O crescimento do share living no Brasil confirma a tendência de moradia compartilhada cada vez mais presente nas grandes cidades. Tais unidades estão situadas em empreendimentos residenciais com dormitórios privativos e os demais ambientes, como lavanderia, são divididos entre todos os condôminos.

Normalmente, o público-alvo deste tipo de propriedade são estudantes, solteiros e idosos que preferem obter mais comodidade e praticidade no dia a dia. Confira, neste post do Meu Imóvel, detalhes sobre o que é share living e como o mercado está abraçando seus conceitos em São Paulo!

Características dos share livings

Também chamado co-living, possui como objetivo oferecer a troca de experiências e situações presenciadas por todos os moradores de um condomínio. Graças aos ambientes compartilhados, não só na área de lazer como na de serviço, muitos afirmam que é possível obter até mesmo uma melhor qualidade de vida.

As unidades deste tipo de moradia costuma ter, em média, entre 20 e 40 m² e apenas um dormitório. Como é voltado às pessoas que moram sozinhas, esta área interna é suficiente para o morador e, ao lavar roupas e até mesmo cozinhar, ele irá usar as dependências coletivas.

Além disso, a localização destes imóveis nas grandes cidades normalmente os deixam próximos da região central. Assim, os moradores poderão contar com melhores condições de infraestrutura e facilidades caso precisarem ir ao hospital ou fazer as compras do dia a dia.

Principais benefícios deste tipo de imóvel

Os benefícios do share living são muitos e atendem perfeitamente a necessidade de todos os moradores em busca de melhor qualidade de vida. Desde localização até itens de infraestrutura modernos e tecnológicos: tudo é possível encontrar neste novo conceito de moradia compartilhada.

1- Localização privilegiada

Como o público-alvo são estudantes, solteiros e idosos que moram sozinhos, os co-livings se situam em pontos estratégicos das grandes metrópoles. A correria dos jovens com trabalho e estudo somada a dificuldade de locomoção dos idosos leva estas habitações estarem bem próximas da região central.

Isso porque, nesta porção da cidade, é possível encontrar farmácias, hospitais, centros universitários e outros lugares sem precisar gastar muito tempo com deslocamento. Ainda, o centro possui fácil acesso, pois é atendido por dezenas de linhas de ônibus e metrô, garantindo mais rapidez e mobilidade.

2- Apartamentos mobiliados e com tecnologia

Normalmente, os share livings já são entregues totalmente mobiliados aos moradores que não precisarão se preocupar com os gastos envolvendo acabamento.

Já nos ambientes coletivos, serviços de lavanderia em conjunto, por exemplo, proporcionam mais tempo para os moradores conviverem entre si. Junto com isso, todo o empreendimento conta com tomadas USB e serviço de Wi-Fi, garantindo ainda mais modernidade à construção.

3- Empreendimentos equipados com vários ambientes coletivos

Normalmente, os empreendimentos residenciais share living abrigam muitos ambientes coletivos capazes de promover a integração entre todos os moradores. Dentre eles, os principais são: churrasqueira, piscinas adulto e infantil e salão de jogos e de festas.

Uma das novidades, porém, está na presença dos chamados co-workings, espaços dedicados exclusivamente para as pessoas trabalharem em home-office com mais conforto.

Relação entre economia colaborativa e co-living

Hoje em dia, muitas construtoras do mercado prezam por construir apartamentos novos com materiais sustentáveis e tecnologia capaz de contribuir por uma preservação do meio ambiente. Como exemplo, podemos citar o sistema de captação da água da chuva com o propósito de reutilizá-la.

Como no share living os moradores dividirão a lavandeira e outros ambientes antes presentes dentro dos imóveis, a sustentabilidade é o maior benefício alcançado. Isso porque, a divisão de tarefas e o melhor uso de equipamentos contribuirão por uma redução nas contas de luz e de água, pelo menos.

Exemplo de coliving disponível aqui no Meu Imóvel

Após conhecer todos os benefícios proporcionados pelos co-livings e economia colaborativa, chegou o momento de conferir lançamentos residenciais com essas características. Confira a seguir, mais detalhes sobre um dos principais da cidade de São Paulo e fique por dentro de toda sua infraestrutura!

VM Novo Higienópolis

O VM Novo Higienópolis é um moderno empreendimento residencial com unidades estilo share living a partir de incríveis 10 m² — a menor metragem da América Latina. Na sua área de lazer, é possível encontrar co-working, lavanderia coletiva, cozinha compartilhada, academia, dentre outros espaços.

Localizado na Rua das Palmeiras, 410, no coração de Higienópolis, o empreendimento fica a apenas 2 km do Parque da Água Branca e ao lado do Shopping Pátio Higienópolis. Seu principal acesso ocorre pelas estações Santa Cecília e Marechal Deodoro (linha 3-Vermelha) do Metrô.

Confira detalhes sobre esta e outras opções de apartamentos share living no site do Meu Imóvel e verifique qual melhor atenderá seu perfil. Aproveite e faça um excelente negócio na cidade de São Paulo!