Fazer uma pesquisa de imóveis antes de adquirir um novo apartamento de acordo com seu perfil, é muito importante caso queira fechar um bom negócio. Isso porque, é preciso analisar diversas questões envolvendo condições de financiamento e as características do imóvel e da região onde pretende residir.

Se deseja saber mais informações sobre como pesquisar imóveis de acordo com suas necessidades, confira, neste post do Meu Imóvel, cinco dicas importantes. Assim, você ficará por dentro dos principais pontos a serem verificados durante esse processo!

1- Antes de mais nada, planeje-se financeiramente

Estabelecer um planejamento financeiro é algo fundamental para você comprar imóvel. Com isso, será possível evitar dificuldades durante o pagamento das prestações do financiamento. Dentre as principais dicas sobre como guardar suas economias, podem-se citar:

  • crie uma planilha e insira nela todas as entradas e saídas de dinheiro ao longo do mês. Dessa forma, fica mais fácil saber o quanto irá economizar do seu salário;
  • procure investir suas economias em aplicações de rendas fixas e variáveis, como o CDB (Certificado de Depósito Bancário) e o LCI (Letra de Crédito Imobiliário);
  • compre apenas o necessário. Evite gastos desnecessários e guarde o máximo de dinheiro possível;
  • evite fazer compras parceladas no cartão de crédito. Nesse caso, procure usar o débito ou faça o pagamento à vista em dinheiro,
  • após conseguir poupar suas economias por um período, verifique os tipos de financiamento antes de fechar negócio nos apartamentos novos.

2- Verifique qual tipo de financiamento melhor atende seu perfil

Ao solicitar o financiamento para comprar um apartamento à venda, normalmente, é preciso ter em mãos 30% do valor total da propriedade e usá-lo como entrada. O restante, pode ser parcelado de diversas formas com prestações acessíveis ao seu bolso.

Atualmente, existem três tipos de financiamento pelos sistemas SAC, Sacre e Price. Todos possuem características específicas e levam em conta uma série de fatores durante o cálculo do valor de cada prestação. Confira:

  • SAC (Sistema de Amortização Constante): nesse sistema, as primeiras parcelas do financiamento são mais elevadas e, ao longo do tempo, elas vão sofrendo uma redução de valor. Além disso, o valor da amortização se mantém estável ao longo de todo o período;
  • Sistema Price: nesse caso, nas primeiras prestações são cobrados basicamente os juros do financiamento. Nesse modelo, o valor de todas as parcelas são mantidos constantes,
  • Sacre (Sistema de Amortização Crescente): basicamente, o sistema Sacre é a junção do SAC com o Price. Diante disso, as parcelas do financiamento sofrem uma elevação de valor e, após um período, começam a diminuir.

3- Conheça com detalhes a infraestrutura do bairro onde pretende morar

Um dos principais fatores para compra de imóvel ocorrer com sucesso, é analisar a infraestrutura e facilidade de acesso da região onde pretende morar. Hoje em dia, muitas pessoas dão preferência por residirem próximo ao centro das grandes cidades e ficarem próximo do local de trabalho e estudo.

Antes de fechar negócio, verifique se os arredores do condomínio apresentam segurança e possuem supermercados, farmácias e demais estabelecimentos. Com isso, você não precisará usar algum meio de transporte para chegar até um centro comercial, podendo ir a pé.

Bairros atendidos por metrô e uma eficiente rede de transporte público possuem forte tendência a valorização. Ainda, é importante saber quais ruas e avenidas principais da cidade cortam a região, fornecendo fácil acesso a outros pontos do município.

4- Confira a posição do sol em relação do apartamento

A orientação solar da unidade que você pretende comprar no condomínio é outro item importante levado em consideração antes de fechar negócio. Aqui no Brasil, e em todo o hemisfério sul, os raios solares tendem a ser mais fortes em todas as propriedades situadas na posição norte da rosa dos ventos.

Cabe lembrar que, quanto mais sol entrar no apartamento, mais arejado ele pode ser. Além disso, a incidência solar evita a proliferação de ácaros, fungos e bactérias dentro do imóvel e minimiza os problemas respiratórios de seus moradores.

5- Saiba qual modelo de apartamento mais se adequa com suas necessidades

Além do modelo padrão, existem outros tipos de apartamentos capazes de atender a diferentes perfis nas grandes cidades. Desde studios até coberturas, todos proporcionam comodidade e bem-estar aos moradores. Conheça detalhes sobre cada tipo de imóvel:

  • studio: imóvel com metragem em torno de 30 m² com todos os cômodos conjugados. Dependendo da planta, alguns podem contar com varanda e serviços pay-per-use, como lavanderia;
  • padrão: todos os cômodos são delimitados por paredes e são indicados para pessoas casadas ou com filhos. Hoje, existem apartamentos desse tipo com até quatro suítes e varanda gourmet equipada com churrasqueira e forno de pizza;
  • térreo: esse é o apartamento mais indicado para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Em algumas situações, sua varanda é maior em relação às demais unidades, formando uma espécie de quintal batizado por muitos de área garden,
  • duplex e cobertura: normalmente situados nos últimos andares do prédio, sua área costuma ser maior em relação aos outros apartamentos. Muitos dos imóveis desses tipos são construídos em empreendimentos de alto padrão.

Fazer a pesquisa de imóveis de acordo com seu perfil pode ser ainda mais fácil com o Meu Imóvel! Acesse já o nosso site, siga o passo a passo e descubra quais apartamentos melhor atendem suas necessidades nos bairros de sua preferência.

Copyright © 2017 blog.appmeuimovel.com é uma iniciativa do appmeuimovel.com