Uma das formas de obter grande lucratividade a médio e longo prazo é realizar investimento em imóveis. Por isso, muitos acabam comprando-os em períodos favoráveis e os revende posteriormente por um valor mais elevado.

Contudo, para obter certeza de que um excelente negócio está sendo fechado, é preciso conhecer a atual situação do mercado diante da recessão econômica e verificar quais os cuidados ao realizar um investimento no setor de imóveis.

Se você deseja investir em imóveis nesse novo ano, confira algumas informações importantes sobre o assunto selecionadas pelo Meu Imóvel!

Atualmente, estamos no momento certo de investir em imóveis?

O mercado imobiliário é um dos setores preferidos dos brasileiros quando o assunto é investimento. Por isso, como nos últimos 4 anos o valor dos imóveis foram congelados ou diminuídos, o ramo tem tudo para retomar o crescimento em 2018.

Segundo o Secovi-SP (Sindicato da Habitação), somente no mês de agosto de 2017, houveram 1.865 imóveis comercializados. Esse número é relativamente superior ao do ano anterior, quando o índice foi, aproximadamente, menor em 73%.

Além disso, pode-se citar que a taxa básica de juros Selic se encontra em um valor mínimo histórico e, por essa razão, investir em apartamentos nesse período é mais vantajoso em relação às aplicações.

Investimentos imobiliários são vantajosos?

Sim. Realizar investimentos imobiliários é extremamente vantajoso pelo fato de que o setor é um dos com maior lucratividade na atual situação econômica do Brasil.

Por ser um patrimônio físico, os apartamentos não estão sujeitos a sofrer uma intensa desvalorização em incidentes, como o congelamento das cadernetas de poupança. Apesar disso, uma singela queda no valor do imóvel pode acontecer, mas não de forma tão forte quanto em aplicações bancárias.

Caso seu intuito não seja adquirir uma propriedade para uso próprio, ela pode ser uma excelente fonte de renda mensal por meio da locação. Apesar de, na atualidade, o índice de aluguel ter fechado em -0,52%, segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o número tende a crescer novamente ao longo de 2018.

Outra vantagem é adquirir imóveis em regiões em constante crescimento e desenvolvimento, pois, assim, eles podem sofrer uma rápida valorização. Dentre um dos fatores responsáveis por isso acontecer podemos citar se o bairro onde o apartamento se situa é atendido pelo metrô.

Fundos imobiliários: saiba mais sobre a preferência atual dos brasileiros

Contudo, não é apenas de compra e venda de imóveis que o setor sobrevive! Atualmente, muitos brasileiros optam por investir em fundos imobiliários, os famosos FIIs, cuja maioria dos negócios são feitos em cima de empreendimentos.

Criado em 1993 pelo então presidente Itamar Franco, o FII é um grupo de investidores que aplicam fundos em imóveis novos ou em construção. Vale ressaltar que, títulos ligados ao setor, como o LCI (Letra de Crédito Imobiliário), também podem ser adquiridos como uma opção.

As vantagens de investir em fundos

Além de ser extremamente lucrativo a médio e longo prazo, investir em imóveis é um bom negócio por inúmeras vantagens que o mercado oferece.

Um dos maiores benefícios de um fundo imobiliário é o fato de que a quantia pode ser investida nesse modelo sem ser preciso comprar apartamentos novos ou ter alguma propriedade em seu nome. Consequentemente, o total a ser aplicado pode ser inferior ao valor de um novo imóvel sem problema algum.

Não é só em residências que os fundos imobiliários podem ser usados. Instalações comerciais, como hotéis e shoppings centers, também são excelentes opções para fazer negócio.

Caso o imóvel investido sofra uma valorização ao longo do tempo, o valor das suas cotas imobiliárias acompanham esse crescimento e, com isso, é possível obter uma maior lucratividade.

Por fim, uma das maiores vantagens está relacionadas com pessoas físicas. Todos os cidadãos que não são jurídicos estão isentos do pagamento de imposto de renda proveniente dos imóveis pertencentes ao FII.

Dicas de como escolher os melhores fundos imobiliários

Após conhecer as inúmeras vantagens de realizar um investimento em imóveis por meio de fundos, chegou o momento de conferir algumas sobre  como escolher o melhor para você. Vale destacar que, essas informações são muito importantes pois servirão para evitar armadilhas no mercado.

A primeira coisa a se pensar é com relação aos objetivos a serem equilibrados a ponto da renda extra atender perfeitamente às suas necessidades. Por exemplo: caso você queira aumentar sua renda mensal, uma ideia é procurar imóveis que estão para alugar em regiões valorizadas e marcar reunião com o proprietário.

Falando do locatário, recomenda-se que você o conheça muito bem antes de firmar qualquer negócio. Isso é essencial, pois será essa pessoa quem ficará responsável pelo pagamento do aluguel do imóvel.

Outra dica importante é, sempre que possível, o investidor diversificar seus fundos e não manter um único administrador. Nessa situação, o ideal é ter diversos locatários e aplicar o dinheiro em imóveis distantes entre si quanto a localização.

O mercado de imóveis é considerado um dos mais favoráveis e seguros ao realizar investimentos em meio a atual recessão econômica. Por isso, não perca mais tempo e acesse já o site do Meu Imóvel para encontrar novos apartamentos e bom negócio!