente dica aos que  desejam comprar algo com o objetivo de revender posteriormente;
  • Como o condomínio ainda não começou a ser erguido, muitas construtoras oferecem ao futuro proprietário a opção de personalizar alguns itens da propriedade de acordo com seus gostos;
  • Quando o assunto é documentação, a mesma tende a ser menos burocrática pelo simples fato de você ser o primeiro proprietário da habitação. Isso evita possíveis problemas com atrasos no pagamento de IPTU e demais impostos,
  • Apartamento na planta possui mais liquidez, e isso acontece por inúmeros fatores envolvendo a avaliação do empreendimento, como sua localização e facilidade de acesso.

Benefícios de adquirir um imóvel pronto para morar

Assim como na planta, os imóveis prontos para morar também possuem suas vantagens, principalmente quando o assunto é tempo de espera para se mudar.

  • Construções prontas são mais fáceis de serem avaliadas pelo futuro proprietário pois, ao contrário do projeto, elas não sofrem mais modificações;
  • Como dito anteriormente, se você possui um pouco de pressa, um apartamento pronto para morar é a solução ideal! Geralmente, o prazo entre o término das obras e o recebimento das chaves é de apenas 60 dias,
  • Fechando negócio em uma habitação pronta, as surpresas com erros de projeto tendem a ser menores. Apesar do Código de Defesa do Consumidor garantir que o morador deve exigir da construtora a metragem adquirida inicialmente, isso pode causar vários transtornos.

Já sabe quando comprar apartamento tanto em aspectos econômicos quanto de qual propriedade é a mais adequada ao seu estilo de vida? Então, acesse o site do Meu Imóvel e confira nossas opções de empreendimentos na planta, em obras ou prontos para morar.