Graças a contratação de um crédito imobiliário, é possível adquirir um novo imóvel por meio de prestações cabíveis ao seu orçamento. Isso mesmo! Este serviço oferecido pelos bancos, e demais instituições financeiras, irá te ajudar a se livrar de vez do aluguel, fazendo um financiamento a ser pago em até 30 ou 35 anos.

No entanto, antes de contratar um empréstimo imobiliário, é muito importante entender como funciona cada modalidade de crédito, bem como o modo em que são fornecidos. Para te ajudar nessas tarefas, fique ligado nas dicas preparadas pelo Meu Imóvel e das vantagens deste serviço!

Detalhes sobre o processo de financiamento

Ao comprar apartamentos novos, muitas pessoas dão entrada no financiamento somente após terem fechado negócio naquele mais adequado aos seus perfis. No entanto, é possível obter crédito imobiliário antes de adquiri-lo por meio de uma carta de crédito emitida pelos bancos.

No caso, este documento possui validade de até três meses para fechar o negócio; mas, não esqueça de comparar qual é a instituição capaz de lhe oferecer a melhor opção de acordo com seu bolso.

Como já mencionado, o número de prestações de um financiamento imobiliário pode chegar a 420 (35 anos), dependendo do banco e do seu perfil. Por isso, algumas agências oferecem a possibilidade de portabilidade, isto é, migrar sua dívida a outra instituição com melhores condições ou contratar uma amortização extraordinária.

Tipos de financiamentos existentes

Existem três tipos de financiamento imobiliário a serem concedidos na hora em que você precisar de uma ajudinha extra durante a compra do imóvel dos seus sonhos. Conheça detalhes sobre cada um!

SAC

O SAC (Sistema de Amortizações Constantes), faz o valor das amortizações se manter constante ao longo de todas as parcelas do financiamento.

A grande vantagem deste sistema é a redução do valor das parcelas e dos juros conforme as mesmas forem pagas ao longo dos meses. No entanto, as primeiras prestações geralmente possuem um valor um pouco mais elevado. Fique atento!

Tabela Price

Usado mundialmente, esse tipo de financiamento passou por uma modificação para poder atender o Brasil e seu histórico de períodos inflacionários até o fim do século XX. No caso, em nosso país, as prestações sofrem uma variação no valor, de acordo com o aumento dos preços e o IPCA acumulado em um período.

O índice utilizado no reajuste dos valores das parcelas é o indexador pós-fixado TR (Taxa Referencial de Juros).

Caso não tenha o salário ou fonte de renda reajustado de forma proporcional ao valor das parcelas da dívida, pode ser que alguns problemas sejam enfrentados no futuro para conseguir quitá-la. Isso ocorre por conta do acúmulo da taxa de juros do crédito imobiliário bancário, causado pelo não pagamento no momento certo.

SACRE

O SACRE (Sistema de Amortização Crescente), é uma mistura entre a Tabela Price e o SAC. Neste tipo de crédito, as primeiras parcelas são de baixo valor e, conforme os meses forem passando, elas vão se elevando até um determinado momento, quando começam a sofrer uma queda.

Nele, o reajuste de prestações também ocorre por intermédio da TR, fazendo as amortizações subirem e as taxas de juros diminuírem. Sua maior vantagem é, conforme as parcelas forem barateando, a inadimplência reduz.

Maneiras de conseguir financiar 100% do apartamento

Ao  solicitar um crédito imobiliário, normalmente, os credores aceitam financiar até 70% do valor do apartamento. O restante (30%) precisa ser dado como entrada ou outra forma de garantia. Contudo, existe uma forma de parcelar 100% o montante mediante algumas situações.

Antes de mais nada, ao contratar um financiamento, é necessário ter uma remuneração mensal de acordo com o valor do imóvel a ser adquirido. Essa renda pode ser tanto formal — registrada em carteira de trabalho e afins — quanto informal, ou seja, obtida por profissionais autônomos.

O próximo passo é procurar uma assessoria imobiliária capaz de te mostrar qual credor possui as melhores taxas, planos e isenções nas agências bancárias de acordo com seu perfil.

Por fim, é importante citar que, no financiamento integral, o valor das parcelas é maior e, por isso, a renda do interessado precisa ser razoavelmente suficiente para cobrir esse gasto.

Vantagens de comprar imóvel via financiamento

Uma das maiores vantagens de obter um crédito para compra de apartamento, é adquirir um imóvel próprio e realizar o sonho de ter algo só seu, sem precisar se preocupar com aluguel. E os benefícios não param por aí, como você pode ver nesta lista:

  • este tipo de crédito é um dos que possuem as menores taxas de juros do mercado capazes de atender a diferentes perfis de clientes;
  • é possível se mudar a qualquer momento, sem se preocupar em quitar a dívida, pois, geralmente, os bancos oferecem um longo prazo para quitá-la de até 35 anos;
  • qualquer apartamento pode ser financiado, independentemente do tamanho, valor e estágio de construção,
  • o financiamento permite o uso do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para dar entrada ou pagar as parcelas ao longo dos meses.

O uso do FGTS no crédito imobiliário

O Fundo de Garantia é um dos benefícios trabalhistas mais usados por quem irá dar entrada em um financiamento. No entanto, é preciso se atentar a algumas normas sobre como usar este recurso durante a contratação de um crédito capaz de atender perfeitamente seu estilo de vida. Confira:

  • ter registro em carteira assinada via CLT por, pelo menos, 36 meses não consecutivos;
  • o imóvel a ser financiado via SFH (Sistema Financeiro de Habitação) deve valer até R$ 1,5 milhão;
  • o bem deve estar situado na mesma cidade ou município próximo de onde você trabalha há um ano, pelo menos;
  • nenhum financiamento via SFH deve estar em andamento durante a compra do apartamento;
  • o FGTS só pode ser usado caso o proprietário não tenha nenhum imóvel registrado e seu nome na mesma cidade onde o novo está localizado,
  • caso tenha financiado um imóvel nos últimos três anos fazendo uso do Fundo de Garantia, não será possível usá-lo novamente.

Aproveite ao máximo o seu crédito para comprar apartamento, conferindo as opções oferecidas pelo Meu Imóvel. Tá esperando o quê? Acesse nosso site e encontre o apartamento perfeito.

.