A reforma de apartamento é praticamente inevitável, mesmo que seja em imóveis novos. Alguns reparos para o conforto do morador são indispensáveis. Mas, em caso de aquisição de moradias semi novas, as obras podem ser muito maiores.

Troca de encanamento, ajustes elétricos, colocação de pisos e pinturas, são algumas das mudanças necessárias. Mas, esses ajustes causam transtornos, especialmente se o morador já estiver instalado na casa.

Então, para que o trabalho não dê dores de cabeça desnecessárias e para que o transtorno seja o menor possível, confira, a seguir, algumas dicas para lidar com a situação e torná-la mais fácil.

Se mudar antes ou depois da reforma?

reforma de apartamento

Fazer a reforma em apartamento antes ou depois de se mudar é uma dúvida comum entre aqueles que acabaram de adquirir um imóvel. Ambas as opções têm prós e contras que devem ser avaliados antes mesmo do início das obras.

A dica para reforma de apartamento novo, ou seja, para quem ainda não se mudou, é avaliar o tamanho do trabalho: se envolve quebra de paredes, instalação de pisos e azulejos, ou então, quais cômodos ficarão indisponíveis para uso.

Se optar pela mudança após as obras, é preciso ter em mente que é necessária uma disponibilidade de tempo diária, para visitar o imóvel e verificar o serviço realizado. Além disso, é necessário uma reserva de tempo para a compra e entrega de materiais.

Agora, para quem mora no imóvel, a dica é avaliar a obra que será realizada e, ainda, se há a possibilidade de ficar em outro local até a finalização. Caso não seja possível, pense em maneiras de adaptar os espaços que serão ocupados.

No caso de uma reforma na cozinha pequena de apartamento, por exemplo, pense em outros locais em que as refeições serão feitas, ou então se haverá a necessidade de comprá-las, caso não dê para utilizar o fogão ou microondas.

Busque inspirações

Procure por inspirações na internet. Ter em mente, de maneira mais clara, o que você deseja fazer na sua casa, é fundamental para a montagem de um planejamento financeiro e, também, de prazos.

Com a ideia do novo ambiente, fica mais fácil de procurar móveis, tintas e demais materiais necessários para a execução da obra. Use isso, ainda, para a pesquisa de preços em lojas de construção e bricolagem.

Antecipação

Antecipe a contratação do profissional e, também, a da compra de materiais necessários para as obras. Alguns deles são vendidos por encomenda então, para que não haja atrasos no início da reforma, providencie-os o mais rápido possível.

Pense no mobiliário

No caso de imóveis que ainda estão sendo preparados para receber seus moradores, é necessário pensar em móveis que serão instalados no ambiente, especialmente os que são sob medidas.

Se possível, compre-os ou agende suas instalações após a finalização das obras, pelo menos no espaço em que serão colocados. Dessa forma, evita transtornos com a preservação do mobiliário, além de gastos extras.

Esteja preparado para imprevistos

reforma de apartamento

Mesmo com um cronograma feito, imprevistos acontecem. Às vezes, o material foi insuficiente, outras vezes, o serviço é atrasado, ou então outro problema acaba sendo descoberto durante a obra, como uma infiltração, por exemplo.

Portanto, esteja preparado para qualquer tipo de adversidade, especialmente os relacionados com prazos. A reforma de apartamento é algo que demanda tempo e, principalmente, paciência.

Com essas dicas, a reforma de apartamento ficará muito mais simples e menos estressante. Então, para mais conteúdos como este, fique de olho nos conteúdos do nosso blog!