Adquirir um segundo apartamento como forma de fazer investimento em imóveis é a melhor maneira de obter uma renda extra neste ano. Isso porque, o cenário econômico tem incentivado cada vez mais o crescimento do setor, principalmente quanto ao número de unidades comercializadas em São Paulo.

Comprando um novo imóvel, você pode alugá-lo ou, até mesmo, revendê-lo posteriormente por um valor maior. Não à toa, muitos brasileiros preferem investir suas economias neste setor, principalmente por conta de uma maior segurança passada.

Taxa Selic pode ficar em 6,5% até o fim do ano

Há mais de um ano, a taxa básica de juros Selic se mantém estável em 6,5%, após uma série de reduções feitas pelo Copom (Comitê de Política Monetária) desde o fim de 2016. A efeitos de comparação, seu índice estava em 14,25% em agosto daquele ano — mais do que o dobro do atual.

Mesmo projeções anteriores afirmando um possível aumento na Selic em 2019, as perspectivas atuais são totalmente diferentes. Com isso, muitas das grandes instituições financeiras acreditam na manutenção desta taxa em 6,5% até dezembro deste ano.

Prova disso é a última reunião do Copom ocorrida no mês passado onde o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, decidiu manter em 6,5% a taxa Selic. O atual índice, cabe lembrar, é o menor da série histórica iniciada em 1986 e isso se deve pelo lento crescimento da economia previsto para 2019.

Para 2020, no entanto, o Boletim Focus prevê um aumento na taxa básica de juros, podendo chegar a atingir 8%. Vale ressaltar que, as reuniões do Copom, onde é definido o valor da Selic, são feitas a cada 45 dias e o corte ou redução do mesmo só acontece quando não há previsão do índice atual bater a meta inflacionária.

Inflação acumulada em 2018 foi de apenas 3,75%

O segundo fator pelo qual vale a pena investir em imóveis em 2019 diz respeito ao baixo índice de inflação. Após passar por períodos turbulentos entre 2014 e 2016, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) registrou pelo segundo ano consecutivo um valor abaixo do teto de 4,5% mantido desde 2006.

Nos períodos de inflação alta, normalmente, ocorre uma elevação de preço nos apartamentos novos e, consequentemente, uma queda no número de unidades comercializadas. Não à toa, o mercado imobiliário enfrentou uma das piores crises do século nos períodos de recessão econômica.

Porém, em 2017, o IPCA fechou em 2,95%, enquanto no ano passado, o índice oficial foi de 3,75%. Ambos os valores são menores em relação ao teto inflacionário de 4,5% imposto pelo governo federal. Mesmo a última previsão de dezembro de 2018 sendo de 3,69%, o índice é considerado excelente pelos economistas.

Neste ano, o Banco Central estabeleceu uma meta de 4,25% para o IPCA e poderá facilmente ser cumprida caso a inflação fique entre 2,75 e 5,75%. A expectativa, de acordo com o Boletim Focus, é o índice fechar em 4,01% em dezembro, mas ainda é muito cedo para saber o quanto esse valor pode ser alterado.

Apartamentos garantem mais segurança patrimonial

Investir no segundo imóvel irá te garantir uma maior segurança patrimonial. Ao contrário de muitos investimentos em que, caso queira obter alto rendimento, será preciso dispor de um grande valor inicial, no mercado imobiliário é possível ter mais solidez quanto ao retorno financeiro.

Diante da atual perspectiva de crescimento do setor ao longo deste ano, um segundo apartamento pode ser alugado a fim de obter renda extra no fim do mês. Outra alternativa é investir em imóveis na planta e revendê-los quando prontos por um valor acima do pago inicialmente.

Mercado começou 2019 com o pé direito

Segundo dados do Secovi-SP (Sindicado da Habitação), foram comercializados 1.622 novos imóveis em São Paulo apenas no primeiro mês deste ano. No levantamento dos últimos doze meses (fev/2018 – jan/2019), foram contabilizadas 29.859 unidades — um número 20,9% maior em relação ao mesmo período anterior.

O número de apartamentos novos à venda na capital paulista atingiu a marca de 20.989, contabilizando aqueles na planta, em obras e prontos, lançados nos últimos 36 meses. Somente em janeiro deste ano, foram lançadas 286 unidades na cidade, comprovando o otimismo por parte das construtoras e incorporadoras para 2019.

Segmentando a pesquisa, dos 29.859 imóveis vendidos em janeiro, 1.227 correspondem aos compostos por dois dormitórios. Além disso, propriedades com menos de 45 m² e avaliados em menos de R$ 240 mil, estão entre as preferências dos paulistanos.

Após constatar as previsões e o otimismo do mercado imobiliário em 2019, fazer um investimento em imóveis neste ano é a melhor forma de aplicar seu dinheiro. No site do Meu Imóvel, você encontra diversos empreendimentos capazes de atender suas necessidades financeiras. Acesse já!