Enquanto, há alguns anos, os cômodos de uma casa deveriam ter cores sólidas e lisas, atualmente, existem vários tipos de pintura de parede, que deixam o ambiente mais alegre, confortável, com um ar diferenciado e único.

Quer conhecer alguns tipos de pintura em parede? Então, confira o conteúdo exclusivo que o blog Meu Imóvel preparou sobre o tema. Aproveite as dicas para dar ainda mais personalidade aos cômodos de sua casa — incluindo a parte externa.

tipos de pintura de parede

Paredes da casa

Ao imaginarmos mudanças que podem ser feitas na casa, um dos primeiros pontos em que costumamos pensar é na cor do ambiente. Isso mostra como a pintura de parede é relevante no lar, além de influenciar completamente a composição da decoração.

Mesmo os papéis de parede voltando à lista de tendências, a pintura ainda é a escolha favorita. Por conta disso, atualmente, o mercado está oferecendo várias opções de estilos. Seja com texturas, várias cores ou formas, é possível mudar completamente um ambiente apenas com poucos produtos.

Entre os tipos de pintura de parede mais utilizados hoje em dia, estão:

Grafiato

A pintura grafiato é um tipo de textura mais resistente. Por conta disso e por ser lavável, é muito escolhido para áreas externas da casa. Porém, nada impede que ele seja aplicado em partes internas também.

Neste último caso, ele costuma ser aplicado em apenas uma parede, para que o ambiente não fique sobrecarregado. Por ser uma textura mais discreta, o grafiato dá um ar mais sofisticado, especialmente, quando trabalhado em cores mais frias.

Os efeitos de ranhuras proporcionados pelo grafiato ainda são ótimos para disfarçar pequenas imperfeições que a parede possa apresentar. Dependendo do local e da cor escolhida para esse tipo de pintura, a parede pode oferecer uma sensação de amplitude ao cômodo.

Cimento queimado

Atual favorita, a pintura de cimento queimado ganhou, rapidamente, o gosto de quem busca por decorações modernas. Geralmente aplicada em apenas uma parede, ela pode ser utilizada em diferentes cômodos: desde salas, até quartos e banheiros.

A textura oferecida pelo cimento queimado é muito discreta, mas proporciona um belo visual. Para isso, é possível fazê-la de diferentes maneiras: com uma base do próprio cimento, massas corridas pigmentadas ou, ainda, texturas prontas.

Diferente dos outros tipos de pintura de parede, o cimento queimado costuma ser feito com esponjas, em vez de pincéis. Assim, é possível obter os resultados “falhos” da textura. Esse tipo de pintura também pode ser utilizado nas áreas externas.

Pintura espatulada

Stucco, ou pintura espatulada, é um dos tipos mais sofisticados de textura, atualmente. As marcas deixadas são sutis e compostas por linhas finas, obtidas por pequenos acúmulos de massa corrida.

Esse tipo de textura é utilizado em paredes, tetos e molduras. Para pintar a parede feita com a técnica stucco, pode-se utilizar uma esponja, assim como no caso do cimento queimado.

É muito comum encontrar a pintura espatulada da cor branca, mas cores mais frias e com aspecto manchado também são muito utilizadas. Para conseguir o efeito de manchas, basta pintar a parede com uma esponja úmida.

A pintura espatulada é mais comum em ambientes internos. Para áreas externas, é recomendável comprar massas para stucco voltadas para este fim, uma vez que oferecem maior resistência e possibilidade de ser lavável.

Pintura quadriculada

Também conhecida como coloração xadrez, a pintura quadriculada consiste na criação de formas geométricas nas paredes. Para a criação dos desenhos, bastam algumas tintas coloridas foscas e fitas adesivas.

tipos de pintura de parede

Neste tipo de pintura de parede, não há regras. É possível criar a forma que desejar, sem a obrigatoriedade de escolher tons da mesma escala. Por ser uma técnica que oferece maior criatividade e alegria, é muito escolhida para quartos infantis e ambientes sociais.

Confira mais dicas no blog Meu Imóvel

Gostou de conhecer alguns tipos de pintura de parede? Então, acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel para mais conteúdos como este. Aqui, você encontra dicas de decoração, móveis, cores e tudo que faz com que uma casa fique ainda mais bela e aconchegante. Confira!