Seja pela necessidade de mudar de endereço ou, porque encontrou um lar mais adequado para a família, às vezes, é necessário vender uma propriedade — tarefa que pode parecer fácil, à primeira vista. Mas como vender um imóvel sem problemas e de forma rápida?

Na verdade, não existe fórmula mágica para a venda de um imóvel. Nestes casos, é necessário certificar-se de que a propriedade está em perfeita ordem: tanto sua estrutura, quanto sua documentação. Para entender melhor o assunto e saber exatamente o que deve ser feito antes de anunciar uma venda, confira o conteúdo a seguir.

como vender um imovel

Como vender um imóvel?

Saber como vender um imóvel rápido é uma das primeiras perguntas entre aqueles que precisam, por alguma razão, comercializar uma propriedade. Por tratar de um bem de valor elevado, esta não é uma negociação tão simples de fazer. Contudo, se alguns passos não forem seguidos, a venda pode ser ainda mais demorada.

Por isso, o blog Meu Imóvel separou cinco dicas que te ajudarão a vender um imóvel em um período mais curto, além de garantir que não haja problemas e dores de cabeça com a transação. Confira os passos.

Passo 1 – Certifique-se de que a documentação está em dia

O primeiro passo para ter como vender um imóvel de maneira rápida é verificar toda a documentação da propriedade. Há algum imposto atrasado? Alguma pendência judicial? A escritura está devidamente atualizada?

Poucas pessoas sabem, mas o que impede a venda de um imóvel é a documentação desatualizada. É por meio dela que é possível garantir tanto a segurança da propriedade, quanto a identidade de seu atual dono, por exemplo. Sem essas informações (corretas!), é praticamente impossível realizar uma transação imobiliária.

Documentação do imóvel

  • Matrícula atualizada;
  • ITBI;
  • Certidão negativa de débitos municipais,
  • No caso de apartamentos, é preciso declaração de quitação condominial.

Documentação do proprietário

  • RG ou qualquer outro tipo de documento de identificação;
  • CPF;
  • Certidão de nascimento (para os solteiros) ou certidão de casamento;
  • Certidão do Distribuidor Cível;
  • Certidão negativa do ofício de interdição e tutelas,
  • Certidão de feitos emitidos pela Justiça Federal e do Trabalho.

Passo 2 – Calcule o valor de venda

Para ter como vender um imóvel, é preciso anunciar um valor, certo? Mascomo calcular essa quantia de maneira justa e sem “espantar” o interessado?

Para saber como calcular o lucro imobiliário na venda de um imóvel, é interessante contar com a ajuda de um especialista, como um corretor de imóveis, por exemplo. Isso porque o preço da propriedade deve ser composto por fatores que vão além da estrutura. A localização é um ponto de grande peso no cálculo.

Passo 3 – Certifique-se de que a propriedade está em bom estado

Se você pretende vender uma casa ou um apartamento, é importante certificar-se de que não há nenhum reparo pendente. Caso haja, providencie o conserto ou reforma necessária antes de anunciar a propriedade.

Isso porque esses pequenos problemas acabam influenciando no valor do bem, desvalorizando-o. Além disso, eles afastam possíveis compradores. Por isso, garanta que o imóvel esteja em perfeito estado.

Passo 4 – Anuncie nos canais corretos

como vender um imovel

Saber como vender um imóvel de maneira rápida consiste em entender quais são os canais adequados para anunciar a propriedade. As imobiliárias ainda são as mais indicadas para esse tipo de anúncio, mas, atualmente, a tecnologia pode ser uma grande aliada nessa tarefa. Sendo assim, procure por sites do segmento imobiliário que aceitem publicar tais anúncios.

Passo 5 – Negocie

Estar aberto à negociação é fundamental para vender um imóvel de maneira rápida. Às vezes, comercializar uma propriedade por um valor um pouco mais baixo do anunciado pode se mostrar mais vantajoso, como nos casos de pagamentos à vista ou em parcelas menores.

Mas seja qual for a negociação, não esqueça de elaborar um contrato de compra e venda da propriedade! Esse documento garante a segurança de ambas as partes, além de manter toda a negociação “às claras”.

Mantenha-se informado sobre o setor

A dica extra para ter como vender um imóvel de maneira rápida é manter-se informado sobre o setor. Conhecendo o perfil dos compradores e tendo ciência da atual situação do mercado imobiliário — como se as vendas estão em alta ou em baixa — é possível aproveitar bons momentos e, assim, fechar negócios satisfatórios. Para isso, acompanhe as nossas publicações!