Muitos brasileiros, hoje em dia, dão preferência para o home office e toda a praticidade oferecida por esse método de trabalho. Diante disso, contar com um escritório em casa só irá te ajudar a ter um cantinho específico para desenvolver suas tarefas no conforto do lar.

Não à toa, muitos apartamentos novos já contam com um dormitório a mais que pode ser transformado em um pequeno escritório. Além disso, alguns condomínios oferecem coworking na área de lazer, proporcionando mais comodidade a todos. Conheça, neste post, mais informações sobre esta tendência do mundo moderno.

37,2% dos brasileiros já trabalharam em casa ao menos uma vez na vida

De acordo com a Pesquisa dos Profissionais Brasileiros da Catho, 37,2% dos brasileiros já trabalharam alguma vez em esquema home office. Número este com tendência a aumentar nos próximos anos em decorrência do aumento de trabalhos remotos em todo o país.

Considerando um percentual de 100%, 37,8% das pessoas trabalham em casa entre uma e duas vezes na semana. Ao mesmo tempo, 37,2% afirmam que o home office é feito esporadicamente de acordo com suas necessidades, ou seja, nem toda semana.

Ainda, apenas 16% da população que já fez home office afirma trabalhar em casa mais de três vezes na semana. Com isso, é possível afirmar a existência de uma falta de hábito dos brasileiros em se adaptar com o ambiente caseiro em relação ao regime presencial.

Um dado interessante sobre a pesquisa diz respeito ao percentual de trabalhos remotos feitos em relação ao tamanho da empresa onde a pessoa está contratada. No caso, 39,9% dos funcionários das empresas de grande porte fazem home-office — 5,9% a mais em relação às micro e pequenas.

Vantagens de trabalhar no esquema home-office

Existem diversos benefícios de ter um pequeno escritório home office em seu apartamento e poder desfrutar do trabalho remoto. Dentre eles, citam-se:

  • dependendo da pessoa, é possível ter um maior rendimento e produtividade em casa. Isso porque, muitas vezes, o silêncio do lar pode contribuir por uma melhora na concentração;
  • pelo fato de não precisar sair de casa e enfrentar trânsito e transporte público lotado, é possível trabalhar com menos estresse e preocupação;
  • trabalhos remotos tendem a atender melhor um público jovem que prefere criar sua própria rotina de horários, sem deixar de lado as responsabilidades,
  • segundo estudo da Global Roward Solutions, 87% das pessoas se sentem mais engajados com o trabalho quando fazem videoconferências ao invés de reuniões presenciais.

Coworking: uma tendência dos empreendimentos modernos

Empreendimentos modernos contam com uma série de espaços compartilhados capazes de promover uma melhor interação entre todos os moradores. Dentre os principais ambientes, podem-se citar os coworkings voltados exclusivamente a quem trabalha remotamente.

Normalmente, esse ambiente conta com pequenas salas onde as pessoas podem trabalhar tranquilamente com seus computadores quantas horas quiser. Tudo isso com a vantagem de não precisar dedicar um espaço do apartamento para montar seu escritório.

Como montar um pequeno escritório no apartamento?

Caso o condomínio não possua um coworking, a melhor solução é adaptar uma pequena área e montar o escritório em casa. No caso, se o imóvel possui o chamado “quartinho da bagunça”, é ele o lugar perfeito para acomodar seu notebook e demais materiais de trabalho.

No entanto, apartamentos do tipo studio, cujos cômodos são integrados, uma dica é instalar uma escrivaninha em uma das paredes do imóvel. Nesse caso, recomenda-se apenas o uso de itens essenciais, como cadeira ergonômica, computador e alguns artefatos de decoração.

Invista na decoração do seu escritório compacto

Caso o ambiente permita, é possível aplicar algumas técnicas de decoração de escritório e deixá-lo mais aconchegante. A primeira dica, nesse caso, é colocar lousa em uma das paredes e usá-la basicamente como um quadro de anotações de todas as suas tarefas, descartando o uso de blocos de anotações.

Com o intuito de deixar o ambiente mais leve e descontraído, você pode fazer uso de alguns quadros e obras de arte do estilo de sua preferência. Outra sugestão é investir em papéis de parede com estampas de cores variadas e, dependendo do caso, com alguns desenhos.

Por fim, que tal deixar o ambiente mais harmonioso e verde? Plantas suculentas são ideais para colocar sobre a mesa do escritório e deixá-lo mais vivo e alegre. Outro benefícios desses pequenos vegetais é a sensação de tranquilidade e leveza deixada no ar.

Montar um escritório em casa pode ficar ainda mais fácil caso você encontre um apartamento capaz de abrigá-lo de acordo com suas necessidades. Por isso, acesse já o site do Meu Imóvel e confira diversos lançamentos residenciais em São Paulo e municípios próximos e faça um excelente negócio.