Em busca de novos clientes, o mercado imobiliário se reinventa constantemente de acordo com as necessidades de quem está à procura de um imóvel. Hoje em dia, pessoas de diferentes perfis e idades procuram um novo lar, principalmente a denominada geração Y.

Representado basicamente por jovens adultos, esse público é um dos principais do setor e possuem algumas peculiaridades enquanto escolhem um novo lar. Conheça neste post, mais informações sobre a geração Y e suas características, bem como sua influência no mercado de imóveis!

Mas, afinal, quem pertence à geração Y?

Atualmente existem no mercado três grupos diferentes de público de acordo com a faixa etária. A denominada geração Y no Brasil corresponde às pessoas nascidas a partir da década de 1980 e hoje possuem, no máximo, 40 anos. Já as gerações Baby Boomer e X representam nascidos entre 1940 e 1960, e 1960 e 1980, respectivamente.

Além dessa denominação, os jovens abaixo dos 40 anos também podem ser chamados de Millennials e, hoje em dia, representam a maioria ativa no mercado de trabalho. Por esse motivo, acabam sendo tratados como público-alvo à procura de apartamentos novos.

Maioria das pessoas em busca de um imóvel na internet são da geração Y

Segundo pesquisa divulgada no portal VGV, a geração Y é a mais interessada em comprar novos imóveis em todo o Brasil. O levantamento conversou com pessoas das três gerações e procurou entender os motivos e necessidades pelos quais estão interessadas em um novo lar.

De modo mais aprofundado, 55% dos brasileiros que pesquisam imóveis na internet pertencem à geração nascida após 1980. Destes, 50% irão adquirir um primeiro imóvel e 34% estão em busca de propriedades disponíveis para locação.

40% da geração Y entrevistada considera o prazo de até 90 dias o mais adequado para procurar e adquirir um novo imóvel. Com isso, os compradores conseguem analisar detalhadamente cada projeto e verificar se atendem seus estilos de vida. Nesse caso, a preferência acaba sendo por apartamentos de dois dormitórios.

Por outro lado, as gerações Baby Boomers e X, correspondentes a 45% do público interessado em imóveis, dão preferência por aqueles formados por dois ou três dormitórios. Ainda, levam em consideração os índices de valorização de determinado bairro e podem demorar até 180 dias para fecharem negócio.

O que essa geração leva em conta ao comprar um imóvel?

O perfil da geração Y costuma ser de pessoas modernas, que fazem muito uso de dispositivos eletrônicos, como celulares e tablets. Por esse motivo, estão sempre por dentro das tendências do mercado, bem como suas inovações e novidades. Conheça alguns pontos considerados por esse público durante a compra de um imóvel!

1- Preferência por apartamentos novos

Apartamentos na planta ou recém-construídos são os preferidos da geração Y. Isso porque geralmente essas pessoas possuem uma rotina muito apressada e quase nunca tem tempo para se preocupar com reformas e modificações na propriedade.

Outro fator levado em consideração é a área de lazer do condomínio. Hoje em dia, os empreendimentos são entregues com diversos ambientes coletivos, como piscina, academia e pet place, o que proporciona mais diversão aos moradores.

2- Tecnologia implantada nos condomínios

A geração Y passa boa parte do tempo conectada na internet, seja por meio de computador ou dispositivos móveis. Pensando em atender esse público, muitos dos condomínios novos possuem Wi-Fi nos ambientes coletivos e tomadas USB’s nos principais cômodos do apartamento.

3- Uso das redes sociais como informação

Plataformas como Facebook são as preferidas da geração Y quando o assunto é estar em busca de informações sobre determinados assuntos. Durante a procura de um novo lar, isso não é diferente. Muitos brasileiros acessam as redes sociais e ficam por dentro das tendências do mercado imobiliário brasileiro.

Por esse motivo, o Facebook do Meu Imóvel se mantém atualizado diariamente com posts sobre as principais novidades relacionadas ao setor. Com isso, os compradores possuem mais facilidades em verificar quais apartamentos disponíveis no site melhor lhe agradam.

4- Experiências em troca de bens materiais

Neste tópico, é importante lembrar sobre a implantação de apartamentos studios nas grandes cidades, oferecendo total conforto aos moradores. Com metragens entre 30 e 50 m², esses imóveis são muito procurados por quem deseja viver novas experiências e se desapegar de bens de elevado valor de aquisição.

Com isso, saber se a propriedade possui tendência à valorização no decorrer dos anos não primordial— ao contrário das gerações Baby Boomer e X. Nesse caso, a experiência por novos ares, independentemente do tamanho, é mais importante.

Após ficar por dentro da geração Y e suas características, chegou o momento de se mudar! Conte com a ajuda do Meu Imóvel e conheça diversos apartamentos disponíveis em nosso site de acordo com seu estilo de vida!