Apartamento sustentável é um conceito que está cada vez mais ganhando destaque no ramo imobiliário. Hoje em dia, inúmeras pessoas estão optando por terem uma melhor qualidade de vida tendo em mente a preservação dos recursos naturais.

Segundo estudo realizado pela ONU (Organização das Nações Unidas), as alterações no meio ambiente foram responsáveis pela morte de mais de 600 mil pessoas nas duas últimas décadas. or isso, o tema sustentabilidade é bastante debatido em fóruns internacionais com o intuito de buscar cada vez mais alternativas para salvar o planeta.

Conheça a seguir, algumas ideias sobre como deixar um apartamento mais sustentável e colaborar com o meio ambiente!

Dicas de sustentabilidade para apartamentos

Hortas verticais, iluminação com lâmpadas econômicas, reciclagem de utensílios e embalagens do cotidiano, dentre outras medidas de sustentabilidade são fáceis de serem executadas e não possuem um custo elevado.

Confira abaixo algumas  dicas para transformar sua casa mais sustentável e amigável com a Terra.

1 – Crie uma horta na varanda

Sabia que é possível criar uma pequena área verde e respirar um pouco de ar puro na varanda do apartamento?

Uma das ideais mais usadas hoje em dia  é a horta vertical, que permite o plantio de inúmeros vegetais pequenos em vasos colocados nas paredes. Assim, se obtém aproveitamento de espaço e, ao mesmo tempo, um maior contato com a natureza.

Outra sugestão é o cultivo de plantas suculentas, já que  não precisam receber água com frequência e exigem poucos cuidados para sobreviver em lugares quentes.

Além disso, hortaliças e temperos também são apropriados para apartamentos, tendo apenas que se preocupar com irrigação e colheita.

2 – Ao pintá-lo, escolha tintas ecológicas

Sabia que existem tintas ecológicas? Isso mesmo! Esse tipo de produto  podem ser produzido com minerais, vegetais e alguns insumos, além de ter a vantagem de não provocar alergia em  pessoas com rinite ou problemas respiratórios.

Sua fórmula não agride o meio ambiente e, por não ter uma camada impermeável, consegue controlar a umidade do ambiente por meio de recurso que permite a “respiração” da parede, evitando fungos e bolor.

3 – Modernize a iluminação dos cômodos

Um dos objetivos da maioria dos brasileiros é conseguir reduzir o consumo de energia elétrica, sem precisar  abrir mão de alguns itens de conforto como o ar-condicionado.

É por isso que cada vez a iluminação dos apartamentos novos é feita com lâmpadas de LED, que permitem uma maior claridade no ambiente e são mais econômicas em detrimentos das fluorescentes e incandescentes.

Para quem não sabe, um ambiente iluminado por LED consegue poupar até 90% de eletricidade e, por essa razão, seu tempo de vida costuma ser maior, podendo chegar em até dez anos em alguns casos.

Produzidas de diversos tamanhos e cores, essas lâmpadas podem ser instaladas tanto em cômodos compactos quanto amplos.

Vale ressaltar que, ao descartar as lâmpadas fluorescentes é preciso um pouco de atenção, pois em sua composição há uma quantidade considerável de mercúrio, altamente prejudicial ao meio ambiente.

Com relação às incandescentes, antes muito usadas, agora estão proibidas de serem comercializadas devido o seu alto consumo de energia e emissão de calor.

4 – Invista no programa de coleta seletiva

Uma das medidas adotadas pelas prefeituras da maioria dos municípios é o programa de coletiva seletiva, com o objetivo de reaproveitar alguns materiais antes descartados no lixo comum.

Para realizar a coleta seletiva em condomínios, é necessário que o empreendimento disponibilize lixeiras de diferentes cores na área comum. Saiba abaixo a função de cada uma:

  • Verde: serve para o descarte de vidros em geral. Contudo, espelhos e vidros de carro, por exemplo, não podem ser reciclados;
  • Amarelo: ideal para o descarte de metais de todos os tipos, exceto latas enferrujadas, clipes, latas de tintas e inseticidas, e lãs de aço;
  • Azul: é a lixeira para descartar papel. No entanto, fotografia; fralda; papel higiênico, celofane, carbono e laminado; guardanapos e etiquetas adesivas são podem ser recicladas;
  • Vermelho: é o lixo do plástico! A maioria dos objetos feitos desse material são recicláveis, exceto potes sujos,
  • Marrom: o famoso lixo orgânico presente na reciclagem em condomínios permite o descarte de restos de alimentos, guardanapos e papeis higiênicos sujos, dentre outros itens não aproveitáveis.

5 – Evite o desperdício de água

A Terra possui 97,5% de água salgada presentes nos mares e oceanos, e 2,5% de água doce encontrada nos rios, lagos e geleiras. Entretanto, sabia que apenas 0,02% desse líquido é potável e apto para abastecer as residências?

Por essa razão, o consumo de água precisa ser feito de forma consciente, para que, no futuro, esse bem precioso não venha faltar em todo o planeta. Saiba como economizá-la no seu imóvel:

  • Tome banhos curtos, principalmente no inverno. Além de gastar menos água, você obtém uma economia de energia elétrica;
  • Ao escovar os dentes, desligue a torneira da pia;
  • Utilize uma válvula de descarga em que seja possível controlar fluxo de água por meio de dois botões;
  • Não descarte papel higiênico no vaso sanitário, pois isso acaba entupindo o encanamento e, por consequência, será preciso maior volume de água para descer todos os resíduos;
  • Enquanto estiver ensaboando a louça da cozinha, feche a torneira;
  • Acumule o máximo de roupa suja e ligue a máquina de lavar apenas uma vez na semana;
  • Não use baldes ou mangueira para dar água às plantas. Prefira um regador,
  • Ao presenciar um vazamento, solicite seu conserto imediatamente.

Existem diversas formas de deixar seu apartamento sustentável. E você? Já encontrou o ideal para seu estilo de vida? Acesse já o site do Meu Imóvel para conferir algumas opções de empreendimentos no estado de São Paulo.