Escolher os melhores tipos de pisos para cada área da casa pode ser um grande desafio, uma vez que o mercado oferece várias opções de peças, dos mais diversos materiais. Mas, além da beleza, os revestimentos podem oferecer muita personalidade ao ambiente.

A escolha correta do material deve implicar, diretamente, ao conforto de cada cômodo e, também, a segurança, especialmente em ambientes molhados, como lavanderias e banheiros. Confira, a seguir, alguns dos tipos de piso tipos de piso mais escolhidos para variados ambientes.

Porcelanato

O porcelanato é o grande queridinho entre os revestimentos. Além de sua beleza e diversidade de texturas, tamanhos e cores, a peça é uma das mais resistentes do mercado, possuindo alto grau de impermeabilidade, abrasão e durabilidade.

Por se apresentar tanto com uma textura mais acetinada — muito utilizada em ambientes internos — quanto rústica, é possível utilizar esse tipo de revestimento em vários espaços, inclusive externos, proporcionando a segurança exigida por cada cômodo.

tipos-de-pisos-imovel

Piso laminado

O piso laminado também é um dos revestimentos mais presentes nas residências, atualmente. Sua fácil colocação, somada à alta resistência e grande semelhança com a madeira natural, faz com que ele combine com diversos cômodos internos: de dormitórios às salas.

Mesmo se mostrando muito resistente a riscos e impactos, o piso laminado não é recomendado para áreas externas e com umidade, uma vez que ele é sensível ao contato com a água, assim como a madeira maciça. Entre as vantagens, o laminado oferece uma sensação maior de conforto ao ambiente.

Cimento queimado

O cimento queimado tem ganhado cada vez mais espaço nos últimos tempos, tanto como um dos tipos de pisos, quanto como revestimentos de parede. Ele oferece um efeito rústico e sofisticado aos ambientes, combinando, especialmente, com decorações contemporâneas.

Mesmo tendo uma impressão rudimentar, esse tipo de piso pode ser muito escorregadio e frágil, sendo suscetível a trincos e manchas, dependendo de onde for aplicado. Por conta disso, ele é mais indicado para cômodos internos, como salas.

Mármore

O mármore é um dos revestimentos mais buscados para quem deseja dar um ar de requinte e elegância para os ambientes. Por ser um dos tipos de pisos frios, é indicado para áreas quentes, ou em cômodos mais íntimos, como os dormitórios.

Porém, ele também pode ser utilizado em áreas externas, desde que em sua versão sem polimento, para que não fique escorregadio. O revestimento de mármore exige cuidados extras. Por conta de sua porosidade, é muito suscetível à mancha.

Cerâmica

Ideal para quem gosta de brincar com cores e formas nos pisos, a cerâmica proporciona várias maneiras de colocação, indo desde as mais tradicionais, com pigmentações e aplicações uniformes, até as texturizadas e com mosaicos. Suas pedras podem ser coloridas ou em tons sóbrios.

Uma das maiores vantagens da cerâmica é a sua facilidade de higienização, porém, é uma peça frágil, muito sensível a impactos, podendo trincar com facilidade. Por conta disso, é bom sempre ter peças reservas, para possíveis trocas.

Granito

O granito é um tipo de pedra muito buscada por quem procura a beleza e requinte oferecido pelo mármore, mas com a durabilidade de um porcelanato. Por ser pouco poroso, não é tão frágil com manchas, por exemplo, e é mais resistente a riscos e desgaste químico.

Ele pode ser aplicado nas áreas internas e externas e pode ser renovado sem a necessidade da troca de suas peças. Para isso, é necessário um processo de polimento, que restaura o brilho do revestimento.

Acompanhe as dicas do Blog Meu Imóvel

tipos-de-pisos

Além de dicas dos tipos de pisos mais utilizados em residências, o blog Meu Imóvel traz vários outros conteúdos de decoração para a sua casa. Se você está redecorando, ou então acabou de se mudar para uma nova residência, fique por dentro das informações no nosso blog!

Se você está a procura de um novo lar, não deixe de conferir o catálogo do Meu Imóvel. Com base em seu perfil, indicamos os melhores empreendimentos disponíveis, que atenderão perfeitamente o seu estilo de vida e necessidades.