A conquista do primeiro imóvel representa, para muitos, a tão desejada independência, ou então, o ingresso definitivo à vida adulta. No entanto, para que o sonho não se torne um grande pesadelo, é necessário avaliar alguns pontos antes de dar esse grande passo.

A seguir, você poderá conferir algumas dicas de como fazer um ótimo investimento, desde a análise de locais e tipos de residências mais indicados para seu estilo de vida, até os financiamentos de imóveis disponíveis para melhores valores.

Primeiro Imóvel

Faça um planejamento

A compra de um imóvel é a maior dívida que alguém fará na vida. Por isso, é necessário fazer um planejamento financeiro assim que surgir a ideia de comprar apartamento ou casa. Isso te impedirá de ter dores de cabeça mais tarde.

Conte com a ajuda de uma planilha. Coloque todos os gastos do seu mês e, também, quanto costuma sobrar. Essa ação te ajudará a enxergar com mais clareza por quanto tempo será necessário juntar o valor da entrada, além de poder calcular quanto pagar por cada parcela.

Defina o melhor imóvel para você

Imaginar como será sua primeira casa não é algo que deva permanecer apenas na sua mente. Coloque no papel e busque mais informações sobre o tipo de residência, se atenderá o seu estilo de vida ou se é um sonho exagerado para o momento.

Estude o bairro em que pretende morar

A localização do imóvel contribui para seu valor e também para o custo de vida na área. Se tem transporte por perto, vias de acesso, variedade de comércio e preços acessíveis, entre outros detalhes que fazem toda a diferença no dia a dia, deve ser colocada na ponta do lápis.

É importante, também, saber um pouco mais sobre a segurança do local e analisar todos os detalhes de infraestrutura, como iluminação pública, pavimentação e afins. Afinal, seu primeiro imóvel não pode gerar frustrações e arrependimentos.

Novo ou usado?

Os imóveis usados costumam ser mais baratos que os novos, mas será que realmente são mais vantajosos do que comprar um apartamento na planta, por exemplo? Para esse questionamento, não há uma resposta definida, tudo dependerá do estado da residência.

Os imóveis novos passam por reformas apenas quando seus moradores desejam mudar algo por design. Já os imóveis que tiveram um morador antes necessitam de alguns reparos e ajustes, principalmente por desgaste. Nesse caso, é válido analisar se a compra é vantajosa, mesmo com os gastos adicionais.

Primeiro imóvel

Pagamento

O planejamento já foi feito, o imóvel já foi escolhido e o bairro já foi estudado. Tudo certo! Agora, é tratar de valores e, finalmente, dizer à todos que você conseguiu realizar o sonho da casa própria. E é aqui que a atenção deve ser redobrada.

O financiamento imobiliário facilita – e muito – a aquisição da tão desejada casa, mas é preciso atenção no momento de fechar negócio. Especialistas recomendam que seja pago, pelo menos, 30% do valor total do imóvel na entrada, para que haja menos parcelas a serem pagas.

Alguns programas, como os oferecidos pela Caixa Econômica Federal, disponibilizam juros baixos e até mesmo permitem a renegociação do contrato de financiamento. As construtoras também dão essa opção, permitindo, inclusive, o uso do FGTS para cobrir o valor do imóvel.

No Meu Imóvel tem o que você procura

Independente do valor que pretende pagar, da localização ou tipo de residência procurada, aqui no Meu Imóvel você encontra a opção perfeita para a conquista do tão sonhado primeiro imóvel. Não deixe de conferir nossas opções.