O desperdício de água não afeta só o bolso, mas também o meio ambiente. Por isso, é muito importante pensar em maneiras de economizar a fim de garantir mais economia mensalmente, ainda mais com os reajustes e os aumentos que vêm ocorrendo periodicamente.

Portanto, se você quer diminuir o desperdício de água e ter mais dinheiro para focar em outras necessidades, continue lendo este conteúdo. Preparamos seis dicas de como economizar água que valem muito a pena.

1. Contabilize quanto tempo você fica no banho

Há pessoas que passam, no mínimo, 15 minutos tomando banho, e isso traz consequências do desperdício de água. Então, passe a contar quanto tempo você fica no chuveiro. Se perceber que chega aos 15 minutos, é hora de repensar seus hábitos.

Ao tomar banho, tente não pensar nos problemas da vida ou cantarolar muito. Priorize lavar bem o corpo e somente isso. Também se lembre que você pode economizar até 200 litros de água com a redução do tempo no chuveiro.

2. Lave roupas na máquina menos vezes e reutilize a água

desperdício de água

É muito mais econômico juntar uma quantidade considerável de roupas que lavar poucas peças e utilizar centenas de litros de água para tão pouco. Então, se você deseja economizar água, esta é uma dica básica, que, além de reduzir o valor da conta, dará mais tempo para você focar em outras coisas.

Veja quantos quilos sua máquina aguenta e chegue o mais próximo disso possível. Além disso, que tal reutilizar a água da máquina? Com ela, você pode lavar seu quintal ou seu banheiro e até dar descarga. Sua conta vai reduzir significativamente, e você trará muitas funções para a água despejada.

3. Não utilize água da mangueira ou da torneira para lavar o quintal

O quintal é um local onde muitas pessoas circulam, o que pode acabar sujando-o periodicamente. No entanto, não há necessidade de utilizar água da torneira ou da mangueira para fazer a limpeza.

Além de reutilizar a água que você lavou a roupa, uma boa ideia é varrer o espaço antes e usar água da chuva para fazer a limpeza. Pense que são muitos litros usados para um quintal que, na próxima semana, estará novamente sujo. Essa é a melhor maneira de saber como evitar o desperdício de água em ambientes externos.

4. Verifique vazamentos

Você percebeu que sua conta aumentou muito mais que o habitual? Talvez, haja vazamentos. Até um gotejamento simples pode causar desperdício de até 50 litros de água no fim do mês.

Além disso, se você ver vazamentos em um local que não seja a sua casa, denuncie. Informe o responsável ou ligue para a empresa de controle de água para que resolva o problema.

5. Desligue a torneira ao lavar louça

Ao passar a esponja com detergente nas louças, desligue a torneira e só a ligue para ensaboar os itens. Esta pode parecer uma dica simples e óbvia, mas gera uma economia realmente notável na hora de pagar a conta.

desperdício de água6. Dê menos descarga para obter mais economia

Não há necessidade de dar descarga sempre que urinar. No mercado, você encontra um produto que remove o odor de urina e tira o amarelado. Assim, você não precisa pensar em grandes métodos para economizar água, basta colocar essas dicas em prática.

Claro, a descarga é essencial e precisa ser utilizada. No entanto, não há necessidade de apertá-la sempre que for ao banheiro. Com isso, você reduz significamente o desperdício de água, mantendo o banheiro limpo e cuidado.

Acompanhe outras dicas no blog Meu Imóvel

Além de ver dicas para evitar o desperdício de água, não deixe de conferir as publicações do blog Meu Imóvel. Aqui, você confere as principais novidades do mercado imobiliário, além de obter sugestões que auxiliam e facilitam o dia a dia.