Campinas é considerada a maior cidade do interior de São Paulo com uma área total de, aproximadamente, 797,6 km², distante 99 km da capital. Sua população de quase 1,2 milhão de pessoas habitam seis distritos divididos em 470 bairros nas regiões central, norte, sul, leste e oeste.

Morar em Campinas pode ser muito vantajoso! Seu IDH de 0,805 é considerado elevado, segundo os padrões do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), por conta de sua completa infraestrutura. Conheça mais detalhes sobre esse município paulista e descubra os motivos para comprar um novo apartamento na região!

Um pouco da história do município

Fundada em 1774 como uma pequena vila rural de Jundiaí, Campinas logo conquistou sua emancipação em 1797 com o nome de Vila de São Carlos. Em 1842, já no século XIX, o município passou a ser chamado com o nome atual e tornou-se uma das principais regiões cafeeiras do interior paulista.

Nos anos 1930, com a crise agrária afetando todo o país, a cidade começou a ser levemente industrializada, passando a ter características cada vez mais urbanas. Nessa época, sua população passava por um forte processo de miscigenação e, até hoje, é formada por descendentes de imigrantes europeus em maioria.

Posteriormente, na segunda metade do século passado, a urbanização se intensificou quando as rodovias Anhanguera, Ayrton Senna e Bandeirantes foram inauguradas. Vale ressaltar que, desde o fim do século XIX, a cidade já era atendida pela extinta Companhia Paulista de Estrada de Ferro.

Atualmente, a cidade vem passando por uma grande transformação e está cada vez mais perdendo suas características industriais para atender ao terceiro setor. Isso inclui a formação da Região Metropolitana de Campinas, composta por 20 municípios do interior com excelente qualidade de vida e infraestrutura.

Conheça a infraestrutura e opções de lazer de Campinas

Campinas possui uma infraestrutura completa capaz de atender as necessidades de todos os moradores. Seu fácil acesso para quem vem da capital se dá pelas rodovias Anhanguera (SP-330) e dos Bandeirantes (SP-348). Além disso, o terminal Ramos de Azevedo é o principal da cidade com linhas de ônibus municipais e intermunicipais.

Na área da educação, o município abriga a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), considerada pelo MEC uma das melhores instituições de ensino superior do país. Fundada em 1966, atualmente possui mais de 35 mil alunos matriculados nos diversos cursos de graduação e pós-graduação.

Quando o assunto é lazer, Campinas possui diversos museus e teatros capazes de oferecer mais cultura para a cidade. Dentre eles, o museu de Arte Contemporânea, localizado na avenida Benjamin Constant, 1633, reúne um acervo com mais de 650 obras produzidas entre 1945 e os dias atuais.

Aos amantes de compras, diversos shoppings e centros comerciais são encontrados em seus principais bairros próximos a diversos imóveis em Campinas. Situado na avenida Guilherme Campos, 500, no Jardim Santa Genebra, o shopping Parque Dom Pedro é o principal do município com mais de 400 lojas e 15 salas de cinema.

Principais bairros da cidade

Como mencionado anteriormente, Campinas possui mais de 450 bairros equipados com total infraestrutura e facilidade de acesso. Neles, diversos apartamentos novos são construídos todos os anos oferecendo mais conforto e comodidade para quem deseja residir nessa cidade do interior do estado.

Conheça algumas informações sobre três dos melhores bairros de Campinas e porque eles são considerados excelentes para morar.

 

Centro

Assim como na maioria das cidades grandes, a região central é uma das mais populosas em relação aos demais bairros de Campinas. Nela, está localizada a Catedral Metropolitana do município em homenagem a Nossa Senhora da Conceição — a padroeira do município.

O centro ainda abriga um calçadão na rua 13 de Maio com diversas lojas de caráter popular que atrai inúmeras pessoas não só no Natal, mas em qualquer outra época do ano.

Barão Geraldo

Região um pouco afastada do centro de Campinas, Barão Geraldo foi criado em 1953 e, atualmente, possui quase 50 mil habitantes. Seu nome se dá em homenagem a um antigo barão residente em uma fazenda cafeeira da região no século XIX.

Nesse distrito está localizado um grande número de universidades públicas e particulares, com destaque para a Unicamp e a FACAMP (Faculdades de Campinas). Além disso, percorrendo suas principais ruas, você encontra diversos apartamentos à venda em Campinas em vias muito arborizadas.

Cambuí

O bairro Cambuí é uma mistura de características comerciais e residenciais e, por esse motivo, pode ser considerado um dos principais de Campinas. Sua população de mais de 45 mil habitantes é atendida por uma completa infraestrutura aliada a uma agitada vida noturna com bares e restaurantes.

Confira os lançamentos imobiliários do município

A tamanha urbanização de Campinas tem feito as construtoras investirem cada vez mais em lançamentos imobiliários nessa cidade interiorana. Em todos os bairros do município, você encontra diversos tipos de apartamentos à venda para atender diferentes estilos de vida.

Confira alguns empreendimentos novos disponíveis no site do Meu Imóvel!

Fatto Momentos

Situado na rua Serra dos Cristais, 613, no Parque Nova Campinas, o Fatto Momentos é um dos principais lançamentos da Plano e Plano na região. Seus apartamentos possuem entre 48 e 58 m² e contam com dois ou três dormitórios, sendo uma suíte, e cada morador tem direito a uma vaga de garagem.

Sua área de lazer é composta por salão de festas gourmet,  piscinas adulto e infantil, churrasqueira, forno de pizza e demais espaços coletivos. Tudo isso pensando em oferecer mais conforto e comodidade aos condôminos.

Alto da Abolição

O Alto da Abolição é um condomínio residencial localizado na rua Abolição, 205, no bairro Ponte Preta. Seu acesso se dá por meio das avenidas Marechal Carmona e Aquidabã, além de estar ao lado do estádio de futebol Moisés Lucarelli.

Com apartamentos de 60 a 76 m² em apenas uma torre, cada unidade é composta por dois ou três dormitórios, sendo uma suíte. Sua área de lazer completa abriga espaços como piscina, brinquedoteca e playground.

Morar em Campinas e aproveitar todas as vantagens oferecidas por regiões urbanas no coração do interior de São Paulo nunca foi tão fácil! Confira no site do Meu Imóvel diversos apartamentos novos da região e verifique qual melhor atende suas necessidades.