Considerando a tímida recuperação apresentada pelo setor imobiliário no primeiro trimestre de 2018, investir em imóveis voltou a ser uma boa opção de lucratividade a médio e longo prazo.

Ao contrário do que muitos pensam, aplicar uma renda nesse setor não necessariamente implica em adquirir uma propriedade. Por isso, cada vez mais os fundos imobiliários têm ganhado espaço no mercado e conquistando o bolso dos brasileiros.

Se você deseja saber mais sobre as vantagens de aplicar suas economias em imóveis e quais os fundos existentes nesse setor, confira as informações que o Meu Imóvel preparou sobre o assunto!

Comprando apartamentos na planta, é possível vendê-los futuramente por um valor maior

Apartamentos na planta sempre foram considerados excelentes opções de investimento, pois, nesse momento, as negociações tendem a ser mais amigáveis entre a construtora e o futuro proprietário.

A grande vantagem de fechar negócio em alguma habitação em fase de projeto é a possibilidade de revendê-lo posteriormente por um valor maior, dependendo da localização da construção.

Geralmente, empreendimentos situados em regiões estratégicas e com ampla infraestrutura, podem sofrer intensa valorização enquanto estiverem em fase de construção.

Seja durante as obras ou quando estiverem prontos para morar, revender um imóvel faz o primeiro proprietário lucrar um valor considerável em relação ao montante pago até então no financiamento.

Investimentos em imóveis para locação

Adquirir uma habitação com o intuito de alugá-la e obter renda extra mensal é uma das maneiras de fazer um investimento inteligente no setor imobiliário.

Contudo, algumas dicas são essenciais para a propriedade adquirida estar de acordo com o perfil de cada pessoa. Por isso, antes de comprar um imóvel com esse propósito, atente-se em pontos como:

  • Localização do empreendimento: quanto mais próximo do centro expandido de um município, mais facilidade você terá em alugá-lo,
  • O tamanho do imóvel: geralmente, lofts, studios e apartamentos padrão são os mais procurados por inquilinos.

Além disso, com o propósito de obter rentabilidade logo no primeiro mês após a compra, os apartamentos mais indicados são aqueles cujas obras já estiverem finalizadas e aptos para morar.

Fundos imobiliários: invista suas economias no mercado de imóveis

Conhecidos também como  FIIs, os fundos imobiliários têm sido uma boa oportunidade de investir no setor sem ser preciso ter recursos de aquisição de uma propriedade.

Para quem não sabe, os fundos são compostos por um grupo de pessoas interessadas em aplicar suas economias no mercado imobiliário em diversos tipos de construções. Na maioria das vezes, as mais procuradas são de cunho residencial em fase de obras ou já finalizadas.

As vantagens desse recurso

Investir nos FIIs pode ser extremamente vantajoso às pessoas que desejam um retorno financeiro a médio prazo. As razões disso são as facilidades obtidas por quem aplica suas economias em um dos setores que mais tem se reerguido nos últimos meses perante a instabilidade econômica do país.

Ao aplicar o dinheiro, não necessariamente é preciso ter algum bem registrado em seu nome, ou seja, é possível investir uma quantia mesmo ela sendo insuficiente para comprar um apartamento.

Caso o imóvel investido passe por um processo de valorização ao longo dos anos, a renda aplicada nele também sofre um reajuste e, consequentemente, a lucratividade será ainda maior.

Sendo pessoa física, não será preciso declarar o investimento do Imposto de Renda, o que aumenta ainda mais os benefícios de aplicar nesse investimento rentável.

Os principais tipos de fundos imobiliários

Existem diversos tipos de fundos imobiliários para a pessoa aplicar sua renda de maneira segura e com altas chances de obter alta rentabilidade. Conheça os principais e qual é o mais adequado ao seu bolso:

  • Fundos de renda: o principal FFI é destinado, principalmente, a locação de imóveis para fins comerciais e residenciais. Em ambos os casos, a vantagem é a diversidade de inquilinos, ou seja, quanto mais pessoas habitarem um prédio, mais fontes de aluguel o proprietário terá;
  • Fundos de desenvolvimento: nesse caso, o dinheiro é aplicado em habitações ainda em fase de obras que poderão ser vendidas quando ficarem prontas, gerando lucro ao investidor;
  • Fundos de compra e venda: para se investir em imóveis por meio desse FFI, uma dica é adquirir propriedades quando o mercado estiver em um momento bom e as mesmas terem um menor valor de aquisição,
  • Fundos de fundos: como o próprio nome já diz, os fundos investidos são aplicados em outros já existentes. Em outras palavras, eles costumam ser bastante diversificados, permitindo investimentos em diversas carteiras do setor.

No site do Meu Imóvel você encontra inúmeros apartamentos novos cujo investimento tende a ser muito vantajoso. Por isso, se você deseja aplicar suas economias nesse setor, acesse já o nosso site e confira diversas opções de empreendimentos!