A preocupação com o meio ambiente tem feito muitas pessoas adotarem um método de vida mais sustentável. Por esse motivo, construtoras e incorporadoras do Brasil têm desenvolvido diversos projetos capazes de gerar melhor reaproveitamento de recursos naturais nos novos condomínios.

Denominado condomínio sustentável, esse tipo de construção está cada vez mais presente nas grandes cidades, principalmente após a crise hídrica de 2014 na região Sudeste. Conheça mais informações sobre essa nova tendência e descubra os motivos para morar neles!

A importância da sustentabilidade nos condomínios

Nos condomínios sustentáveis, todos os moradores são responsáveis pela reciclagem de produtos e embalagens em metal, vidro, plástico e papel. Há, ainda, uma economia de recursos hídricos e elétricos por meio da adoção de alguns hábitos, como tomar banhos curtos e fazer uso de lâmpadas de LED.

Nesses empreendimentos, além de haver uma redução no uso de produtos que agridem o meio ambiente, ocorre também uma conscientização por parte de seus moradores. Na chamada educação ambiental, todos os moradores descobrem a importância de preservar a natureza e fazer uso controlado de seus recursos.

Pode parecer o contrário, mas pequenas atitudes fazem toda a diferença! Se todas as pessoas colaborarem com o meio ambiente e sustentabilidade, podemos transformar a realidade e colaborar por um mundo melhor.

Água de reúso: mais economia para todos

Uma das técnicas mais usadas pelos apartamentos novos é o reaproveitamento de água da chuva, das máquinas de lavar e outros equipamentos eletrônicos usados diariamente. A conhecida água de reúso pode ser assim chamada por não entrar em contato com contaminações e, consequentemente, poder ser usada mais de uma vez.

Muitos não sabem, mas existem diferenças entre águas cinzas e negras. A diferença entre ambas é simples: enquanto a primeira é própria para reutilização, a segunda entra em contato com bactérias e microorganismos que, caso se infiltrem em nosso organismo, podem ser altamente prejudiciais.

Graças a esse projeto sustentável, é possível gerar uma redução no consumo de água mensal nos condomínios que, após o devido tratamento, passam a usá-la novamente. Os resultados ao bolso do consumidor também são atrativos pois, nesse caso, ocorre uma redução no valor da conta mensal.

Saiba como usar esse recurso no apartamento e no condomínio

A água de reúso pode ser usada em diversas ocasiões nos apartamentos e nos ambientes comuns do condomínio. Usá-la durante a limpeza dos revestimentos e pisos da propriedade e nas descargas do vaso sanitário são duas medidas cada vez mais adotadas pelas pessoas.

Além disso, esse importante recurso hídrico é muito útil durante o processo de irrigação das árvores e plantas do prédio e na lavagem das portas e janelas dos espaços coletivos. Para quem possui carro, o reúso pode ser uma boa opção desde que o último balde com água seja potável.

Entretanto, apesar dessa água reaproveitada poder ser usada em diferentes situações, em alguns momentos ela não é recomendada. Por exemplo: durante o banho, o enchimento da máquina de lavar, na lavagem da louça, na irrigação de hortas e demais situações onde entramos em contato direto com o líquido.

Dicas de como deixar seu apartamento sustentável

Existem algumas formas de deixar seu apartamento sustentável sem precisar gastar muito e contribuir com o meio ambiente. Hoje, muitos projetos sustentáveis são aplicados na construção dos novos condomínio com o intuito de aproveitarem ao máximo a iluminação natural e outros recursos.

A seguir, confira algumas dicas sobre como deixar seu apartamento em harmonia com os recursos naturais e contribuir para sua preservação!

  • Nas varandas, uma dica é criar pequenas hortas e nelas praticar o cultivo de ervas, temperos e hortaliças usadas no dia a dia. Dessa forma, será possível ter um pouquinho de verde em seu imóvel e ainda embelezá-lo naturalmente;
  • Adote o sistema de coleta seletiva em seu apartamento, separando todos os resíduos recicláveis ou não. Uma dica, nesse caso, é utilizar lixos de diferentes cores: azul (papel), verde (vidro), vermelho (plástico), amarelo (metal) e marrom (orgânico);
  • Lâmpadas de LED são uma excelente opção para manter uma boa iluminação no apartamento sem agredir muito a natureza. Suas principais vantagens é um maior tempo de duração e mais luminosidade por KW;
  • Luzes fluorescentes e incandescentes são produzidas com mercúrio e, por esse motivo, são as piores opções. Mesmo sendo mais baratas, uma dica é evitar consumi-las e, caso tenha alguma em casa, tome muito cuidado ao descartá-las,
  • Ao comprar eletrodomésticos, dê preferência naqueles que consomem menos energia. Essa dica também vale aos chuveiros, geralmente com voltagem 220W.

Morar em um condomínio sustentável só irá trazer benefícios para você e o meio ambiente. Por isso, encontre no site do Meu Imóvel diversos lançamentos em São Paulo e cidades próximas e verifique qual melhor atende suas necessidades!