Se você está com planos de comprar um imóvel, então é preciso começar a pensar na avaliação imobiliária da propriedade. Com ela, você terá não só a garantia de que pagará pelo valor justo da propriedade, mas também a certeza de que toda a sua documentação está em dia, evitando qualquer tipo de problema.

Mas afinal, o que é avaliação imobiliária e como solicitar esse serviço? Para te ajudar com essas e mais questões, o blog Meu Imóvel preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema. Confira, a seguir.

O que é avaliação imobiliária

A avaliação imobiliária nada mais é do que uma análise de uma propriedade, com o objetivo de definir o seu valor correto de compra e venda. Ele costuma ser muito solicitado por quem está interessado em comprar uma casa ou apartamento, oferecendo a garantia de que o preço cobrado não é abusivo.

avaliação imobiliáriaMas esse procedimento também é realizado em outras ocasiões, como durante o processo de financiamento de um novo apartamento, partilha de bens, recebimento de herança, cálculo para indenização por expropriação, para estudo econômico de projetos imobiliários e muito mais.

Ao contratar um profissional para realizar esse serviço, ele emitirá o laudo de avaliação de imóvel, que servirá como documento para comprovar tanto o valor da propriedade quanto a segurança do apartamento ou casa, no caso de já estarem construídos.

Como funciona a avaliação de imóvel

Para fazer a avaliação de imóvel, é necessário contratar um arquiteto, engenheiro, agrônomo ou consultor de imóveis. Você pode encontrá-los por pesquisas ou, ainda, contar com a ajuda de uma assessoria de avaliação imobiliária.

Os profissionais analisarão tanto o imóvel propriamente dito quanto o bairro e as propriedades semelhantes da região, e utilizarão essas informações para fazer os cálculos de avaliação. Eles devem ter como base as normas e metodologias em vigência para esse serviço.

Diferença entre corretor e consultor de imóveis

Apesar de serem profissões de nome parecidos e comumente causarem confusões por isso, o corretor de imóveis e o consultor de imóveis tem funções bem diferentes no mercado imobiliário. Por isso, se você está em busca de um profissional que te ajude com a avaliação imobiliária, é preciso tomar cuidado para não se confundir.

O corretor de imóveis é o profissional apto a te ajudar com as transações imobiliárias. Ou seja, ele te ajudará a encontrar uma propriedade que seja ideal para você e sua família, além de auxiliar no processo de compra e venda dela.

Já o consultor imobiliário é o profissional ao qual você deve recorrer em caso de dúvidas sobre o atual momento do mercado imobiliário — se vale a pena ou não comprar um novo lar agora, por exemplo —, para fazer contratos, fazer a avaliação imobiliária e dar toda a assistência necessária para quem quer fazer investimentos e transações nesse ramo.

No entanto, tenha em mente que mesmo suas funções sendo diferentes, elas se completam no momento de recorrer à ajuda para encontrar uma nova propriedade. Então, conte com o auxílio dos dois, mas saiba a qual recorrer em cada situação.

Certifique-se que está tudo em dia

Com a avaliação imobiliária feita e o laudo em mãos, é possível se certificar que os dados contidos na documentação da propriedade estão corretos e, assim, dar continuidade ao processo de compra e venda da propriedade sem dores de cabeça.

Certifique-se, ainda, de que todos os impostos e registros necessários estejam pagos, como ITBI, IPTU e demais tributos obrigatórios para a transferência de uma propriedade. Isso também é analisado na avaliação imobiliária.

Por último, garanta que o imóvel oferece a segurança necessária para você e sua família. Se houver qualquer irregularidade no laudo de avaliação de imóveis envolvendo fiação, estrutura e afins, providencie as reformas necessárias antes da mudança.

Mantenha-se informado

Agora que você sabe a importância da avaliação imobiliária, é preciso manter-se informado sobre os demais processos necessários durante a compra e venda de uma propriedade. E sabe onde você fica sabendo de tudo isso? Aqui, no blog Meu Imóvel.

Acompanhe nossas publicações para fechar uma compra segura e garantida do imóvel dos seus sonhos. Caso você esteja procurando o lar ideal para você e sua família, nós também podemos te ajudar! Basta acessar nosso catálogo e conferir todas as nossas ofertas. Com certeza uma delas atenderá perfeitamente às suas necessidades.