Você não gosta de entrar na cozinha da sua casa e sentir aquele cheiro forte de fumaça e fritura, né? Apesar disso, evitar que esses odores se espalhem pelo ambiente sem a ajuda de uma coifa, depurador ou exaustor é uma tarefa difícil.

Na hora de cozinhar, até mesmo quando não se usa óleo ou faz algum alimento gorduroso, o conforto precisa ser uma prioridade. Por conta disso, algumas pessoas escolhem a instalação de uma coifa, depurador ou exaustor. Assim, torna-se importante reconhecer as diferenças e benefícios oferecidos por eles.

Diferenças entre esses itens de cozinha

Na hora de identificar a diferença entre coifa, depurador e exaustor, lembre-se de considerar o que parece ser melhor para a sua rotina. A coifa é um eletrodoméstico útil e decorativo que tem duas funções principais: depuradora e exaustora.

A coifa com depurador ou exaustor, em seu primeiro modo capta o ar e transforma a gordura em fumaça, filtrando e retornando ao ambiente um ar mais limpo nessa primeira função. Assim, sua função depuradora consegue expulsar o ar quente para fora do cômodo, tornando-o mais agradável.

Já sua funcionalidade exaustora faz o ar circular de novo, sugando toda a gordura e odor do ambiente para torná-las filtradas. Por outro lado, o exaustor purifica e renova o ar, eliminando vapores com partículas gordurosas e dispersando odores de fritura, por exemplo.

coifa depurador ou exaustorPrincipais vantagens desses eletrodomésticos

Entre as vantagens do uso da coifa, podemos citar a variedade de formatos, podendo ser de parede, ilha ou até mesmo embutida. O depurador conta com opções de quatro e cinco bocas, conseguindo reter até 50% do cheiro de toda a gordura da sua refeição.

O exaustor tem um modo de funcionamento e manutenção das hélices que costuma ser bem simples, com a limpeza podendo ser feita com a ajuda de água e detergente neutro, por exemplo. Apesar disso, sua capacidade de reter a gordura é considerada menor do que a dos outros aparelhos.

De maneira geral, exaustor, depurador ou coifa têm um papel fundamental para a sua saúde e de seus familiares porque conseguem aspirar ou filtrar os vapores de cozimento, especialmente as partículas gordurosas, que contêm substâncias tóxicas. Fora isso, coifa, depurador ou exaustor também são importantes para evitar que os móveis fiquem engordurados e com aspecto de sujos.

Desvantagens desses aparelhos

Somente alguns modelos de coifa oferecem o mesmo fluxo de ar, porque as potências costumam variar conforme o tamanho da sua cozinha. No caso do depurador, a gordura costuma ficar grudada na grade, precisando de limpeza e manutenção constantes, fora a troca do filtro de carvão, feita a cada três meses.

O exaustor precisa eliminar o ar da cozinha para o lado externo da casa, dependendo de um espaço na parede para que o duto consiga ser passado. Caso contrário, com a ausência desse furo na parede, o ar acaba voltando a circular pela sua cozinha e causando transtornos.

Dicas para escolher a opção mais vantajosa

coifa depurador ou exaustorDepois de conhecer algumas características da coifa, exaustor ou depurador, é essencial pensar um pouco sobre alguns pontos importantes na hora de escolher aquele que parece adequado para a sua casa. O tamanho do espaço em que a instalação vai ser feita é um deles, pois uma coifa é um pouco maior que um exaustor ou depurador.

Outro ponto que precisa ser lembrado é que, independentemente do modelo ou tipo de eletrodoméstico escolhido, depurador ou exaustor, você vai precisar fazer uma limpeza periódica nesses aparelhos. Sobre a questão de valores, o depurador é um pouco mais barato que as demais opções, enquanto o exaustor tem um preço médio e a coifa é mais cara.

Acompanhe as publicações do blog Meu Imóvel

Gostou de conhecer as vantagens sobre coifa, depurador ou exaustor? Para saber mais sobre lar, decoração ou dicas de empreendimentos, veja nossas publicações.

Assim, você se torna especialista em diferentes assuntos e deixa sua casa ainda mais convidativa e elegante. E depois de conferir esse conteúdo, que tal aprender a escolher um bom ar-condicionado para o seu apartamento?