A aquisição de um novo lar é um sonho que deve ser muito bem planejado, uma vez que essa é a maior dívida que fazemos ao longo de nossas vidas. Atualmente há várias maneiras facilitadas para isso, como comprar apartamento na planta.

Adquirir o imóvel dessa maneira costuma ser a forma mais barata e facilitada, uma vez que as construtoras ainda não iniciaram suas obras e, sendo assim, buscam por recursos financeiros. Com isso, as formas de pagamento costumam ser mais acessíveis nessa fase.

Mas, pelo fato do pagamento ser adiantado, alguns cuidados devem ser tomados para que não haja dores de cabeça ou, até mesmo, prejuízos. Confira, a seguir, algumas dicas de como fazer um bom negócio e garantir sua casa pelo menor valor.

como-comprar-apartamento-na-planta-imovel (1)

Informe-se sobre a construtora

Conhecer a reputação das empresas responsáveis pela construção do empreendimento é indispensável. Por se tratar de algo que, até o momento, só está no papel, é importante pesquisar se a construtora costuma cumprir os prazos estabelecidos.

Procure, ainda, conversar com pessoas que adquiriram imóveis na planta da empresa em questão e veja se houve dificuldades e atrasos. Lembre-se: por lei, é permitido um atraso de seis meses na entrega do imóvel.

Verifique a documentação do imóvel

Mesmo ainda não tendo as obras iniciadas, alguns documentos são necessários para a comprovação da regularidade do empreendimento, como registros e aprovação de projeto diante à prefeitura. Confira se tudo está dentro do exigido.

Então, antes de comprar apartamento na planta, certifique-se que todos os documentos estão corretos. Neles, é preciso constar informações como o nome das empresas envolvidas no projeto e quais instrumentos serão usados na construção.

Leia o contrato com atenção

No contrato de aquisição do imóvel constam todas as informações sobre a propriedade, como sua descrição, número de cômodos, endereço, valor do financiamento e dados do vendedor.

Portanto, antes de assiná-lo, leia com calma todas as cláusulas do contrato e, no caso de dúvidas, como comprar apartamento na planta com a construtora, ou então possíveis diferenças entre o que foi apresentado no projeto do imóvel, contate imediatamente a empresa responsável.

Saiba quais impostos devem ser pagos

como-comprar-apartamento-na-planta (1)

Ao fechar negócio em um imóvel na planta, o comprador precisa pagar alguns impostos durante e após a construção. Um deles é o INCC (Índice Nacional de Custo de Construção), pago por quem optou financiar o apartamento e com porcentagem de, em média, 0,3% sobre o valor de cada parcela.

Já o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) é obrigatório e corresponde a 3% do valor da propriedade. Por exemplo: se um apartamento é avaliado em R$ 700 mil, o tributo a ser pago sobre ele é de R$ 21 mil. Dependendo da situação, pode haver uma negociação entre o comprador e a construtora.

Encontre o imóvel ideal para você

Agora que você já sabe como comprar apartamento na planta com segurança, não deixe de conferir as opções disponíveis no catálogo do Meu Imóvel. Além de trabalharmos com construtoras sérias, ainda te oferecemos a casa ideal para suas necessidades.