Morar nos imóveis em São Paulo próximos às instituições de ensino superior é o objetivo de muitos universitários que prezam por comodidade e menor tempo de deslocamento. Por esse motivo, segundo reportagem da Folha de Alphaville, mais de 9 mil residências estão situadas nas redondezas das principais faculdades da capital.

Mas, não é só estudantes que optam por comprar imóveis próximo das universidades. Suas localizações estratégicas acabam sendo a preferência de muitos paulistanos à procura de um lugar para morar. Conheça mais informações sobre essa tendência!

90% das residências próximas às universidades paulistas são apartamentos

Conforme mencionado acima, hoje existem, aproximadamente, 9 mil imóveis disponíveis próximos as grandes faculdades da capital. Destes, 90% são apartamentos situados no denominado centro expandido. Um dos  motivos disso acontecer é a verticalização cada vez mais presente nessas regiões.

A pesquisa ainda aponta que cerca de 99% das propriedades disponíveis na região da Consolação e Bela Vista são apartamentos novos e semi-novos. Em relação ao Butantã, próximo à USP (Universidade de São Paulo), os empreendimentos correspondem a 77% dos imóveis.

As regiões universitárias da capital são algumas das preferidas pelas construtoras ao investirem em novos prédios por conta do aumento da procura por imóveis nesses bairros. No entanto, o CEO Lucas Vargas diz que “não é possível afirmar que haja um impacto direto dessa movimentação de estudantes sobre o valor médio do m²”.

Três bairros universitários com grande número de apartamentos

Dentre todos os bairros com um grande número de apartamentos para estudantes, três deles se destacam no centro expandido pois possuem diversos lançamentos anualmente. Neles, estão localizados importantes centros universitários paulistas e são alguns dos mais procurados por quem deseja facilidade de acesso e comodidade no dia a dia. Confira!

Vila Mariana

Considerada um dos melhores bairros de São Paulo, a Vila Mariana é uma das regiões com o maior número de empreendimentos na cidade.. Ao todo são mais de 700 construções espalhadas nas suas principais ruas e avenidas ao lado de diversos pontos de lazer, como bares e restaurantes tradicionais.

Em questão de infraestrutura, a região é cortada pelas linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô e por diversas linhas de ônibus que cruzam diariamente as ruas Vergueiro e Domingos de Morais. Já na área da saúde, o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia é referência em todo o Brasil e um importante centro de pesquisa.

Jovens universitários procuram muito esse bairro “queridinho de São Paulo” pois ele abriga diversas universidades. Dentre as mais conhecidas, a ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e a UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) possuem mais de 10 mil alunos matriculados.

Consolação

Quando falamos no bairro da Consolação, muitos jovens já pensam na principal instituição de ensino da região: a Universidade Presbiteriana Mackenzie. Com mais de 140 anos de história, ela é considerada uma das melhores particulares do Brasil sendo avaliada em 5 estrelas pelo MEC (Ministério da Educação).

Por esse motivo, essa região da capital é muito procurada por universitários em busca de um apartamento. Além disso, sua infraestrutura é completa com uma ampla rede de hospitais e colégios capazes de oferecer toda a assistência aos seus moradores.

Bela Vista

Região onde está situada a famosa avenida Paulista, a Bela Vista possui uma área de 2,6 km² e se situa na divisa entre os centros velho e expandido da cidade. Nela, é muito comum encontrar inúmeros imóveis em São Paulo voltados aos jovens.

Na parte de infraestrutura, o bairro é cortado pela linha 2-Verde do Metrô e abriga diversos hospitais, como o Santa Catarina e a maternidade Santa Joana. As principais universidades do bairro são as do setor administrativo e de direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e a Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero.

Vantagens de comprar um imóvel próximo ao local de estudo

Morar perto da faculdade e evitar congestionamentos e transportes públicos lotado fazem toda a diferença em uma cidade como São Paulo. Isso porque cada vez mais pessoas dão preferência em conciliar a rotina de estudos com o trabalho e, consequentemente, morar próximo aos dois.

Entre os benefícios de comprar imóveis em São Paulo em regiões com um grande número de universidades estão:

  • ao morar em regiões próximas  de sua faculdade, você poderá economizar com transporte público e, muitas vezes, até ir estudar de bicicleta;
  • qualquer minuto a mais de descanso faz toda a diferença. Dessa forma, será possível aproveitar mais tempo para estudar e ter momentos de lazer,
  • dependendo da situação, é possível se mudar da casa dos pais, dividir o apartamento com um grupo de amigos e ter mais independência.

No site do Meu Imóvel, você encontra diversos apartamentos próximos aos principais centros universitários de São Paulo. Por isso, não perca mais tempo, confira nossas opções e descubra qual melhor atende seu estilo de vida!