Batizada carinhosamente de “terra da uva”, a cidade de Jundiaí está situada no interior do estado de São Paulo, a 57 km da capital. Sua área total corresponde a 431,2 km² entre os municípios de Vinhedo, Itatiba, Pirapora do Bom Jesus, Várzea Paulista, Jarinu, Louveira, Várzea Paulista, dentre outros.

Sua população corresponde a pouco mais de 400 mil pessoas que povoam mais de 30 bairros segmentados nas zonas norte, sul, leste, oeste, central e rural da cidade. Por conta de sua constante urbanização, morar em Jundiaí virou sinônimo de qualidade de vida para todos que desejam contar com toda a comodidade de uma cidade grande. Confira!

Conheça a história da cidade de Jundiaí

Jundiaí foi fundada em 1655, quando a região era povoada apenas por indígenas que sobreviviam do plantio da mandioca e do milho. No início, era considerada a fronteira norte da então Capitania de São Vicente e, assim, permaneceu até 1709. Em seguida, começaram a surgir os primeiros ciclos de mineração no pedaço entre 1695 e 1785.

No século XIX, com a ascensão da cultura cafeeira, Jundiaí passou a ser uma importante cidade da rota de escoamento desse produto. Prova disso é que, em 1867, foi inaugurada a SPR (São Paulo Railway), primeira ferrovia interligando a região ao porto de Santos. Posteriormente, a Companhia Paulista de Estradas de Ferro começou a partir da cidade rumo aos demais municípios do interior, como Campinas e Bauru.  

Já no início do século XX, Jundiaí passou a ser uma das maiores exportadoras de uva em todo o Brasil. Isso porque, as condições climáticas do município permitiram o cultivo da Niágara, uma qualidade de uva originada nas redondezas.

Atualmente, o município é considerado um dos maiores parques industriais da América Latina, por abrigar a sede de diversas empresas nacionais e estrangeiras. Dentre as principais, destacam-se a Ambev, Coca Cola, Cereser, Klabin e a Castelo. Com isso, a região se torna cada vez mais um pólo de emprego para todos os moradores jundiaienses e demais municípios vizinhos.

Confira a infraestrutura do município

Jundiaí possui fácil acesso por meio das rodovias dos Bandeirantes (SP-330) e Anhanguera (SP-348), que interligam o município à capital paulista. Além disso, a cidade é o ponto final da linha 7-Rubi da CPTM e conta com sete terminais de ônibus situados nos principais bairros e com linhas de ônibus operadas pelo Circula Jundiaí.

Na área da saúde, o município de Jundiaí possui 37 postos de saúde (UBS), oferecendo assistência gratuita a todos os moradores. Outro destaque são os diversos hospitais públicos – vinculados ao SUS – e particulares, localizados nos principais bairros da cidade .

Quando o assunto é educação, Jundiaí possui um grande polo universitário com diversas instituições de ensino superior, como a FMJ (Faculdade de Medicina de Jundiaí). Esse é um dos principais motivos que fazem o município ser posicionado como um dos cinco com melhor IDH do estado de São Paulo.

Diversas opções de lazer na cidade

Um dos eventos mais tradicionais de Jundiaí é a Festa da Uva, realizada anualmente entre janeiro e fevereiro no parque Comendador Antônio Carbonari. Nela, diversas famílias expõem seus produtos que vão desde a própria fruta até doces, vinhos e geleias. Para completar, o espaço conta com praça de alimentação e apresentações ao vivo.

O Jardim Botânico de Jundiaí, situado na avenida Antônio Frederico Ozanan, 6400, é um dos principais espaços verdes da cidade, com mais de 150 mil m². Inaugurado em 2004, o parque conta com uma vasta fauna e flora, pistas de caminhada e uma ciclovia, interligando-o ao Parque da Cidade.

Outra opção de lazer em Jundiaí é o Complexo Fepasa, na avenida União dos Ferroviários, que conta um pouco da importância dos trilhos na urbanização do município. Hoje, o local abriga um museu com relíquias da extinta companhia Paulista de Estrada de Ferro e unidades do Poupatempo e da Fatec.

Principais bairros de Jundiaí

Como mencionado anteriormente, Jundiaí é composto por mais de 30 bairros com total infraestrutura para atender as necessidades de todos os moradores. Dentre eles, três se destacam, pois são mais populosos e com localização privilegiada com fácil acesso à região central.

Conheça algumas informações sobre esses bairros e descubra onde morar em Jundiaí de acordo com seu estilo de vida!

Centro

A região central de Jundiaí é habitada por pouco mais de 10 mil pessoas e possui completa infraestrutura com UBS, terminal de ônibus e o hospital municipal São Vicente de Paula. Um dos pontos turísticos do bairro é a catedral Nossa Senhora do Desterro, considerada a padroeira da cidade.

Caxambu

Caxambu é um famoso bairro da cidade por ser o local onde acontece a Festa da Uva anualmente. Percorrendo suas vias, é possível encontrar diversos sítios e a fábrica de espumantes Cereser, considerada uma das principais marcas do Brasil.

Vila Arens

Muitos confundem a Vila Arens com a região central do município por abrigar a estação ferroviária da CPTM. No bairro, estão situados o Complexo FEPASA, diversos restaurantes em Jundiaí e a garagem da viação Cometa. Suas principais avenidas são a Barão do Rio Branco e a União dos Ferroviários.

Conheça alguns lançamentos na cidade

Por ser uma cidade em constante desenvolvimento, Jundiaí concentra diversos apartamentos novos para atender a diferentes estilos de vida. São unidades do tipo studio, padrão e, até mesmo, coberturas e duplex localizadas em diferentes bairros da região. Conheça informações sobre alguns lançamentos!

Flex Jundiaí

Localizado na avenida Paulo Prado, 778, no Jardim Ana Maria, o Flex Jundiaí é um empreendimento residencial incorporado pela Tecnisa, ao lado da rodovia Anhanguera. Nos arredores, se situam o parque Comendador Antônio Carbonari e o Instituto Jundiaiense Luiz Braille.

Suas unidades são de 65, 66 e 80 m² e compostas por dois ou três dormitórios. Na área de lazer, diversos ambientes, como cinema, sauna, espaço fitness e brinquedoteca, oferecem conforto e comodidade a todos os condôminos.

Go Maraville

O Go Maraville é um empreendimento residencial localizado na rua União, 454, no Parque União. Seus apartamentos possuem metragem de 51, 54 e 61 m² e são formados por dois ou três dormitórios (uma suíte) e uma vaga de garagem por morador. Sua área de lazer é formada por churrasqueira, brinquedoteca, dentre outros espaços.

Morar em Jundiaí e ter uma excelente qualidade de vida nunca foi tão fácil! No site do Meu Imóvel, diversos lançamentos imobiliários estão à sua espera em diversos bairros desse município interiorano. Por isso, não perca mais tempo, acesse já e escolha qual apartamento melhor atende seu perfil!