Se você está pensando em utilizar dados do mercado imobiliário para te guiar na hora de fazer uma compra, atenção. É preciso entender como cada dado foi coletado, analisado e contextualizado.

A partir desses dados, as incorporadoras e construtoras definem estratégias de vendas. Isso, porque elas analisam o comportamento do público. Com isso, percebem suas necessidades, carências e o quanto estão dispostos a gastar.

Cenário do mercado imobiliário

Em 2018, os números referentes à comercialização de imóvel cresceu 26,7% em relação ao ano anterior, segundo a Pesquisa do Mercado Imobiliário promovida pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

Para 2019, a expectativa é que o mercado imobiliário continue crescendo ou se mantenha estabilizado.

A pesquisa mostra como está o mercado imobiliário. A princípio, não haverá um boom imobiliário tão cedo, porém o crescimento segue contínuo.

A instabilidade ainda afeta a população, que está receosa em fazer novas dívidas em um cenário incerto. Por isso, o momento de investimento é bom, uma vez que os preços ainda seguem mais baixos.

Mercado imobiliário é dinâmico

Se você quer comprar um imóvel, saiba que o setor imobiliário é dinâmico. Por isso, se você pretende analisar dados do mercado imobiliário como ferramenta para ajudar na hora da compra, é importante estar ciente disso.

Outro fator que vale a pena ressaltar, é que algumas regiões podem ser impactadas pela sazonalidade, comportamentos específicos de sua área e até questões ambientais. Todos esses fatores serão importantes na hora de valorizar ou não um empreendimento, além das movimentações do mercado.

Além de saber o valor do terreno e acompanhar as variações de inflação, PIB e o valor do metro quadrado na região, é preciso saber relacioná-los. Dados são interpretações e informações. É preciso entender o que está sendo levado em consideração na hora de chegar a determinada conclusão.

Fontes de pesquisa do mercado imobiliário

Se você quer investir em imóveis, precisa saber onde se atualizar sobre o mercado de forma segura. Cuidado com análises e opiniões de blogs desconhecidos.

Acompanhar a pesquisa de mercado imobiliário realizada por órgãos públicos, como o Secovi SP, a Embraesp (Empresa Brasileira de Estudo de Patrimônio) e o IBGE, é importante. Além disso, vale ficar de olho em dados de empresas privadas renomadas, como os estudos da FGV (Fundação Getúlio Vargas) sobre o tema.

Utilidade das pesquisas

Muitas estatísticas do mercado imobiliário brasileiro são úteis, principalmente para as incorporadoras e construtoras, pois revelam hábitos de consumo. Dados interessantes para você, que quer comprar um imóvel, estão relacionados à oferta de crédito imobiliário.

Com o aquecimento do setor, empresas, e até mesmo o governo, ficam mais confiantes ao oferecer crédito ao público. Por isso, entender dados do mercado imobiliário, ou que o afetam diretamente, como a Taxa Selic e a inflação é importante. De forma conjunta, elas ajudam a moldar o cenário de investimento no setor.

Ao analisá-las, e sabendo das suas condições financeiras, você conseguirá definir se é ou não um bom momento para investir. Além disso, dados como o preço por metro quadrado e regiões mais caras para se viver são importantes na hora de escolher o seu imóvel.

Encontre o seu imóvel ideal

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre dados do mercado imobiliário, analise se o cenário está favorável a você e encontre o seu imóvel ideal.

Além de saber o que quer fisicamente do empreendimento, como o número de quartos e especificidades ligadas ao lazer, é necessário analisar a região da cidade em que se quer morar. Viver perto do metrô pode ser mais caro, mas se fizer a diferença em sua rotina, vale a pena analisar o custo-benefício.

Encontre o imóvel perfeito para o seu perfil no Meu Imóvel e faça uma consultoria. Lá, você consegue tirar todas as suas dúvidas!