Além de toda a parte burocrática e o tempo que uma pessoa espera para ter o imóvel, ainda resta reformar o apartamento novo, podendo ser uma parte complicada para alguns proprietários. Mesmo assim, não tem como ignorar a importância dessa fase, que garante o sucesso da obra.

Para que você não tenha muitas preocupações com isso, o recomendado é que seja organizado, siga um planejamento e conte com o suporte de profissionais especializados. Além disso, você consegue otimizar tempo e dinheiro conforme a obra for acontecendo.

Etapas

Saiba que toda reforma pode virar algo complexo, dependendo do tamanho ou do que você pretende fazer no apartamento novo. Que tal criar uma lista separando todas as etapas? Assim, fica mais fácil entender e acompanhar o processo de cada uma das partes que interessam.

 

reformar apartamento novo1. Contrate um profissional

A contratação de um arquiteto ou engenheiro é definitiva para o planejamento da obra, pois ele consegue analisar a estrutura do apartamento, normas e regulamentos. O direcionamento desse profissional determina se tem ou não possibilidade da reforma em apartamento ser feita, por conta da experiência com projetos e burocracias, como acompanhamento e aprovação do condomínio.

2. Determine o projeto

Depois que as medidas do imóvel são tiradas, você e o profissional passam a definir o projeto de execuções. Essa fase conta com os detalhes que envolvem os materiais, componentes e orçamento de toda a obra, tendo um planejamento de todos os custos com compras desses itens.

3. Aguarde a aprovação do projeto

Além da aprovação do proprietário, essa parte de reformar o apartamento precisa ser passada para a administração do condomínio. Quando ela for aprovada, é recomendado também pedir a ligação da energia elétrica e água encanada para as empresas responsáveis.

4. Contrate a mão de obra

Essa etapa costuma ser bem importante para a mudança que você quer no imóvel, precisando  ter cuidado na escolha de colaboradores qualificados. Procurar recomendações de amigos ou parentes pode ser uma boa decisão antes de fechar negócio com trabalhadores desconhecidos.

5.Pense nos materiais

Junto com a equipe da reforma, façam a cotação dos preços de materiais que devem ser comprados, assim como o cálculo das quantidades necessárias. Essa parte é importante porque acaba evitando desperdícios, além de definir a qualidade dos itens comprados.

6. Monte um cronograma

Nesse cronograma, as tarefas e fases da obra são decididas com antecedência, assim a reforma de apartamento consegue ser feita do jeito certo. Com a ajuda desse cronograma de execuções, toda a reforma acaba seguindo um fluxo adequado, evitando que conduítes e caixas de parede sejam feitos antes dos acabamentos de tomadas ou interruptores, por exemplo.

7. Esteja presente na obra

Essa acaba sendo a sua principal responsabilidade como dono do apartamento, checando a qualidade do trabalho feito, cumprimento do projeto e prazos na execução da reforma. Além desse gerenciamento, é importante verificar se os materiais são usados da maneira correta pelo pessoal contratado.

reformar apartamento novo

Acompanhe o blog Meu Imóvel

Depois de saber como reformar um apartamento novo, veja outras publicações sobre o mercado imobiliário em nosso blog. Tire suas dúvidas sobre financiamento e todos os processos de compra e venda de uma propriedade, além de dicas de decoração que deixarão seu lar ainda mais aconchegante!