Uma das principais dúvidas de quem deseja comprar uma casa diz respeito ao tamanho do novo lar. Isso porque, dependendo do seu estilo de vida e das suas necessidades, a melhor solução é buscar apartamentos com mais cômodos e uma maior área interna.

No entanto, para encontrar um apartamento do tamanho ideal, capaz de atender o seu perfil, é preciso levar em consideração alguns pontos importantes. Tais fatores envolvem desde a quantidade de membros da sua família, até gastos com decoração e mobília. Confira!

1- Verifique o tamanho de sua família

O primeiro item a ser analisado é quantas pessoas moram com você. Caso resida sozinho, o tamanho de apartamento para solteiro pode ser de até 50 m² e com apenas um dormitório, garantindo mais comodidade. Uma alternativa, neste caso, são os studios com pouca metragem e todos os cômodos conjugados.

Se o comprador for casado e possui um filho, o tamanho de apartamento de dois quartos pode variar de acordo com sua preferência. Enquanto alguns podem ter metragens em torno de 50 m², outros podem beirar os 100 m² e serem equipados com três dormitórios, sendo possível retirar um e ampliar o living.

2- Possui animais de estimação? Veja se o apartamento possui espaço para eles

Se possui algum cachorro ou outro animal de estimação, este é outro fator a se considerar ao escolher o tamanho do imóvel. Neste caso, é importante verificar se a propriedade possui uma varanda ampla ou, até mesmo, uma espécie de quintal, no caso de apartamentos gardens no térreo.

Além disso, verifique se o empreendimento onde pretende morar possui o denominado pet friendly, um espaço específico para seu animal na área de lazer do condomínio. Hoje em dia, muitas construções novas prezam por oferecer um cantinho aos nossos amigões de quatro patas, deixando-os livres para se divertirem horas e horas.

3- Quanto tempo pretende morar no imóvel

Apartamentos maiores podem ter um elevado custo de aquisição, além de demandarem mais gastos com reformas e manutenção. Diante disso, procure ter em mente quanto tempo pretende residir no imóvel, a fim de verificar se o investimento vale a pena ou não.

Normalmente, quando fechamos negócio, não pretendemos sair do apartamentos a menos que surja alguma necessidade. Porém, se está pensando em adquirir um bem e morar nele até juntar dinheiro para dar entrada em um maior, leve em conta o montante a ser gasto na compra do imóvel.

4- Fique por dentro da infraestrutura do empreendimento

Hoje em dia, as construtoras e incorporadoras têm investido bastante na área de lazer dos condomínios, oferecendo mais comodidade aos moradores. Espaços como piscinas, pet friendly, coworking, etc. estão cada vez mais presentes nos apartamentos novos.

5- Conheça seu estilo de vida

Você é aquela pessoa que gosta de organizar eventos em casa e receber os amigos e familiares? Então, seu estilo de vida pede um apartamento com varanda gourmet, onde é possível instalar mesas, forno de pizza, churrasqueira e, dependendo do espaço, até um sofá com TV.

Já, se seu perfil é mais relacionado ao de quem trabalha e estuda o dia inteiro e, aos fins de semana, gosta de viajar, talvez esta não seja a melhor opção. No caso, optar por tamanhos menores pode ser vantajoso, tendo em vista uma maior praticidade e comodidade, principalmente, na hora de limpar.

6- Tenha em mente os gastos com IPTU e demais impostos

O IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) devem ser pagos pelo comprador todo início de ano e no ato da mudança, respectivamente. Enquanto um leva em conta o valor venal, o outro corresponde a 3% do seu preço na cidade de São Paulo.

Levando em conta ambos os instrumentos de cálculo destes impostos, quanto maior for o apartamento, mais imposto precisará ser pago. Por isso, pense bem ao comprar um imóvel grande para ter certeza que se terá condições de arcar com esses custos indesejados.  

7- Confira o quanto está disposto a gastar com móveis e decoração

Ao comprar uma casa, leve em consideração os custos posteriores envolvendo reformas, decoração e mobiliário. Quanto maior for o apartamento, mais gastos terá com todos esses fatores, considerados essenciais quando o assunto é aconchego, bem-estar e comodidade.

Por exemplo: apartamentos de três dormitórios e com metragens a partir de 100 m² exigem uma quantidade maior de móveis, justamente pelo grande número de cômodos. Portanto, leve em consideração este importante fator e verifique se os gastos com o acabamento não irão afetar seu orçamento já comprometido com o financiamento.

Descobrindo qual tamanho de imóvel melhor atende seu estilo de vida, fica muito mais fácil fechar negócio em um novo apartamento. No site do Meu Imóvel, diversos lançamentos com características distintas estão disponíveis. Acesse já e confira nossas opções!