Um dos eletrodomésticos mais usados por quem preza por praticidade e modernidade em uma cozinha, o cooktop é ideal para apartamentos compactos, onde qualquer economia de espaço é bem-vinda.

Entretanto, muitas pessoas ficam em dúvida sobre como escolher um cooktop, qual o modelo mais adequado para seu estilo de vida e qual é a melhor forma de fazer sua instalação. Pensando nisso, o Meu Imóvel preparou esse post para esclarecer quaisquer perguntas sobre esse eletrodoméstico contemporâneo. Confira!

Vantagens de ter uma cozinha com cooktop

Além de uma grande economia de espaço, os cooktops possuem inúmeras vantagens ao conquistarem espaço na sua cozinha. Por terem um design totalmente moderno, eles irão deixar esse ambiente ainda mais com os ares do século XXI.

Conheça abaixo as principais vantagens de ter uma cozinha com cooktop em seu apartamento!

  • Proporciona um estilo mais clean e contemporâneo no ambiente;
  • Pode ser instalado na superfície da pia ou bancada, gerando economia de espaço;
  • Possui diversos modelos: a gás, elétrico ou por indução;
  • Fácil de ser instalado,
  • Devido a altura onde suas bocas são localizadas, oferece mais segurança principalmente às crianças.

Os tipos de cooktop existentes

No mercado, existem três modelos de cooktop que possuem diferentes características e modos de instalação. Enquanto alguns ainda funcionam a gás encanado, outros são mais modernos e funcionam a eletricidade ou indução magnética.

Cooktop a gás

Os cooktops a gás são encontrados em uma, quatro e cinco bocas e, por isso, se adequa a todos os estilos de vida – sejam das pessoas que moram sozinhas ou em família.

Geralmente mais baratos em relação aos demais modelos, o cooktop a gás se assemelha bastante aos tradicionais fogões de chão, com a diferença deles não possuírem forno.

Como nos apartamentos novos o gás é encanado, ou seja, é conectado a uma fonte do térreo do edifício ou é proveniente da rua, a instalação feita por um profissional precisa ser feita com o máximo de segurança possível.

Por fim, ao colocá-lo sobre um móvel, verifique se o mesmo é resistente ao calor proveniente das chamas de fogo que podem causar incêndios em caso de descuido.

Cooktop elétrico

O cooktop elétrico está cada vez mais ganhando espaço no mercado, pelo fato do mesmo dispensar o uso de gás encanado para funcionar perfeitamente. Isso acontece porque esse modelo é conectado a uma tomada de 110 ou 220 W por meio de uma resistência.

Apesar de consumir mais eletricidade em relação aos à gás, o cooktop elétrico permite um maior controle de temperatura e prepara os alimentos mais rapidamente.

Devido a ausência de bocas, uma dica é usar apenas panelas com fundos plano, pois,caso contrário, isso pode danificar suas estruturas. Nesse caso, uma excelente opção são aquelas produzidas com aço em substituição as de vidro ou ferro.

Cooktop por indução

Semelhante ao elétrico, o cooktop por indução funciona por meio de correntes magnéticas que se dispersam por toda sua boca quando em funcionamento.

Devido a isso, os alimentos cozidos nesse tipo de cooktop tendem a ficar mais quentinhos mesmo com o equipamento desligado. Isso é possível pelo fato do eletromagnetismo permite com que o calor não se disperse pelo ar e fique restrito apenas às comidas.

Contudo, não são quaisquer modelos de panelas que podem ser usadas nesse modelo. As caçarolas precisam ser magnéticas e plantas. Uma dica para constatar se são adequadas, é só grudar um imã e ver se a mesma segura.

Como é feita a instalação do cooktop?

A instalação do cooktop é feita de maneira bem simples se o profissional responsável por essa tarefa seguir o manual de instrução e se atentar no passo a passo correto. A seguir, saiba mais como instalar esse “fogão de mesa” da melhor forma possível na cozinha!

  • O primeiro passo é o encarregado fazer o corte correto no móvel escolhido para apoiá-lo. Caso não seja feito no tamanho adequado, o fogão pode não se encaixar;
  • Feito isso, ele precisa encaixar o cooktop no móvel sem deixar nenhum espaço sobrando nas laterais;
  • Em seguida, o especialista deve usar os parafusos contidos na embalagem do eletrodoméstico para fixá-lo no móvel,
  • Por fim, é só ligar o aparelho na tubulação de gás encanado e na tomada.

Onde devo colocar esse eletrodoméstico?

O cooktop pode ser instalado em cima da pia ou, simplesmente, em qualquer outro móvel dentro da cozinha, mesmo ela sendo de modelo americano.

Existem diversos modelos de bancada para cooktop que podem servir, ao mesmo tempo, como mesa. Contudo, nesse caso, é preciso deixar o eletrônico em uma extremidade do móvel para o mesmo não ficar próximo do lugar onde você irá fazer as refeições.

Já em cima da pia, após ter feito o corte no mármore ou granito, o ideal é deixá-lo longe da geladeira e ligar esses dois eletrodomésticos em tomadas diferentes para não sobrecarregá-las.

Agora que você já sabe como escolher cooktop para sua cozinha e dar um toque de modernidade e praticidade nesse ambiente, que tal comprar um apartamento novo? Acesse já o site do Meu Imóvel e dê uma olhada nas nossas opções em São Paulo e municípios próximos!