Madeira, alumínio, aço e vidro — atualmente, o mercado oferece diversos tipos de portas, o que acaba causando dúvidas entre os compradores no momento de escolher qual é o mais adequado para cada ambiente da casa.

Por isso, o blog Meu Imóvel preparou um conteúdo exclusivo sobre o tema, levando em consideração a durabilidade — e a beleza — de cada um dos modelos de portas, indicando qual é o local mais apropriado para os tipos mais comuns.

As portas em uma casa

Além de protegerem nossa residência, as portas são uma das principais responsáveis pelo estilo da decoração. Elas são capazes de definir, logo na entrada, se a casa tem um ar mais clássico ou moderno, por exemplo.

Mas, além da beleza, é importante levar em consideração o material da porta, pois, dependendo do ambiente, sua durabilidade pode ser comprometida. Confira, a seguir, quais são os tipos de portas mais indicados para cada local.

Portas de vidro

As portas de vidro são um dos tipos mais sofisticados do mercado, dando um ar único à residência. Geralmente, elas são utilizadas para separar a área interna de um jardim ou espaço com piscina, por exemplo.

Há, ainda, pessoas que optam por utilizá-las como porta de entrada. Nestes casos, é recomendável usar vidros foscos, para que a privacidade dos moradores não seja comprometida.

Os modelos em madeira ainda são um dos mais escolhidos, uma vez que esse material oferece uma maior sensação de conforto que os demais. Nestes casos, é importante certificar-se de que a porta não ficará exposta à água ou ao Sol intenso. Se acontecer, garanta um tratamento especial para a madeira, para que ela se mantenha conservada por mais tempo.

Mas, se quiser maior garantia de durabilidade, há as opções em metal, que são mais resistentes ao tempo e aos agentes externos, dando o mesmo toque especial na decoração da casa.

Porta de madeira

tipos de portas

As portas de madeira são o tipo mais clássico, presente em praticamente todas as casas. Além de oferecerem maior sensação de conforto, elas são versáteis, uma vez que podem ser pintadas de diversas cores e utilizadas tanto em ambiente externo, quanto interno.

São apresentadas em variados modelos, como:

  • Portas pivotante;
  • Porta camarão;
  • Porta folha dupla;
  • Porta folha única;
  • Porta balcão;
  • Porta sanfonada,
  • Porta de correr.

Por conta da variedade de modelo, os diferentes tipos de portas de madeira se encaixam perfeitamente em todos os ambientes, especialmente, os internos e a entrada da casa. Atualmente, as portas pivotantes são a escolha da vez, dando um ar aconchegante e moderno à residência.

Mas, independentemente do modelo escolhido, é recomendável que as portas sejam de madeira maciça, por conta de sua durabilidade alta. No caso de utilização em ambientes externos, garanta que esse tipo de porta receba o tratamento adequado, para que não sofra com danos causados pelo tempo.

Porta de alumínio

As portas de alumínio foram consideradas, por muito tempo, como o “patinho feio” do segmento, por isso, costumavam estar presentes em ambientes mais escondidos da casa, como a lavanderia. Mas, atualmente, elas perderam esse rótulo e passaram a ser utilizadas em demais espaços, em especial, os externos.

Sua durabilidade é o principal atrativo, sobretudo, quando comparadas a outros tipos de portas. Elas são apresentadas em diversos modelos, como as de folha única, de correr e venezianas — essa última é muito utilizada em comércios e garagens.

Qual modelo escolher

Além dos diversos modelos, atualmente, os tipos de portas oferecidos pelo mercado costumam ter um tratamento que aumenta sua durabilidade. Mas, mesmo assim, algumas são naturalmente mais frágeis que outras.

tipos de portas

Por isso, é importante estudar o local em que a porta será instalada. Atente-se à corrente de ar presente no ambiente em que deseja colocar uma porta de vidro de correr, por exemplo, para que não haja o risco dela quebrar acidentalmente, ou, então, que uma porta de madeira não fique exposta ao Sol intenso, para que não surjam manchas com o passar do tempo.

Acompanhe o blog Meu Imóvel

Gostou de saber mais sobre os tipos de portas e quais são os ambientes mais adequados para a instalação de cada uma? Então, acompanhe nossas publicações e tenha mais dicas como essa! Conte com nossa ajuda para ter um lar ainda mais aconchegante e moderno.