Comprar um imóvel na planta possui diversas vantagens e é o sonho de muitas pessoas. Afinal, o preço é mais em conta, é possível conseguir condições especiais de financiamento, além da valorização do imóvel a longo prazo.

Porém, o momento de emoção pede racionalidade na hora de fechar o negócio. Analisar os documentos para a compra do imóvel é um dos passos mais importantes para evitar futuras dores de cabeça.

Uma das vantagens de comprar um imóvel na planta, é a documentação menos burocrática. Isso, porque a papelada será em entregue em dia pela construtora e o contrato entre as partes será firmado.

Já ao comprar um imóvel usado, há chances de enfrentar problemas com a documentação do antigo proprietário. Os dados podem estar incompletos e existir contas pendentes ou irregulares, como o IPTU. Veja as informações sobre a documentação do apartamento na planta:

Atenção aos documentos da imobiliária

Além de cumprir a sua parte da documentação, é preciso estar atento aos documentos da imobiliária. Solicite uma cópia do memorial de incorporação da obra. Se o corretor disser que ainda não tem, talvez seja uma boa hora para terminar a conversa.

É explicitado pela lei 4591, de 1964, que uma série de documentos devem estar registrados no cartório antes de qualquer negociação imobiliária. Ou seja, é crime levantar um empreendimento e negociá-lo sem ter a documentação regularizada.

Alguns deles certificam sobre a prova da propriedade do terreno e o projeto de construção aprovado pela prefeitura. Além disso, há o cálculo da área do imóvel e a descrição sobre o acabamento, por exemplo. Todas essas informações fazem parte do memorial e são itens que valem prestar atenção.

Dessa forma, se o empreendimento entregue não estiver de acordo com as especificidades do memorial, você poderá questionar a incorporadora. Outro documento importante é a escritura de imóvel, pois ele valida, de forma legal, a compra do imóvel.

Documentos de identificação

A compra de apartamento na planta, assim como outras aquisições de imóveis, solicita a documentação de identidade dos novos proprietários. Assim, você precisará apresentar o seu RG, CPF e a certidão de casamento, se for casado, ou a de nascimento, se for solteiro.

Se você for casado, saiba que, dependendo de como é feita a divisão de bens do casal, será necessário apresentar os documentos do cônjuge. Assim, é possível confirmar que a outra parte também está interessada na aquisição.

Documentos empregatícios: se quiser usar o FGTS

Se você quer comprar um imóvel na planta utilizando seu FGTS, saiba que é possível. Nesse caso, é preciso apresentar uma série de documentos empregatícios. Entre eles, o extrato do FGTS, a carteira de trabalho, a carta do empregador e a autorização para o saque.

Essas informações garantem à incorporadora a sua capacidade financeira, além da autorização para mexer nesse valor. Tudo isso aumenta a segurança do contrato.

Comprovante de endereço e de renda

A comprovação de renda é importante, principalmente na compra de imóvel na planta. Como há um tempo entre a aquisição do novo lar e a mudança, é importante mostrar que poderá arcar com as parcela iniciais da obra. Solicita-se no mínimo três holerites recentes, além da cópia da Declaração de Imposto de Renda.

Outro ponto analisado é que se o comprador não possui casa própria, precisará conciliar o pagamento do aluguel e as parcelas do novo lar. Esses são fatores aos quais os corretores estão atentos na hora de fechar o contrato. O seu comprovante de endereço precisará ter até três meses.

Se for financiar, precisará apresentar os documentos

Se você for fazer um financiamento de apartamento na planta, todos os documentos referentes à ele precisarão ser apresentados. Ou seja, é necessário mostrar a proposta aprovada pelo banco, para a incorporadora ter garantias do pagamento.

Todos esses documentos são importantes para garantir um acordo entre as partes. Para conseguir o financiamento, você também precisará mostrar os documentos relacionados à obra, para que o banco tenha confiança na hora de fazer o financiamento.

Depois, é preciso mostrar os documentos para a incorporadora garantir que receberá as parcelas referentes ao imóvel. Não tenha dúvidas de como comprar apartamento na planta!

Quais são as formas de financiamento?

Quando falamos de comprar imóvel na planta, é possível fazer o financiamento de duas formas, a associativa ou por repasse de recursos. Na primeira opção, você fecha o empréstimo ao mesmo tempo em que compra o imóvel na construtora.

Assim, antes da obra ser finalizada, o comprador pagará apenas os juros, taxas administrativas, seguro por Morte e Invalidez Permanente (MIP) e o seguro de Danos Físicos ao Imóvel (DFI). A amortização inicia apenas com a emissão do Habite-se.

No segundo caso, a pessoa interessada em adquirir o imóvel faz, por conta própria, o acordo com a construtora para o pagamento do custeio de construção do imóvel. Com isso, assina o financiamento quando o Habite-se é liberado.

Ou seja, tratando-se de repasse, é acertado o pagamento de determinado número de parcelas durante a construção do imóvel. Ao sair o Habite-se, quita-se o saldo devedor com o dinheiro do financiamento. Para isso, é recomendável iniciar o processo de empréstimo com, no mínimo, três meses de antecedência.

Compre o seu imóvel na planta

São muitas as vantagens de um imóvel na planta. Mas, não deixe de se precaver. Pesquise sobre a construtora, converse com pessoas que já tenham adquirido um imóvel dela e veja as reclamações na internet.

Comprar imóvel na planta e a documentação podem assustar um pouco, mas, na verdade, é um assunto simples. Apenas se certifique de que está realmente de acordo com os pontos colocados em contrato e confira se tudo foi cumprido quando o imóvel for entregue.

Se você tem alguma dúvida, confira o Meu Imóvel. Analise a localização, valores e previsão de entrega na hora de escolher o seu imóvel. Encontre o empreendimento ideal para o seu perfil!