O trabalho por conta própria é a realidade de muitos brasileiros. Inclusive, o número de MEIs (microempreendedores individuais) que prestam serviços no país continua crescendo. Por isso, comprovar renda e conquistar a chave da casa própria faz parte da dúvida sobre se autônomo pode financiar imóvel.

A maioria das pessoas sonha em ter o seu lar, o que muitos não sabem é que os autônomos são uma grande parte dos compradores de imóveis. Se está interessado em um financiamento, será preciso ter muita disciplina e organização para alcançar esse objetivo, além de saber quais os requisitos precisa cumprir nessa negociação.

Principais aspectos sobre como financiar um imóvel

prestação de contasO primeiro passo para entender que autônomo pode financiar um imóvel é saber o funcionamento do empréstimo imobiliário. Quando a instituição financeira recebe o seu investimento, ela realiza o pagamento do imóvel e, depois, gera uma dívida a ser paga com o banco, em vez de com a construtora ou o proprietário.

Por isso, essa instituição deve saber se você tem as condições iniciais para dar conta desse compromisso, por isso é feita a análise de crédito. Além disso, saiba que ter um registro de carteira de trabalho não é um fator suficiente para comprovar a sua renda, sendo necessários outros recursos.

Conheça os documentos essenciais para o financiamento

Antes de você saber mais detalhes sobre como comprovar a sua renda como trabalhador autônomo, é importante saber quais documentos são exigidos na hora de financiar o seu imóvel. São eles:

  • RG e CPF originais e suas respectivas cópias. Se você tiver um companheiro, é preciso apresentar os documentos dos dois;
  • Comprovante de estado civil,
  • Comprovante de renda, como holerites, extratos bancários e declaração completa do imposto de renda do casal, se for o caso.

Saiba que cada instituição financeira contém etapas de análises, por isso pode ser que solicitem alguns outros documentos também. Outro detalhe que precisa de atenção é que o valor de cada parcela do financiamento imobiliário não pode ultrapassar 30% do total dos seus rendimentos.

Faça a comprovação da sua renda como autônomo

Todo autônomo pode financiar imóvel, desde que consiga comprovar a sua renda. Para isso, existem vários caminhos, como usar o contrato de prestação de serviços, a declaração do Imposto de Renda, a declaração do sindicato da categoria de trabalho e até a Declaração Comprobatória de Recepção de Rendimentos (Decore).

Dependendo da empresa de financiamento, podem ser solicitados também os últimos seis extratos bancários para comprovar a renda do seu trabalho autônomo. Para isso, tente deixar as suas pendências financeiras bem equilibradas antes de fazer o pedido para financiar um imóvel.

Seja um bom pagador na hora de financiar

O profissional autônomo pode financiar imóvel com mais facilidade se tiver uma educação financeira, sendo ela fundamental para conquistar a sua casa própria. 

A amortização é o processo que consegue acertar a dívida do financiamento de imóvel, desde que seja possível fazer pagamentos frequentes para a instituição ou empresa responsável pelo valor do empreendimento. Vale lembrar que não se trata de um pagamento normal, porque cada organização tem um método e modalidades diferentes, como:

  • Sistema PRICE: garante parcelas fixas ao longo de todo o processo de pagamento;
  • Sistema SAC: contém parcelas decrescentes e valores iniciais altos que diminuem com o tempo,
  • Sistema SACRE: mescla os anteriores, tendo parcelas crescentes no começo e que diminuem graças à amortização.

Principais tipos de financiamento existentes

A boa notícia é que existem alternativas de financiamento habitacional disponíveis para os autônomos fazerem um alto investimento. Por isso, antes de decidir qual delas escolher, você precisa saber as condições incluídas na hora de como financiar um imóvel, já que essa decisão é muito importante para a sua vida.

É possível financiar o imóvel direto com a construtora, porque algumas empresas responsáveis pela construção apresentam opções de pagamentos flexíveis. Essa costuma ser uma opção muito atraente sobre como fazer financiamento de imóvel, pois a burocracia é menor, e o crédito acaba sendo facilitado em relação aos bancos.

Outro caminho para realizar esse financiamento é direto com o banco, sendo uma solução popular e frequente para os compradores. Vale lembrar que essa é a modalidade mais exigente na hora de aprovar o seu crédito, apesar de ter um prazo para quitar que pode chegar até 35 anos de parcelamento.

Acompanhe outras publicações do blog Meu Imóvel

homem autônomo em casaFoi bom saber que autônomo pode financiar imóvel? Então, não deixe de conferir mais assuntos como esse no blog do Meu Imóvel, além de temáticas sobre lar, decoração e dicas de empreendimento. Confira!

Com essa e outras publicações, você fica por dentro de diversos assuntos e torna a sua rotina ainda mais interessante. Depois de conferir esse conteúdo, que tal saber mais sobre o mercado imobiliário desse ano?