Atualmente, cada vez mais pessoas aderem a praticidade no estilo de decoração dos diversos cômodos de um apartamento.

Dentre os ambientes que estão passando por uma profunda revitalização nas novas construções, podemos citar a cozinha.

Modelos americanos – integrados com a sala – é muito usado hoje em dia e, por isso, devido a ausência parcial de paredes para instalar armários, muitos têm dado preferência às prateleiras na cozinha.

Para saber mais sobre essa nova tendência, que ajuda a economizar espaço sem deixar de lado a organização, confira a seguir algumas informações importantes que o Meu Imóvel preparou!

Como usar as prateleiras na cozinha?

Antes de conhecer as vantagens, modelos e dicas de decoração com nichos para cozinha, saiba como usá-los para aproveitar melhor o espaço do ambiente :

  • Mesmo ajudando a eliminar rapidamente os odores de gordura, o exaustor, muitas vezes, se torna um empecilho na parede da cozinha. Por isso, uma excelente opção é instalar prateleiras ao lado desse equipamento para aliviar um pouco a poluição visual que ele deixa;
  • Em cima da pia também é um lugar perfeito para instalar pequenas prateleiras. Contudo, nesse caso, é importante verificar de qual material elas são feitas, pois os respingos de água da torneira podem danificá-la;
  • Ao invés de colocar prateleiras umas sobre as outras verticalmente, uma dica é colocar uma única de tamanho maior em toda a extensão da parede na horizontal,
  • Na cozinha americana, sob o tampo do balcão, é possível colocar algumas prateleiras abertas para cozinha.

Vantagens do uso de  estantes abertas na cozinha

Além de economizar um bom espaço na cozinha, as prateleiras possuem inúmeras vantagens tanto em praticidade quanto em organização. Por isso, conheça abaixo alguns motivos para você instalar esses nichos nesse cômodo do apartamento:

  • As prateleiras para cozinha podem, muitas vezes, substituir os tradicionais armários usados nesse ambiente para deixar o aposento mais leve e amplo;
  • Os nichos abertos faz com que as pessoas tenham um melhor acesso às louças e utensílios de cozinha,
  • Prateleiras são facilmente encontradas em lojas de materiais de construção e marcenarias – quando feitas sob medida. Sendo assim, elas tendem a ser infinitamente mais baratas em relação aos armários convencionais. Excelente dica para quem está afim de mudar o visual da cozinha!

Dicas de como decorar uma cozinha com prateleiras

Além de serem extremamente úteis, as prateleiras podem servir como excelentes instrumentos de decoração na cozinha. Seja para colocar acessórios, louças ou pequenos vidros de temperos, esse móvel é extremamente útil para deixar o ambiente com maior amplitude de espaço.

Sabe aquelas louças em melhor estado de conservação ou até mesmo pratos decorativos? Pois então, eles são boas opções para ficarem expostos nos nichos da cozinha. Muitas vezes não sabemos, mas essa é uma das formas mais econômicas de criar uma decoração a esse cômodo.

Outra sugestão é colocar pequenos ganchos na borda inferior dos nichos e pendurar instrumentos de uso cotidiano, como escumadeiras, colheres e demais talheres usados ao cozinhar. Se possível, neles também podem ser colocados panos de prato, luvas térmicas e puxa-sacos.

Nas cozinhas americanas, embaixo do balcão, é possível instalar pequenas prateleiras para guardar os itens, muitas vezes, deixados desorganizados em cima do tampo. Nesse caso, também pode-se colocar fruteiras e pequenos itens de decoração.

Conheça alguns modelos de prateleiras

Agora que você já ficou por dentro de algumas informações importantes a respeito do uso de prateleiras na cozinha, chegou a hora de conhecer os principais modelos desse móvel. Existem diversos tipos de nichos que variam desde a tradicional madeira até o discreto vidro. Confira:

  • Madeira: as mais clássica de todas, as prateleiras de madeira para cozinha combinam perfeitamente com os estilos de decoração clássico e rústico. Contudo, é importante lembrar o fato desse material ser sensível ao contato com a água, que pode danificá-lo e até apodrecê-lo;
  • Fórmica: sinônimo de durabilidade, a fórmica é bastante usada em cozinhas planejadas e possui a vantagem de poder ser revestida com qualquer tonalidade. Além disso, a facilidade ao limpá-la é um dos seus maiores benefícios;
  • Aço inox: material que não enferruja, o inox é o material perfeito para usar nas prateleiras da cozinha. Por serem vazadas, geralmente, são apropriadas para deixar utensílios molhados escorrendo enquanto secam,
  • Vidro: este último modelo de nicho pode ser tanto transparente, quanto esverdeado ou fumê. Muito usados no apoio de instrumentos decorativos, o vidro se aplica perfeitamente ao estilo minimalista.

Para quem busca praticidade, as prateleiras são excelentes instrumentos de decoração de cozinhas. Mas, se você ainda não encontrou algum imóvel adequado ao seu estilo de vida, acesse já o site do Meu Imóvel e confira nossas opções de apartamentos novos!