Escolher piso para apartamento é uma tarefa complicada, uma vez que diversos fatores interferem na decisão e, claro, na beleza do ambiente. O barulho, a conservação e até mesmo sua temperatura devem ser estudados.

Para que não haja erros, confira as opções a seguir. Isso ajudará a escolher o piso ideal para apartamento, deixando o ambiente confortável e aconchegante para você e, também, para seus vizinhos.

Estude o local

Antes de mais nada, é preciso estudar o local em que o piso será aplicado. Se terá circulação intensa, se ficará exposto à umidade ou ao sol, ou se é para área externa ou interna. Tenha em mente a utilização do cômodo para, então, escolher o piso.

Outro quesito importante a avaliar é a instalação. Alguns tipos de piso são de simples aplicação, que pode ser feita em poucas horas, sem sujeira e sem a necessidade de contratação de mão de obra, como é o caso dos autoadesivos.

Outro modelos acabam demandando mais tempo, mão de obra e materiais para sua colocação, como é o caso das cerâmicas. Além de levar mais tempo para ficarem prontas, elas ainda causam desconforto durante o processo por conta da sujeira.

Piso vinílico

piso-para-apartamento-imovel

O vinílico se mostrou um dos melhores pisos para apartamento e, não à toa, se tornou o mais procurado do momento. Ele é agradável em qualquer temperatura, uma vez que não absorve o calor e, também, não fica gelado nos dias frios.

Além de resistente, tem alta durabilidade e é antialérgico. É a opção ideal para apartamentos, uma vez que não faz barulho e, assim, não causa desconforto aos vizinhos. O vinílico reage à luz e dá um efeito visual semelhante à madeira.

Sua maior vantagem, porém, é a praticidade. A aplicação é fácil, uma vez que existem modelos autocolantes que, além de poderem ser aplicados em cima do piso já existente, dispensam a contratação de mão de obra. Sua limpeza também é simples.

Como conservar o vinílico

Não é recomendável molhar demais esse tipo de piso. A água pode estragar o material, causando danos ao revestimento. O recomendável é usar um pano úmido para limpá-lo.

Evite, ainda, arrastar móveis. Isso pode marcar e até mesmo rasgar o vinílico. Procure não usá-lo em ambientes que tenham muita incidência de sol, pois o excesso da luminosidade natural pode causar alterações nas cores das peças.

Piso laminado

O piso laminado deve ser utilizado apenas em ambientes internos, uma vez que ele não pode sofrer com umidade. Sua versatilidade é seu diferencial, já que existem diversas opções de cores no mercado.

Ele não sofre com variações de temperatura, deixando o ambiente sempre agradável. O ponto negativo do laminado é que ele faz barulho ao andar. Talvez não seja boa ideia investir no piso se, por exemplo, você tiver pets.

Esse modelo requer a contratação de mão de obra para sua aplicação, além de custos adicionais com materiais, como a manta para aplicação. Apesar disso, é de fácil colocação, que é feita em poucas horas.

Como conservar o laminado

A textura do laminado pode ser escorregadia, então analise bem o local em que pretende aplicá-lo. Veja, ainda, a intensidade da circulação do ambiente para não causar desconforto principalmente aos vizinhos.

Não é recomendado para quem tem animais de estimação. A unha dos pets pode danificar as peças, causando ranhuras e riscos indesejados. Evite, também, arrastar móveis em sua superfície.

Não aplique o laminado em locais úmidos. A água compromete o piso, causando estufamento e manchas. Use um pano pouco úmido, apenas com água, ou então a mistura de água com detergente neutro.

Madeira Cumaru

Se o que você busca são pisos para apartamentos modernos, então sua escolha é o de madeira cumaru. É o melhor piso de madeira para apartamento por ser de ótima qualidade e resistência, além de proporcionar praticidade em sua limpeza.

Possui preço acessível, é facilmente encontrado no mercado e, ainda por cima, dá um ar muito moderno ao ambiente. Ele pode ser aplicado como assoalho, vinílico ou piso pronto. Está na lista de melhor piso laminado para apartamento.

piso-para-apartamento

Como conservar o piso de madeira cumaru

Esse tipo de piso é muito prático, uma vez que seus cuidados implicam apenas em utilizar uma vassoura com cerdas macias e, esporadicamente, usar pano pouco úmido. O excesso de água pode manchar e estufar a madeira.

Evite, também, utilizá-lo em ambientes com muita incidência de raios solares. A luz natural constante pode provocar manchas e variação de cores da peça. É recomendado aplicar um verniz para reavivar a cor da madeira.

Porcelanato

Por muitos anos presente na lista de melhor piso para apartamento, o porcelanato ainda é uma das primeiras opções cogitadas no momento de dar um ar mais sofisticado ao ambiente.

Ele é ideal para ambientes úmidos, uma vez que é bem resistente à água. É facilmente encontrado no mercado, em diferentes cores, tamanhos, texturas e acabamento — como as opções foscas, brilhosas e acetinadas.

Pode ser usado em ambientes externos, por ser um piso resistente, versátil e que se adapta facilmente em todos os tipos de ambientes. Outro ponto positivo é que a luz natural constante não afeta as peças.

Como conservar o porcelanato

Apesar de ser uma peça resistente, tome cuidado ao derrubar objetos pesados sobre ela. Isso pode trincar ou danificar o acabamento da peça. Evite também arrastar móveis, para não causar riscos.

A limpeza exige apenas uma vassoura de cerdas macias e pano com água ou até uma mistura de água com detergente neutro. Não use cera ou produtos agressivos. Isso pode causar manchas no porcelanato.

Agora ficou bem mais fácil para você decidir qual o melhor tipo de piso para apartamento, não é? Então, para não perder mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Meu Imóvel! E se o que você busca é apartamento, fique de olho no nosso catálogo!