Realizar o sonho da casa própria é a meta para quase todas as pessoas que desejam se livrar de vez do aluguel. Por essa razão, inúmeras empreiteiras estão investimento cada vez na construção de apartamentos compactos, com preços mais acessíveis e facilitadas condições de pagamento por meio de financiamentos.

Apartamentos pequenos podem apresentar inúmeras vantagens para aqueles que gostam de simplicidade e conforto reunidos em um único lugar. Além disso, é possível  decorá-los de acordo com sua preferência sem precisar gastar muito. Pensando em todos esses detalhes, o Meu Imóvel preparou uma série de dicas a respeito dos pequenos imóveis. Confira!

Benefícios de morar em um miniapartamento 

Lofts, studios, flats e quitinetes: são diversos os modelos de apartamentos pequenos na cidade de São Paulo que oferecem todo o conforto necessário para você ter um cantinho só seu em meio a cidade grande.

Dentre as inúmeras vantagens oferecidas por esses microapartamentos de SP, merece destaque o fato de, por terem uma metragem reduzida, seus preços costumam ser menores se comparados a outros imóveis inseridos na região.

Por ser calculado de forma proporcional a área construída, o ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) costuma ser mais barato ou até isento em apartamentos novos pequenos prontos para morar.

Apartamentos compactos incentivam as pessoas a se manterem mais organizadas, pois dentro deles não há espaço para bagunças e bugigangas espalhadas por todos os cantos. Esse fator, inclusive, auxilia bastante na limpeza e manutenção do imóvel feitas rapidamente e sem ser muito trabalhosas.

Sua decoração pode ser feita de forma simples e intimista, pois como não é preciso muita mobília para preencher o espaço, pode-se pensar em algo mais modesto e de qualidade para todos os cômodos do ambiente.

Dicas de decoração para apartamentos compactos

Um miniapartamento decorado é a peça chave para deixar sua marca registrada em um imóvel recém-adquirido. Todos os cômodos precisam receber cuidados específicos que irão deixá-los aconchegantes a ponto de proporcionar momentos de descanso e comodidade.

Existem diversos microapartamentos decorados de forma simples e confortável, sem ser preciso gastar muito dinheiro. Conheça a seguir, algumas dicas para cada aposento do apartamento!  

Sala 

Ao  decorar a sala de um miniapartamento, recomenda-se uma distribuição dos móveis de forma com que o ambiente não fique muito apertado. Confira algumas sugestões para organizá-la sem grandes esforços!

  1. Substitua a famosa mesa de centro por uma simples banqueta;
  2. Tire as medidas do ambiente e veja quais móveis se adequam naquele espaço;
  3. Evite colocar muitos móveis pesados! Dê preferência para pufes e bancadas;
  4. Troque a estante por nichos e prateleiras nas paredes;
  5. Para colocar a televisão, instale um painel na parede em substituição aos racks;
  6. Um único sofá é o suficiente! Sofás ocupam muito espaço;
  7. Não coloque muitos enfeites nas prateleiras e nichos, pois isso transmite a sensação do ambiente ser menor do que é realmente,
  8. Paredes claras e espelhos são ótimas pedidas para quem deseja uma maior amplitude do cômodo.

Cozinha

A cozinha precisa ser um ambiente inspirador, que demonstre tranquilidade enquanto você estiver aplicando seus dotes culinários no fogão. Por isso, o ideal é decorá-la de forma simples, discreta e neutra. Saiba como fazer isso, conferindo as dicas abaixo!

  1. Azulejos claros são ideais para cozinhas pequenas, pois ampliam o espaço;
  2. Deixe na bancada apenas os eletrodomésticos de uso diário, como liquidificador. O restante, pode ser guardado em uma gaveta ou armário;
  3. Lâmpadas brancas e amarelas são uma perfeita combinação para deixar o cômodo mais iluminado;
  4. Prateleiras podem ser instaladas ao lado dos armários para alguns enfeites ficarem expostos;
  5. Coloque cadeiras coloridas no balcão, deixando o aposento mais alegre,
  6. Quadros de vidro relacionados à culinária são excelentes e servem de inspiração para todos.

Dormitório 

A hora de dormir é uma das mais importantes do dia e, por isso, o sono precisa ser feito em um ambiente sereno e tranquilo, proporcionando toda a leveza e relaxamento que você precisa após um dia intenso de trabalho. Saiba como decorar seu quarto, deixando-o leve e espaçoso!

  1. Invista em camas e guarda-roupas pequenos e planejados;
  2. Detalhes coloridos, como travesseiros e almofadas, deixam o ambiente mais vivo;
  3. Instale prateleiras e nichos embutidos em substituição aos clássicos criado mudos;
  4. Colocar espelhos nas portas do guarda-roupa proporcionam uma maior amplitude do espaço;
  5. Cestos e gavetas na parte de baixo da cama são ideais para armazenar alguns acessórios sem ocupar tamanho espaço;
  6. Dê preferência a arandelas embutidas no lugar dos abajures,
  7. Monte um painel na parede para colocar a TV (se tiver).

Apartamentos compactos são sempre uma excelente opção para as pessoas que desejam conforto e comodidade em pequenos espaços. Se você se encaixa nesse perfil, não deixe de acessar o site do Meu Imóvel e conferir as melhores opções de empreendimentos na capital paulista.