Todos os créditos do bom funcionamento e organização em um condomínio costumam ser destinados ao síndico, porém, o que poucos sabem é que, na verdade, o grande responsável por isso é outro funcionário, e entender qual a função do zelador se torna essencial.

Se assim como outros moradores você não sabe direito o que faz um zelador de condomínio, seja um prédio comercial ou residencial, continue lendo este conteúdo e compreenda a importância desse profissional para o bem-estar de todos os condôminos.

Afinal, qual a função de um zelador?

Caso você seja um morador de condomínio e ele esteja perfeitamente organizado, elogie o zelador do seu prédio. Como o próprio nome já diz, esse profissional é aquele que cuida das atividades e áreas comuns de um prédio ou edifício através da fiscalização e manutenção do bom funcionamento desse lugar.

A função do zelador também é auxiliar o síndico, por isso, esses dois funcionários têm um contato próximo, principalmente em certas atividades administrativas e no cotidiano do prédio. Para que tudo seja mantido no seu devido lugar, eles acompanham tarefas como limpeza e manutenção de aparelhos, por exemplo. Além disso, outras funções costumam ser:

Manutenção do prédio

Uqual a função do zeladorma das principais funções da lista de o que um zelador faz é manter o prédio organizado, priorizando o cumprimento do regimento interno do condomínio. Assim, esse profissional precisa coordenar a equipe de limpeza, fiscalizar as áreas comuns, e verificar instalações elétricas e hidráulicas, como painéis de força e casa de máquinas.

Gestão pessoal

O zelador de condomínio acaba sendo também responsável por separar as demandas dos funcionários do prédio, como escalas de trabalho, atividades cotidianas e horários das refeições. Fora isso, precisa comunicar o síndico ou a empresa responsável pelo serviço sobre qualquer irregularidade apresentada, sejam demandas de trabalho ou comportamentos fora do comum.

Supervisão de obras

O que seria da função de zelador sem a competência de estar sempre atento aos detalhes? Com obras e reformas, isso não pode ser diferente. Isso porque ele é o responsável pela supervisão de toda e qualquer manutenção ou reparo, seja no próprio condomínio ou em algum apartamento, caso exista alguma interferência na rotina do prédio, por exemplo.

Fora isso, se ainda estiver na dúvida sobre qual a função do zelador, saiba que ele  também auxilia na portaria, seja cadastrando os prestadores de serviços ou  fazendo o relatório de irregularidades ocorridas ao longo das obras, que é encaminhado ao síndico.

Assistência aos moradores

Seja em um prédio comercial ou residencial, outra função de zelador é prestar suporte ao dono ou morador. Se houver algum problema estrutural no apartamento, como um vazamento ou rachadura, esse profissional precisa ser chamado para tomar as providências necessárias para que o problema seja solucionado.

O que o zelador não pode fazer?

qual a função do zeladorDe maneira geral, saber qual a função do zelador ajuda a esclarecer dúvidas e delimitar a sua atuação de administrador das demandas essenciais para o bem-estar coletivo de moradores e visitantes do condomínio. Mas tenha cuidado: a função desse profissional não é resolver problemas individuais dos moradores, mas sim do prédio em si.

O zelador menciona a necessidade de uma reparação elétrica em uma das unidades, mas ele não precisa ser responsabilizado por essa tarefa. Caso isso aconteça, o profissional acaba sendo advertido e, se isso ocorrer de novo, ele pode até ser demitido.

Segundo uma publicação do Secovi (Sindicato de Habitação e Condomínios), é  permitido que o zelador faça pequenas manutenções de caráter geral, como trocar lâmpadas e receber ou entregar encomendas. Porém, vale lembrar que ele é um funcionário contratado especialmente para prestar serviços ao condomínio, não sendo recomendado que ele faça tarefas particulares, mesmo em dias de folga ou fora do horário de trabalho.

Saiba mais sobre o funcionamento de condomínios

Se você é novo no seu prédio ou está como síndico pela primeira vez e quer saber mais sobre qual a função do zelador e como um bom condomínio funciona, acompanhe o blog do Meu Imóvel. Aqui, você fica por dentro das melhores informações sobre esse universo, com ótimas dicas de como melhorar a vida de todos.